Voltar   Forum Snowbrasil > SnowTrips > SnowTrips - Hemisfério Sul
Registrar FAQ Comunidade Calendário Postados Hoje Pesquisar

Resposta

Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 03-09-2006, 19:44
slemp slemp está offline
Membro Junior
Gelo

Padrão Mortes em Valle Nevado - Cuidado nunca é demais...

Apesar dos resorts sempre tentarem de tudo pra não divulgarem (e quase sempre conseguem, pois difícilmente os jornais publicam) essa semana 3 pessoas perderam a vida esquiando em Valle Nevado.

Não tenho muitos detalhes (o que soube foi através de instrutores locais que conversei), mas parece que um morreu esquiando fora de pista, um outro morreu no hospital após abrir a cabeça numa queda e uma terceira pessoa (uma mulher com excelentes skills segundo um instrutor) morreu ao cair de um penhasco na mega neblina que baixou em Valle na quarta (não dava pra ver sequer a prancha em alguns lugares...).

Independente dos detalhes, o fato importante, e que muitos esquecem, é que este esporte deve ser levado a sério para se evitar acidentes. Equipamentos de proteção, o que alguns dão rizadas dos que usam, podem muitas vezes salvar a vida. Sempre ande em controle e não arrisque locais onde não sabe onde vai parar...

Bem, é só um toque pra galera se cuidar e poder aproveitar o melhor desse esporte alucinante.

Abraços,
Slemp!
Responder com Citação
Antigo 03-09-2006, 23:01
PNey PNey está offline
Membro
Hard Pack

Padrão

Fiquei sabendo que também morreu um cara descendo a "Chaminé" em La Parva.
Responder com Citação
Antigo 03-09-2006, 23:23
Penna Penna está offline
Membro Junior
Slush

Padrão

E ai galera!

Acabei de chegar de Valle , realmente rolou uma neblina sinistra na quarta , mas nao fiquei sabendo de nenhuma morte...

Será que aconteceu mesmo , fiquei lá a semana toda , fui a La Parva , estava em contato com uma galera e nao ouvi falar de nada disto...

De qq forma todo cuidado é pouco!

Abs!
Responder com Citação

Antigo 04-09-2006, 12:01
LeChile LeChile está offline
Membro Junior
Gelo

Padrão

Esse cara que morreu esquiando off-piste era um senhor conhecido localmente. Eu tb ouvi falar da pessoa que morreu no dia da neblina. Alias, MUITA gente ficou na merda na hora da neblina. O comentario era geral na noite de quarta-feira. Eu mesmo tive que sentar e ficar quase uma hora congelando esperando a nevoa passar.
Responder com Citação
Antigo 04-09-2006, 18:16
walterandre walterandre está offline
Membro
Slush

Padrão

É galera. É perigoso mesmo. Na quarta e na quinta a neblina estava sinistra. Além disso, Valle Nevado é muito mal sinalizado e bem facil para o pessoal se perder e acabar em um penhasco. Principalmente os iniciantes que querem se aventurar nas pistas altas.

Com relação as mortes isso me toca profundamente, lá não soube de nada, mas na sexta resolve abusar da neve fofa e tomei um mega tombo num fora de pista. O esqui acertou a parte de trás da minha cabeça e me vi numa situação terrivel: sozinho, enterrado na neve, desorientado, sangrando e sem saber como contornar a situação. Tentei chamar outras pessoas pelo meu rádio mas não obtive sucesso. Ciente de que ia ter que me virar e logo pq estava perdendo sangue aos poucos fui colocando gelo na parte de tras da cabeça, sem saber realmente o que tinha acontecido, juntando minhas coisas e caminhei até uma parte mais alta para ver se via alguma pista.

Consegui ver e fui esquiando até a base de um lift e depois fui trocando até chegar no hotel, a essa altura ja me sentia melhor e deu pra ir na boa pra clinica de valle, ontem tive que raspar parte do cabelo e tomar pontos na cabeça.

Quando li essa estória de mortes penso que eu poderia ter sido o #4.

Ficam as lições que compartilho com vocês:

1) Jamais fazer fora de pista sozinho;
2) Independente do seu nível de esqui usar capacete;
3) Não confiar demais na sua habilidade e relaxar, estar atento ao terreno e antecipar a melhor descida;
4) Levar rádio, beacon e qq outro artificio de segurança possivel, se eu tivesse apagado estaria em maus lençois.
5) Falar para as pessoas que ficam para onde você e seu dupla estão indo.
6) respeitar seus limites.
Responder com Citação
Antigo 05-09-2006, 23:05
slemp slemp está offline
Membro Junior
Gelo

Padrão

Eu realmente fiquei impressionado com a neblina na quarta-feira. Nao dava pra ver nada. Algumas pessoas que conversei disseram que vinham pela El Sol e que chegaram a um ponto que tiveram que parar e esperar pois nem a sinalização da pista dava pra ver.

O que achei estranho é que a administração continuou o funcionamento dos teleféricos e manteve as pistas abertas mesmo com todo o risco. Ninguém nem comentava nada. Já peguei uma neblina meia boca nos Estado Unidos que foi o suficiente pra fecharem as pistas comprometidas...
Responder com Citação

Antigo 06-09-2006, 02:30
Alexrcosta Alexrcosta está offline
Membro Senior
Packed Powder

Padrão

Walterandre

ainda bem que o pior foram apenas pontos na cabeca. Concordo com as suas observacoes e digo mais isso eh o minimo que um esquiador, ou snowboarder deve fazer para pensar em ir para o fora de pista.

Seguindo essas regras basicas eliminamos bastante o risco de acidentes com consequencias que podem custar a sua propria vida.

So faria um alteracao na frase "independente do seu nivel de ski use sempre capacete"

Acredito que ao contrario do que muita gente pensa quanto maior for o seu nivel no ski/snowboard, mais imprecindivel eh o uso do capacete.

Os acidentes envolvendo iniciantes em pistas verdes ou azuis geralmente siginificam quedas em baixa velocidade ou trombadas com outros esquiadores ou com seu proprio equipamento quase sempre em baixas velocidades e sem consequencias graves.

Ja os acidentes com os chamados experts geralmente significam acidentes em fora de pista ou pretas /double black e vermelhas, sozinhos, sem colisao com terceiros e em alta velocidade e com consequencias graves levando a morte em varios casos.

Ou seja a realidade eh que que na verdade quanto melhor voce anda, maior a vontade te extender os limites e encontrar pistas e ou fora de pistas mais rapidos e ingremes, ou seja o seu risco soh aumenta.

Cabe a voce decidir se vai querer voltar na proxima temporada ou nao.

Alexandre
Responder com Citação
Resposta

Regras para Posts