O respeitado produtor americano de filmes sobre esportes de neve faleceu aos 93 anos no dia 24 de janeiro. Entre seus créditos incluem centenas de filmes, livros e publicações.
Nascido em Hollywood, seus hobbies eram esqui, surfe e fotografia. Em 1944 filmou-se esquiando pela primeira vez usando uma câmera esprestada, e dois anos mais tarde viria a comprar uma câmera de 8mm. Em 1949 lançou Warren Miller Entertainment e começou uma longa tradição de lançar um filme de esqui por ano. Miller produzia, dirigia e narrava os filmes. Entre 1950 e 1987 ele dirigiu 38 filmes, e de 1988 a 2004 esteve envolvido na produção de mais 16. Em 2004 a empresa foi vendida para seu filho, Kurt, e depois passou por outros donos, mas continuando a produzir filmes.
Muitos de seus filmes tinham uma fórmula simples, mostravam excelentes atletas praticando esportes de neve em terrenos difíceis, images de quedas e de belas esquiadoras. Mas seus filmes também acompanhavam o desenvolvimentos dos esportes. O filme "Escape to Ski" (1988) celebrava o snowboarding em um momento que muitas estações ainda proibiam o esporte. Em 2016, depois de afastado dos filmes há algum tempo, retornou para narrar o filme "Here, There, Everywhere" que destacava a esquiadora Ingrid Backstrom e o snowborder Jeremy Jones.
|