|
|||
|
|||
Como nao pagar IVA no Chile?
Pessoal, criei esse topico pois tenho uma duvida que pode ser útil a muitos aqui.
Sei que no chile, estrangeiros não-residentes não pagam o IVA (imposto sobre o valor agregado, análogo ao nosso ICMS) em hospedagem de hoteis e servicos nesses hoteis. Pra não pagar essa taxa, o pagamento da conta deve ser feito em cartão de crédito ou em US$. E quanto aos outros produtos? quando compra-se alguma roupa, equipamento esportivo, calçados, produtos etc. é possível obter de volta o valor do IVA?? Pergunto isso porque na Europa você consegue esse valor de volta, apresentando as notas de compra, quando você sai do país, em uns guiches, normalmente nos aeroportos. Em outro forum, um post recomendava que ao comprar algum produto no chile, que se pedisse "factura de exportacion", será esse documento o usado pra obter o IVA de volta?? Creio que essa questão pode passar despercebido de muitos aqui, e pode significar uma economia considerável na viagem, pois o IVA tem o valor de 5%! O que é muito, se contar os gastos de uma viagem como essa! Alguém tem alguma informacão à respeito? abcs |
|
|||
|
|||
Galera,
andei olhando no Google, e vi que na Colombia e no Mexico, foi criado recentemente esse reembolso para os estranjeiros (em 2006). Nao achei nada sobre o chile. ou la existe ha mais tempo, ou ainda nao criaram. penso que como eles isentam no hotel, deva ter pras outras coisas sim. ninguem ouviu falar algo sobre o assunto? |
|
||||
|
||||
Eu pedi em tudo quanto foi lugar e ninguém deu!!!
|
|
|
|
|||
|
|||
Eu recolhi um monte de notas e deixei para trocar no aeroporto, daí me informaram no aeroporto que existia um lugar correto para fazer isto no centro da cidade ( e não lembro o nome).
Se no chile for igual na europa, da pra trocar com um ano de atraso ( eu ja fiz isto). a sugestão é se alguem que tiver indo, ao chegar no aeroporto, pergunte o endereço certo do local de troca para alguem da aduana. Daí é só postar no site. abrs Laurence |
|
|||
|
|||
Beleza Laurence,
que boa informacao! a nota que voce levou eh a nota fiscal normal?!?? ano passado eu comprei uma bike de 350 mil pesos e nao peguei de volta o IVA, vou tentar levar esse ano... so que ja tem 1 ano, mas nao custa tentar, afinal sao uns 40 dolares... abcs |
|
|||
|
|||
Nao entendi direito cara... voce pediu a "factura de exportacion" ou a nota normal?
Acredito que seja a tal misteriosa "factura de exportacion", pois tudo que comprei no chile eles sempre deram a nota fiscal direitinho, inclusive (por incrivel que pareca) naquele camelodromo que tem na estacao de trem de santiago!!! hehehehehe abcs |
|
|
|
|||
|
|||
Eu guardei notas fiscais normais, pelo que sei é o que basta, pois, geralmente, um extrangeiro não é obrigado a pagar IVA em outro pais... um exemplo prático disto no chile é que sempre ao pagar ao conta do hotel deve se pagar em cartão de crédito ou em dolares, pois se for pago em pesos se paga o IVA ( ou seja - hotel mais caro)
eu fui agora em julho e guardei um monte de nota fiscal comum...o reembolso já paga umas cervejas, eeheheheheh quando troquei na europa foi com nota fiscal normal...eu também fui agoram abrs Laurence |
|
|||
|
|||
Eh cara,
na zoropis eh mole, eh so ir no guiche do aeroporto e pronto!!! facim facim!!! aqui na sudamerica eh q as coisas sao mais ocultas, complicadas, burocraticas.... hehehehehe |
|
||||
|
||||
Fala Galera,
Pelo O Que Sei Disso, Só Estabelecimentos Credenciados Tem O Formulário De Tax Free. E Mesmo Assim Pra Compras Acima De Um Determinado Valor. Acho Que A Melhor Coisa é Se Informar Na Chegada No Aeroporto. Vlw,
|
|
Tópicos Similares | ||||
Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
Casaco de neve: vale a pena pagar caro? | Rhiannon | Equipamento & Acessórios | 13 | 06-06-2008 20:19 |
Reservas de Hotel no Chile via chile-hotels.com | rcostam | SnowTrips - Hemisfério Sul | 4 | 18-07-2007 19:26 |
como tornar-se um Profissional | southboy_89 | Geral | 2 | 29-03-2006 01:03 |
Como está Valle Nevado? | PNey | SnowTrips - Hemisfério Sul | 0 | 05-08-2005 10:39 |