XV Campeonato Brasileiro
de Snowboarding


San Martins de Los Andes - Chapelco
Argentina
01/09 - 06/09



Notícias
 

 
07/09/2009
RESULTADOS OFICIAIS DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE SNOWBOARD E FIS CONTINENTAL CUP

Resultados Big Air (FIS e Aberto)
Resultados Parallel Giant Slalom (FIS masculino)
Resultados Parallel Giant Slalom (FIS feminino)
Resultados Giant Slalom (Aberto)

 
05/09/2009
ISABEL CLARK E RICCARDO MORUZZI FAZEM DOBRADINHA 
BRASILEIRA NO PÓDIO DA COPA CONTINENTAL DE SNOWBOARD

Isabel Clark e Riccardo Moruzzi garantiram neste sábado (05/09) uma dobradinha brasileira no pódio da Copa Continental de Snowboard, que acontece em Chapelco, na Argentina, até a próxima terça-feira. Superando alguns dos destaques internacionais da competição, Isabel terminou em terceiro lugar no feminino e Riccardo ficou com a segunda colocação entre os homens na disputa do Slalom Paralelo Gigante (PGS), que colocava em jogo pontos no ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS). Com o resultado, os dois faturaram de quebra o título nacional no PGS, já que a disputa também era válida pelo XV Campeonato Brasileiro de Snowboard.

Sétima colocada nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 e grande referência do snowboard feminino brasileiro, Isabel venceu a australiana Stephanie Hickey na disputa pelo terceiro lugar e garantiu seu lugar no pódio, ao lado da búlgara Alexandra Jekova, campeã da prova, e da britânica Zoe Gillings, segunda colocada.

O bronze é uma espécie de bônus para Isabel, que não é especialista na prova. A brasileira encarava a participação como uma boa oportunidade de entrar no clima da competição antes da disputa do Snowboard Cross (SBX), prova a que realmente se dedica. A julgar pelo resultado no “aquecimento” de luxo, Isabel está bem preparada para sua provas principal, segunda e terça-feira (dias 07 e 08/09) pelo Campeonato Brasileiro/Copa Continental, e entre os dias 10 e 12 de setembro, pela Copa do Mundo LG de Snowboard, também em Chapelco.

“Quando cheguei aqui estava sentindo aquela ansiedade que sempre bate perto de uma competição importante e agora já passou, então ajuda bastante nessa aclimatação correr uma prova como esta, super disputada. Acabou sendo um excelente treino técnico, porque a descida do slalom paralelo com a neve nessas condições é uma ótima maneira de treinar a concentração, manter o foco na minha parte do percurso o tempo todo”, disse Isabel. “O resultado foi ótimo. Na semifinal acabei sofrendo uma queda e perdi para uma menina que tem participado de muitas provas de PGS e na disputa do terceiro lugar ganhei bem”.

Um dos maiores nomes da modalidade no país, o experiente Riccardo Moruzzi só foi parado na final pelo grego Nikos Grammatikopoulos, campeão da Copa Continental – o holandês Cleve Johnson completou o pódio do PGS Masculino.

“Estou muito feliz com o resultado, sobretudo em função das condições da pista e do equilíbrio da prova. A neve está bastante mole e isso dificulta muito a descida, é preciso aplicar muito bem a sua técnica para chegar com um bom tempo”, disse Riccardo.

Depois da disputa de PGS (Slalom Paralelo Gigante), o GS (Giant Slalom), prova aberta válida pelo XV Campeonato Brasileiro de Snowboard fechou a programação do segundo dia de disputa da competição nacional. Após um dia de folga neste domingo, o XV Campenato Brasileiro de Snowboard/Copa Continenal entrará em sua fase final com a disputa do Snowboard Cross. Na segunda-feira está programado uma sessão de treinos para a competição, e na terça-feira serão disputadas as classificatórias e as finais da prova, que também põe em jogo pontos no ranking da FIS.

Após o encerramento do XV Campeonato Brasileiro/Copa Continental, Chapelco será palco da primeira etapa da Copa do Mundo LG de Snowboard, entre os dias 10 e 12.

Resultados – PSG (Slalom Gigante Paralelo) FIS
Masculino
1. Nikos Grammatikopoulos (GRE) – 40 pts
2. Riccardo Moruzzi (BRA) – 30 pts
3. Cleve Johnson (HOL) – 30 pts

Feminino
1. Alexandra Jekova (BUL) – 70 pts
2. Zoe Gillings (GBR) – 56 pts
3. Isabel Clark (BRA) – 42 pts

 
04/09/2009
CARIOCAS DOMINAM NAS PROVAS ABERTAS DE SLALOM GIGANTE
Fernando de Carvalho "Coton", seu irmão mais novo Patrick, e Leo Oliveira vencem nas modalidades Masters A, Aspirantes e Masters B. Janaina Flor Brito e Alexandra Paiva vencem nas categorias femininas Aspirante e Masters B.


Fernando, ouro no Masters A, e seu irmão Patrick, ouro no Aspirantes


Resultados – GS (Giant Slalom) Provas Abertas

Aspirantes Masculino 
1. Patrick Dohmann B. Carvalho 
2. Rodrigo Ortale Gonçalves 
3. Luiz Fernando Gherardi 

Masters A Masculino 
1. Fernando Borges de Carvalho 
2. Luiz Felipe Fragoso 
3. Claudio Aderbal Rauen 



Masters B Masculino 
1. Leonardo Alvares de Oliveira 
2. Guilherme Coimbra Mallmann (direita)
3. Flávio Antonio Ascânio Lauro (esquerda)

Aspirantes Feminino 
1. Janaina Flor Brito 
2. Maria Fernanda Rigonni Creazzo 

Masters B Feminino 
1. Alexandra Paiva 


 
04/09/2009
TONY MALLMANN VENCE NO BIG AIR FIS
Nas provas abertas, Rodrigo Ortale leva na categoria Aspirantes, e Fernando "Cotton" Borges leva na Masters. Tony venceu com um 540 executado com precisão.



FIS Masculino
1. Antonio Mallmann – 27.5
2. Marcos Batista – 26.2
3. André Cywinski – 24.4



Aspirantes Masculino
1. Rodrigo Ortale Gonçalves – 16.0
2. Marcos Amato – 14.9
3. Rafael Resende – 14.7




Masters
1. Fernando Borges – 19.8
2. Reanto Mascheretti Jr. – 16.1
3. Luiz Felipe Fragoso – 13.9

 

 
03/09/2009
XV CAMPEONATO BRASILEIRO DE SNOWBOARD REÚNE NOMES CONSAGRADOS E NOVOS TALENTOS EM CHAPELCO
Enquanto referências do esporte, como Isabel Clark, comprovam seu talento e se preparam para a Copa do Mundo, país busca revelações a partir desta sexta


Os maiores nomes do snowboard e novos talentos do esporte se reunem na estação de Chapelco, na Argentina, onde tem início nesta sexta-feira (04/09) a disputa do XV Campeonato Brasileiro de Snowboard. Enquanto referências da modalidade se preparam para as provas de Snowboard Cross (SBX) e Slalom Gigante Paralelo (PGS), que valem pontos para o ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS), nas provas abertas como a de Big Air (BA), que abre a disputa do Brasileiro nesta sexta-feira, é a vez de os novos talentos do esporte se destacarem.

Foi nas provas provas abertas da última edição do Campeonato Brasileiro que nomes como Daniel Schiavini e Lucas Rezende, que disputarão a primeira etapa da Copa do Mundo LG de Snowboard, de 10 a 12 de setembro, também em Chapelco, foram revelados. A constante descoberta de jovens talentos faz com que essas disputas ganhem cada vez mais espaço no calendário – além do Big Air, a décima quinta edição do Brasileiro conta ainda com provas abertas de SBX e Slalom Gigante (SG).

“Temos tido bastante sucesso na descoberta de novos atletas nas provas abertas ao longo dos últimos anos. Alguns talentos que identificamos no ano passado foram ‘promovidos’ para participar das disputas da FIS e neste ano eles estão representando o Brasil entre os melhores do mundo”, diz Stefano Arnhold, presidente da CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve).

Os atletas revelados nas provas abertas são observados pela CBDN e, caso demonstrem potencial competitivo, recebem uma indicação da entidade, ganhando uma licença da Federação Internacional de Esqui. A partir daí, podem participar das provas que põem em jogo pontos no ranking da FIS.

Snowboarders já consagrados também têm espaço na disputa do Big Air, em que o atleta salta de uma rampa após uma descida em velocidade e executa manobras no ar. O show fica por conta deles na recém-criada categoria Experts, em que os mais experientes brigam pelo título. Os treinos e as finais da modalidade estão programados para a tarde desta sexta-feira em Chapelco.

Feras na pista – Para sábado (05/09), segundo dia de disputa do XV Campeonato Brasileiro de Snowboard, que também é válido como Copa Continental, estão programadas a disputa de PGS (Slalom Gigante Paralelo) FIS e a prova aberta de GS (Slalom Gigante). No domingo, os competidores ganham um dia de descanso, retornando à pista na segunda e terça-feiras para os treinos, as classificatórias e as finais de SBX (Snowboarder Cross).

Nomes como Riccardo Moruzzi, Alair Couto, Felipe Motta, Carlos Eduardo Almeida, André Cywinski, Mário Zulian, José Barbosa Junior e Daniel Schiavini, além de Isabel Clark, nono lugar nos Jogos Olímpicos de Turim-2006, estarão no centro das atenções em Chapelco nos próximos dias. Além dos resultados no Campeonato Brasileiro/Copa Continental, eles se preparam para a disputa da etapa de abertura da Copa do Mundo LG de Snowboard, a única realizada por um país sul-americano.

 

 
01/09/2009
CHAPELCO É PALCO DO XV CAMPEONATO BRASILEIRO DE SNOWBOARD
Isabel Clark é um dos destaques da competição,que acontece de 1 a 6/9. Na seqüência, etapa de abertura da Copa do Mundo movimenta a estação argentina


Depois do sucesso no ano passado, a charmosa estação de Chapelco, na Argentina, volta a ser palco, de 1 a 6 de setembro, de mais um Campeonato Brasileiro de Snowboard. A décima quinta edição da competição, que conta pontos para o ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS), será muito importante para os atletas que buscam a classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver 2010. Serão realizadas disputas de Snowboard Cross (SBX), Slalom Gigante Pararelo (PGS) e provas abertas de SBX, Slalom Gigante (GS) e Big Air (BA), estas para profissionais e amadores, que terão a chance de competir com os melhores atletas.

Feras como Riccardo Moruzzi, Alair Couto, Felipe Motta, Carlos Eduardo Almeida, André Cywinski, Mário Zulian, José Barbosa Junior e Daniel Schiavini já confirmaram presença. No feminino, as atenções estarão voltadas para Isabel Clark, nono lugar nos Jogos Olímpicos de Turim (2006). Na última lista divulgada pela FIS, a carioca aparece na 12º posição no ranking classificatório para Vancouver, que define as 25 vagas olímpicas.

Para muitos atletas esta é a competição mais importante depois da Copa do Mundo, na América do Sul. É onde todos os snowboarders têm a oportunidade de conseguir pontos para o ranking FIS.

No ano passado a etapa Brasileiro, que também é válida como Copa Continental, contou com a participação de 132 atletas e 23 nações, sendo a maior edição da competição. Entre os participantes, grandes ícones do Snowboard Mundial, como por exemplo, os três atletas que formaram o pódio do SBX nos Jogos Olímpicos de Torino 2006 no masculino, e no feminino a então líder do ranking mundial de SBX.

E nesta reta final para a classificação olímpica, a competição, que antecede a etapa da abertura da Copa do Mundo LG de Snowboard, será ainda mais importante. É uma oportunidade de os atletas entram no ritmo de competição e se prepararem para a temporada olímpica, que classifica os melhores snowboarders do planeta para os Jogos de Inverno de Vancouver 2010.

“O Brasil entrou definitivamente para o seletíssimo clube dos países que podem organizar eventos de Copa do Mundo, demonstrando que um país tropical também possui excelência organizacional e técnica.”, diz Stefano Arnhold, presidente da CBDN.

A etapa de abertura da Copa do Mundo LG de Snowboard acontece na seqüência do Campeonato Brasileiro, de 10 ao dia 12 de setembro, também em Chapelco. Esta é a única etapa do Tour organizada por um país sul-americano.



Recordes Brasileiros de Snowboard:

Programação:

XV Campeonato Brasileiro de Snowboard
Chapelco, ARG – 1 a 6 de Setembro

01/09 SBX (Snowboard Cross) - Treinos
02/09 SBX FIS e Masters FIS
03/09 SBX Provas Abertas
04/09 Big Air Provas Abertas
05/09 PGS FIS (Slalom Gigante Paralelo) e Masters FIS
06/09 GS Provas Abertas (Slalom Gigante) + Clinica FIS para Juizes de Free Style na parte da tarde

Etapa de Abertura da Copa do Mundo LG de Snowboard
Chapelco, ARG – 10 a 12 de Setembro
10/09 SBX WC -Treinos
11/09 SBX WC - Classificatória
12/09 SBX WC - Finais

 





Informações Gerais
 


O Campeonato Brasileiro de Snowboard 2009 será realizado na bela estação Argentina de Chapelco em San Martins de Los Andes. Fiscalizado pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve), a pontuação do campeonato contará para o ranking da FIS (Federação Internacional de Ski).

Serão disputadas provas FIS em duas modalidades: Snowboard Cross e Slopestyle.

O Campeonato Brasileiro Aberto de Snowboard 2009 contará com a participação dos snowboarders amadores do Brasil. A modalidades disputadas seráo Snowboard Cross, Slopestyle e Slalom Gigante.

As provas abertas do campeonato são para atletas qualquer nível. Sabendo o básico já da para participar. O importante é a diversão. Participe!

 


Fotos do Campeonato do Ano Passado

Como participar
 

Provas FIS - Para participar é necessário ter Código FIS inscritos por suas respectivas Federações Nacionais.

Provas abertas - Para participar é necessário ser brasileiro, nascido em ou até 2002.

Inscrições: Em breve a CBDN disponibilizará mais detalhes.