Nos pés de James Bond, pela primeira vez na telona.


Modelos Winterstick e Sims no início dos anos 80.

Modelo Burton Performer com pedaço de metal na borda e bindings highback.


No fim da década de 80, fabricantes como Barfoot e Sims já produziam modelos com nose e tail arredondados.


Cores berrantes dominavam o vestuário de inverno no fim dos anos 80.


parte I
| parte II | parte III

A História do Snowboarding
Parte II - Anos 80

Em 1980, as revistas norteamericanas Skateboarder e Action Now publicam reportagens sobre o crescimento do snowboarding.

No mesmo ano, Burton faz grandes avanços incluindo o material P-Tex na base de sua pranchas e introduzindo na indústria do snowboarding tecnologia usada em esquis. Nessa época, Dimitrije Milovitch, seu principal concorrente, vai á falência. A marca Winterstick seria mais tarde licensiada por outro fabricante.

Após trabalhar no desenvolvimento da Sims, Chuck Barfoot, abandona a empresa em 1981 e forma outra com seu nome, a Barfoot Snowboards.

Em 1982, Paul Graves organiza o National Snowsurfing Championship em Vermont, incluindo competições de Slalom e Downhill. Os competidores de downhill descem a mais de 90km/h. Foi a primeira vez que riders de todo os Estados Unidos competiram entre si, incluindo os rivais Toms Sims e Jake Burton. Sims sai vitorioso no downhill e o atleta da Burton, Doug Bouton ganha no resultado geral. Essa competição foi a primeira a conter uma categoria amadora e a última onde snurfers e snowboards competiram juntos. O evento atraiu grande atenção da mídia, incluindo Sports Illustrated, NBC Today and Good Morning America.

Ainda no mesmo ano, os amigos Chris Sanders e Earl Zellers formam a Avalanche Snowboards, fabricando pranchas com base e top de fórmica.

O primeiro snowboard Europeu, o Hooger Booger, começa a ser produzido em 1983. No mesmo ano, Tom Sims, organiza o primeiro World Snowboarding Championship na região de Lake Tahoe, sendo a primeira competição a incluir uma prova de halfpipe. Jake Burton e sua equipe ameaçam boicotar o evento, alegando que snowboarding não tinha nada a ver com halfpipe.

Jeff Grell cria o binding com highback, facilitando a manobra do snowboard sobre a neve dura.

Em 1984, o snowboarding chega aos cinemas nos pés de James Bond no filme "007 - A View to a Kill". Toms Sims foi o responsável por dublar Roger Moore no filme.

A primeira revista dedica ao snowboarding, Absolutely Radical, é criada em 1985 e seis meses depois tem seu nome mudado para International Snowboard Magazine.

São introduzidas bordas de metal nos modelos Sims 1500 FE e Burton Performer. Cada vez mais a tecnologia usada nos esquis era aplicada ao snowboard.

1985 ficou marcado como o fim da era pioneira do snowboarding e o começo da era moderna. As pranchas começavam a ser produzidas com formatos diferenciados para cada modalidade.

Europeus começam a organizar campeonatos locais em 1986. Jose Fernandes, destaque no snowboard europeu, vai para a América com uma prancha assimétrica, fabricada por seu patrocinador Hooger Booger. As prancha assimétricas viriam a se popularizar nos anos 90.

Stratton Mountain, em Vermont(EUA), se torna o primeiro resort a oferecer aulas de snowboard.

Em 1987, a Barfoot Snowboards introduz a primeira prancha twin-tip, para freestyle, com nose e tail idênticos.

Diversos atletas e fabricantes se unem em março para formar a North American Snowboard Association. O principal objetivo da associação é trabalhar com a Snowboard European Association para criar um circuito mundial.

A revista Transworld Snowboarding, até hoje considerada a principal publicação sobre snowboard, lança sua primeira edição.

O primeiro circuito mundial é realizado com duas competições na Europa e duas nos Estados Unidos. O evento chama atenção pelos grandes patrocinadores como O'Neill, Suzuki e Swatch.

Em 1988, a Ocean Pacific, empresa veterana do surf, começa a fabricar roupas específicas para a neve. Logo, várias empresas da indústria do surf começam a capitalizar em cima do snowboarding.

Em tempo para o inverno de 1989, a maioria das estações de esqui, que antes resistiam ao snowboarding, sucumbiram com a força do novo esporte. Entre elas estavam Squaw Valley, Mammoth Mountain, Vail, Sun Valley e Snowbird.



Mais sobre a história do Snowboarding em breve...

 
<< home