Michele Taggart foi campeã mundial no primeiro ISF World Snowboard Championships, em Ischgl na Áustria.

A década de 90 foi marcada pela criação da ISF e pela ampliação da competência da FIS, que além do ski, passou a regular também o snowboard internacional.

Em 93 é lançada a primeira revista Transworld Snowboarding. E em 95, a Hecler Magazine é a primeira revista de snow a publicar na Internet.

Cercado de polêmicas, finalmente o snowboard faz sua estréia olímpica em 98 nas Olimpíadas de Nagano, Japão. O canadense Ross Rebagliati leva o ouro no Slalom, mas por pouco fica sem a medalha devido a vestígios de maconha em seu exame de doping.

A alemã Nicola Thost leva a medalha de ouro na halfpipe.

Sem Terje Haakonsen pela frente, que boicotara as Olimpíadas por não concordar com a FIS, o suíço Gian Simmen leva a melhor na prova de halfpipe.

parte I
| parte II | parte III

A História do Snowboarding
Parte III - Anos 90


O primeiro Snowboard Park foi inaugurado em 1990 na estação de Vail, nos EUA. A área, com rampas e obstáculos, fora criada para atender ao crescente mercado do snowboarding. Outras estações rapidamente copiaram a idéia.

A ISF, International Snowboard Federation, é formada no mesmo ano, com o colapso da National Association of Professional Snowboarders.

Em 1991, depois de uma longa disputa judicial pelo nome Sims, Tom Sims ganha da Vision os direitos para usar sua marca. A Vision começa a produzir pranchas com seu próprio nome e Tom desenvolve uma nova séria da Sims.

Em Janeiro de 1993, a ISF organiza o primeiro Snowboard World Championships em Ischgl, Áustria. Os americanos Kevin Delaney and Michele Taggart ganham os títulos combinados.

A terceira onda de novos fabricantes de snowboards surge em 1993. No fim do ano já existiam cerca de 50 empresas oferecendo suas pranchas ao público.

Ainda em 93, a FIS, Federation International Ski, vota reconhecer o snowboarding como esporte tutelado pela organização. Diversos eventos foram planejados para 94 e um circuito mundial para 95.

No mesmo ano, a ESPN lança o programa Snowboarder TV e a empresa Transworld Publications cria a Transworld Snowboarding Video Magazine com a ajuda de Mike McIntire (Mack Dawg).

Esperava-se que em 1994, nas Olimpíadas da Noruega, o snowboarding participasse como uma "exibição cultural" do país sede. A FIS, sabendo das intenções, mandou cancelar a exibição. O sentimento geral era de não antes de 1998 veria-se snowboarding nas Olimpíadas.

Na mesma época, a fabricante Ride Snowboards é a primeira a tornar-se pública na NASDAQ. Pouco mais de um ano depois, suas ações estariam valendo seis vezes mais.

Na SIA Trade Show em Las Vegas, todos os principais fabricantes introduzem um modelo de binding sem base e anunciam ser a grande novidade para o snowboard. No mesmo evento, Burton e Snow Pro lançam modelos de bindings step-in para hard boots, mas não chamam atenção.

Em 1995, Burton e Airwalk anunciam modelos de bindings step-in para soft boots. A Heckler Magazine é a primeira revista de snowboard a publicar na Internet(www.hecker.com).

No mesmo ano, o Comitê Olímpico Internacional aprova a entrada do snowboarding nas Olimpíadas e decide que a FIS é a organização olímpica oficial para o snowboarding mundial.

Finalmente, em 1998, o snowboard faz sua estréia nas Olimpíadas das de Inverno de Nagano, no Japão. As únicas provas a fazer parte do evento foram o Slalom Gigante e Halfpipe.

Apesar do show de snowboard nas competições, o snowboard sai do evento cercado de polêmica e com a mesma má reputação que entrara. Um atleta é expuso das competições depois de uma confusão numa festa e Ross Rebagliati, vencedor do Slalom, tem sua medalha de ouro contestada por uso de maconha. Por 3 votos a 2, o Comitê Internacional Olímpico decidiu retirar a medalha de Ross após encontrarem vestígios de macanha em seu exame de doping. Felizmente, a medalha foi devolvida após Ross alegar que fumara passivamente durante uma festa onde todos a sua volta estavam fumando. Outro motivo para o COI devolver a medalha foi o fato de não terem acordo com a FIS sobre o uso de maconha como doping.

Os grandes campeões do snowboarding nas Olimpíadas foram o suíço Gian Simmens e a alemã Nicola Thost na prova de Halfpipe, e o canadense Ross Rebagliati e a francesa Karine Ruby no Slalom Gigante.

O noruegues Terje Haakonsen, tri-campeão mundial de halfpipe no circuito ISF, não aceitou os convites para participar das Olimpíadas por não concordar com a escolha da FIS como orgão responsável pelo snowboard olímpico.


Na parte final da História do Snowboarding, fique sabendo mais sobre os últimos acontecimentos marcantes e como o snowboarding limpou sua má reputação na Olímpiadas de Salt Lake City em 2002...Em breve.

 


<< home