Voltar   Forum Snowbrasil > SnowTrips > SnowTrips - Hemisfério Sul
Registrar FAQ Comunidade Calendário Postados Hoje Pesquisar

Resposta
 
Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 07-05-2006, 20:43
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão Previsão de Neve / 2006

Fala Galera ...

... já andei estudando o clima ... e as tendências para o próximo inverno ... as conclusões preliminares não são muito animadoras ...

... acabou de terminar um evento La Niña ... que resfria as águas do Pacífico ... mas ele pode voltar ... o La Niña, por vários motivos .. prejudica a neve ...

... a previsão preliminar, é de inverno com neve abaixo da média ... muitos dias de sól ... temperaturas mais altas ....

... a boa notícia é que no sul, tipo Pucón prá baixo ... pode ter uma quantidade de neve mais alta que o normal, porém temperatura mais altas, e maior chance de chuva ...

.... o final da temporada é uma loteria, pois como as condições climáticas estão instáveis ainda, tudo pode acontecer ...

... vou ficar monitorando de perto, porque podem haver muitas mudanças ...

... abço ...

Edu
Responder com Citação
  #2  
Antigo 08-05-2006, 01:31
Avatar de tocko
tocko tocko está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: SOROCABA - SÃO CAETANO DO SUL
Posts: 139
Padrão

Valeu EDU! Puta merda... agora que eu to indo viajar.
Ano passado diz que foi absurdo de bom, em 2004 fui pro Chile e tava bem ralinho a neve... sera que esse ano vai repetir a dose de 2004?


Vamos manter esse topico atualizado!!
__________________
HS: Cerro Catedral(AR) / Las Lenas(AR) / Valle Nevado(CH) / El Colorado(CH)
HN: Killington(US) / Pico(US) / Spirit Mt. (US) / Naeba(JP) / Shiga Kogen(JP) / Hunter Mt.(JP)
Responder com Citação
  #3  
Antigo 08-05-2006, 02:16
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

....se ficar metade do que tava ano passado, tá show....

...tava em Chapelco, em Setembro, e nevou horrores....

....meu amigo que tem hotel em Termas de Chillan disse que era possível praticar até final de outubro....

ABSURDO!!!!

...Vamos torcer....



Abs e reza forte!
Responder com Citação
                
  #4  
Antigo 08-05-2006, 19:50
Guest
 
Posts: n/a
Padrão

que merda eu estou indo para pucon no dia 29 de julho até o dia 5 de agosto. será que não vai rolar neve nem para iniciantes. sabe qual é a previsão. no ano de 2004 meu pacote foi cancelado para portilho isso era final de junho. será um repeteco
Responder com Citação
  #5  
Antigo 08-05-2006, 21:20
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Como eu falei ... a situação ATUAL, é de precipitação abaixo da média e temperaturas altas ... traduzindo ... dias de sól e pouca neve ....

.... a tendência, que já está ocorrendo, é que fique uma situação neutra, com neve normal ... portanto não esperem uma temporada como o ano passado ... e a temporada deve começar mesmo no início de julho e olhe lá se não atrasar ....

.... mas para agosto, está bastante imprevisível, pois como as condições estão instáveis, tudo pode acontecer ... mesmo assim a maior probabilidade é de neve abaixo da média à normal ....

.... só nos resta esperar ... até a situação se definir melhor ...

... abço ...

Edu
Responder com Citação
  #6  
Antigo 09-05-2006, 03:43
efpiva efpiva está offline
Membro Junior
Slush
 
Registrado em: May 2006
Posts: 27
Padrão

É, e a previsão do tempo não colabora. Previsão do tempo para Las Leñas, segundo weather.com:

http://br.weather.com/weather/local/ARMA0124?x=0&y=0

E segundo snow-forecast.com:

http://www.snow-forecast.com/resorts....0to3bot.shtml

Pelo site do weather.com, parece que em San Martin de Los Andes e Bariloche deve começar a baixar temperatura e chover bastante, o que pode indicar que nessas estações mais ao sul comece a nevar. Por enquanto, as fotos mostram as estações sem neve nenhuma...

[]s.
Responder com Citação
                
  #7  
Antigo 10-05-2006, 09:43
aatem aatem está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: May 2006
Posts: 44
Padrão

Alguém tem alguma novidade para Termas de Chillan?? Estou indo na 1ª semana de Agosto e fiquei um pouco preocupado com os comentárioas acima.... Escolhi termas de Chillan pq me disseram que é muito difícil não rolar neve lá... Esta informação procede??
Responder com Citação
  #8  
Antigo 10-05-2006, 11:38
Avatar de walterandre
walterandre walterandre está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 30
Padrão El Nino e La Nina

Edu,

Me ajuda a entender uma coisa, acessei o site do NOAA para ver a evolução do El Nino/La Nina. La encontrei uma análise geral de 6 de abril e um outlook que é atualizado semanalmente em PDF.

Segue o link do outlook http://www.cpc.ncep.noaa.gov/product...-fcsts-web.pdf

O que eu não entendi foi o seguinte. Em tese anos que temos El Nino forte são positivos para os esportes de neve na América do Sul. Anos com La Nina são fracos devido a baixa precipitação causada pelo esfriamento das águas do pacifico.

Qual analisamos a temperatura do mar qualquer variação para cima de 0,5 graus já é indicador de El Nino, variações para baixo de mesma magnitude são indicadores de La Nina.

O ponto é :

* 2004 foi um ano bem ruim para o esporte na América do Sul.

Quando observamos as médias móveis de temperatura dos meses de Inverno (3 meses) de 2004 temos o seguinte: MJJ - 0,4 / JJA - 0,7 / JAS - 0,8 / ASO - 0,9. Ou seja condições de El Nino.


* 2005 foi um ano ótimo para o esporte na América do Sul.

Quando observamos as médias móveis de temperatura dos meses de Inverno (3 meses) de 2005 temos o seguinte: MJJ - 0,3 / JJA - 0,2 / JAS - 0,0 / ASO - 0,0. Ou seja condições neutras (nem El Nino nem La Nina).

O que não fecha na minha cabeça é a influência real do fenômeno El Nino/La Nina no nível de precipitação nas estações pois os dados acima me parecem contradizer isso.

Pode me ajudar?

Um abraço,
Walter
Responder com Citação
  #9  
Antigo 10-05-2006, 12:55
Guilherme Rocha Guilherme Rocha está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Feb 2006
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 136
Padrão

EDU, PARABENS PELO TÓPICO E CONTINUE ATUALIZANDO O MESMO...
Como disse o Walter, ano passado foi show de bola e as médias se mantiveram numa situação "gay", nem la nina nem el nino. Como as previsões atuais são para essa situação neutra, será que vamos ter uma ótima temporada esse ano como foi o ano passado?
Responder com Citação
                
  #10  
Antigo 10-05-2006, 17:55
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Chillán é ruim, pois a altitude é baixa ... muito sujeito à chuva, pois frequentemente está abaixo da isoterma zero ...

. quando ao El Niño / La Niña, o El Niño de forma geral faverece boa neve, e o La Niña ao contrário .. mas não é tão simples assim ... precisa ver a intensdade deles .. os mais recentes, foram todos bem brandos ...

... e tem outros fatores ... como pressão atmosférca ... ventos alíseos .. até mesmo os ciclones que ocorrem no atlântico sul tem influência ...

... El Niño e La Niña são importantes, mas devem ser inseridos junto com outros fatores do clima ...

... abços ...

Edu
Responder com Citação
  #11  
Antigo 10-05-2006, 18:33
Avatar de Rafael Monteiro
Rafael Monteiro Rafael Monteiro está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Apr 2006
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 11
Padrão NEVE EM CHAPELCO

Já aparece no site da weather forecast a situação de NEVE em San Martin de Los Andes para o dia 19 de maio. Pra quem vai..boas noticias !
Responder com Citação
  #12  
Antigo 11-05-2006, 11:21
aatem aatem está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: May 2006
Posts: 44
Padrão

E eu achando que indo para Chillan estaria garantindo boa neve.... as notícias não estão sendo boas... bom, minha trip tá paga.... agora é rezar!! valeu pelas informações....
Responder com Citação
                
  #13  
Antigo 11-05-2006, 19:15
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Bom galera ...

.... só prá não dizer que tudo são más notícias ... vou acrescentar uma coisa ...

... nos outros anos, eu tinha bem mais certeza das previsões ... pois a situação do cliam estava mais definida e estável ... desde que comecei a estudar o clima e fazer as previsões, só teve um ano que errei ... mesmo assim somente no começo de temporada, eu havia previsto um começo bom, e a temporada atrasou ... o final da temporada foi conforme previsto ...

... a boa notícia, é que este ano a situação está mais instável .. mais sujeita à mudanças ... portanto eu estou fazendo um previsão com menor exatidão .. as coisa podem mudar ... e eu nem ligo prá meu orgulho, prefiro que mude mesmo, e que a temporada seja boa, mesmo porque eu estarei lá também ...

.... abços ...

Edu
Responder com Citação
  #14  
Antigo 12-05-2006, 21:20
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

Vai nevar pra cacete e pronto!

Não tanto quanto ano passado, mas vai!

rsrssrrs
Responder com Citação
  #15  
Antigo 13-05-2006, 00:32
Alexandre Alexandre está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 263
Padrão

Edu

Eu estava preparando alguns comentários sobre previsão quando fui surpreendido pela sua última msg. Senti um certo ar de preocupação quanto a responsabilidade de expor o futuro e ficar a descoberto. Se for este o caso, não há porque se intimidar ou desanimar, sua experiência é importante e ajuda a todos a melhor programar suas viagens.

Galera

Já a algumas temporadas, são abertos tópicos relativos à previsão ou ao estado da neve. Criados com o intuito de orientar, são acompanhados por muitos de forma ansiosa (natural) demonstrada pelos apartes (após cada previsão ou constatação) que vão do otimismo exagerado ao pessimismo brochante, justamente o contrário do que estes tópicos pretendem, que é amenizar expectativas. Acredito que a maior fonte desta ansiedade é a dificuldade, ou impossibilidade, que a maioria tem de deixar para viajar somente quando as condições forem ideais (afinal de contas alguém tem que trabalhar para manter o governo).

Visando então minimizar a TPS (tensão pré snow), natural nesta época, aí vão algumas considerações.

1 – Previsão embute incerteza, ou então não haveria margem de erro, desta forma nenhuma previsão e até mesmo bons informes se traduzem em garantia de que durante a sua viagem vai ter pouca ou muita neve (conforme demonstrado nos anos anteriores). Vejam só que ironia. Ano passado, em Bariloche, peguei 5 dias de ruins no final de julho, quem foi na semana seguinte se esbaldou. Em 2004, (por sorte) fiz a cabeça numa das poucas vezes em que nevou na temporada.

2 - Pegar nenhuma neve ou nevasca durante a viagem dá no mesmo, as condições são péssimas. Ano passado, muita gente perdeu dois ou três dias de snow por conta de estações fechadas devido as nevascas. Em 2005 em La Parva e El Colorado (viajei de novo depois da frustração em Bariloche) passei algum sufoco ao ser colhido por nevascas enquanto estava na pista.

3 – É preferível pegar uma estação com boa base e pistas duras (tem sempre um fora de pista esperando por vc) do que 20cm de neve nova sobre o terreno natural pois os riscos de acidentes neste ultimo caso são estupidamente maiores.

4 – Inúmeros fatores influenciam a ocorrência de neve (e sua quantidade), entre elas as básicas e portanto mais significativas são:

O aquecimento ou resfriamento das águas do Pacífico porque é delas que provem as nuvens que se deslocarão até o Chile, quanto mais quente melhor pois a formação de nuvens é mais rápida e constante.

A existência de frentes frias provenientes da Antártica (ou Antártida, como preferirem) pois elas resfriam rapidamente a água contida nas nuvens fazendo com que neve ao invés de chover.

A terceira é o posicionamento da zona de alta pressão que normalmente fica situada ao norte de Santiago, a qual por sua vez é influenciada pela temperatura do oceano no litoral chileno (geralmente frio por conta da corrente de Humbolt).

Estes três fatores são básicos, e só neva se ocorrerem em conjunto. De nada adianta haver nuvens de tempestades no oceano e frente fria entrando no Chile se a zona de alta pressão estiver muito forte, neste caso as nuvens se desviarão para o sul passando ao largo das principais estações, principalmente de Pucom para cima.

Aí vocês vão perguntar “Porra, então se tudo ocorrer junto vou me dar bem”. Errado. A frente pode estar fraca. Este pode ser um ano mais quente que o normal. Ou seja tudo tem que casar direitinho. Por acaso. Vcs sabiam que já teve inverno no Chile em que não nevou nas estações (vade retro satanás).

Então. A que conclusão chegamos? Acompanhe as previsões e as leia de forma a tirar o maior proveito para sua viagem. Se a previsão é de pouca neve (como 2004) não compre equipamento pois é melhor alugar, evite ficar nas estações sem infra de neve artificial. Etc..

Enfim, desencanem, até porque ainda é muito cedo para termos um panorama definido. Mais para frente haverão informes sobre a situação real nas estações.

Para os novatos gostaria de acrescentar que ao programar minhas viagens (para o sul) levo em conta o seguinte: antes de 01 de junho e depois de 20 de setembro é altíssimo risco, 01 a 20 de junho e 01 a 20 de setembro é alto risco, 20 junho a 10 julho e 10 agosto a 01 setembro é risco médio, 10 de julho a 10 de agosto é baixo risco.

Façam como o Igor. Vai nevar e pronto.

Boa e muita neve
Alexandre
Responder com Citação
                
  #16  
Antigo 15-05-2006, 16:28
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ...

... independente da situação, eu SEMPRE programo minas viagens na primeira quinzena de agosto ... olhando a semana da lua CHEIA ... e se não tiver lua CHEIA nesta quinzena, lua NOVA ... que são as luas fortes, quando normalmente neva mais ...

... SEMPRE me dei bem, de 2000 à 2002, as temporadas foram boas, portanto difícil errar, em 2003, fui na semana da lua cheia prá Pucón, peguei muuuita neve, minha irmã foi uma semana antes, esquiou na lama ... em 2004, eu já tinha escolhido a primeira semana de agosot, acabei indo na segunda semana, por conta da diferená de preço ... a primeira semana foi show, apesar da temporada ruim, a segunda, que eu fui, foi boa na primeira metade, por conta da neve da semana anterior, que foi se deteriorando ... foi a única vez da minha vida que viajei prá esquiar e não vi nevar ... e olha que tenho muuuitas temporadas ... 2005 foi um temporada boa, mas eu fui na semana da lua cheia, nevou até em Santiago .... coisa rara ... e adivinhem que temporada vou este ano, 6 à 13 de agosto .. LUA CHEIA ...

.... abços ...

Edu
Responder com Citação
  #17  
Antigo 15-05-2006, 18:28
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

reafirmando....

vai nevar e pronto!

Responder com Citação
  #18  
Antigo 15-05-2006, 20:26
efpiva efpiva está offline
Membro Junior
Slush
 
Registrado em: May 2006
Posts: 27
Padrão

Esse lance de lua cheia eu nem sabia. Sabia apenas que a primeira quinzena de agosto é melhor... Acertei sem querer então, marquei a minha viagem do dia 5 ao dia 12 de Agosto! :P

[]s!
Responder com Citação
                
  #19  
Antigo 16-05-2006, 10:36
efpiva efpiva está offline
Membro Junior
Slush
 
Registrado em: May 2006
Posts: 27
Padrão

Para deixar o pessoal mais feliz, segue foto da webcam de Las Leñas.

[]s.
Imagens Anexadas
Tipo de Arquivo: jpg 1_valle_133.jpg (7.6 KB, 900 visualizações)
Responder com Citação
  #20  
Antigo 16-05-2006, 10:48
Avatar de Rafael Monteiro
Rafael Monteiro Rafael Monteiro está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Apr 2006
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 11
Padrão CAVIAHUE

Se as outras estações ainda não começaram a nevar...Caviahue na Argentina já está nevando muito...todos os dias!!!

http://br.weather.com/weather/local/ARNN0062
Responder com Citação
  #21  
Antigo 16-05-2006, 12:02
Avatar de Caetano Correa
Caetano Correa Caetano Correa está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jan 2006
Posts: 261
Padrão

Quem olhar no site www.snow-forecast.com vai ver que já está nevando em Cerro Catedral e, toda vez que chover na cidade e lá a temperatura estiver igual ou abaixo de 5º, vai nevar na estação. A questão agora, ao menos para mim, que vou de 22 a 29 pra Bariloche, é torcer para que se mantenha assim e que o freezing level se mantenha o máximo possível a 800 m ou abaixo, assim teremos neve na base e poderemos esquiar até o estacionamento. Nesse site também tem a previsão para outras estações da América do Sul.
Think Snow
Responder com Citação
                
  #22  
Antigo 17-05-2006, 05:33
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

Issued at 6 pm Tue 16 May
SUMMARY FORECAST: A heavy fall of snow, heaviest during Tue night, Temperatures will be below freezing (max -3°C on Tue afternoon, min -9°C on Wed night) Winds decreasing (near gales from the WNW on Tue afternoon, light winds from the SW by Fri morning)


FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODA-se!!!

HUAUHAUHAUHUHAUHAUHAHUAUHUAHUHAUHAUHAUH!!!!

Aê, Urucubaca, Kiss my black ass!
Responder com Citação
  #23  
Antigo 17-05-2006, 10:52
Avatar de Caetano Correa
Caetano Correa Caetano Correa está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jan 2006
Posts: 261
Padrão

Desculpe, Igor, não te entendi.
Responder com Citação
  #24  
Antigo 17-05-2006, 16:16
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Igor ...

.... como eu falei ... este ano estou torcendo para que as previsões este ano estejam erradas .... e neve muito ...

... já fechou a barce deste ano ... eu vou de 6 a 13 de agosto pro Chile ...

... aliás, ainda tá comigo sua ferramenta que tava dentro da mochila ... quando eu for pro Rio de novo a gente precisa se eoncotrar prá eu devolver ... e aproveito e te mostro as fotos do heli no Canadá ...

.. abço ...

Edu
Responder com Citação
                
  #25  
Antigo 17-05-2006, 19:00
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

CAetano.....

Não é para entender mesmo....foi só uma brincadeira....rsrs....tipo, foooooooda-se tudo....IUHUUUUUUUUUUUUU.....tá nevandoooooo!!!!

Entendeu?!

Grande Edu!!!! O backpack aguentou legal?!?!?!
Cara, quero ver essas fotos sim!! Quando vier ao RJ, me liga!
7841-6181



Abs em todos!
Responder com Citação
  #26  
Antigo 18-05-2006, 11:33
Avatar de Caetano Correa
Caetano Correa Caetano Correa está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jan 2006
Posts: 261
Padrão

Tranquilo, Igor. Boa sorte pra você nessa temporada.
Abs.,
Caetano
Responder com Citação
  #27  
Antigo 18-05-2006, 14:00
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Grande Igor ...

... a mochila foi perfeita ... cara, eu até tirei uma foto dela, prá te mandar ... com os poles retráteis presos do lado de fora ... dentro pá, sonda e o resto do avalanche gear ... fora umas outras coisinhas e material de primeiros socorros ...

.... cara, ela é the best ... eu dei só uma detonada naquele strap que prende no peito, pois enroscou na porta do helicóptero ...

.... abço ...

Edu
Responder com Citação
                
  #28  
Antigo 18-05-2006, 14:33
Avatar de stormrider
stormrider stormrider está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Jul 2004
Localização: São Paulo/SP
Posts: 34
Padrão

Fui pra Chapelco em Julho/04. Era uma das unicas montanhas com neve na epoca que fui. Aproveitei bem.
Nesse mesmo ano fui trampa em Lake Tahoe. Nevou ABSURDAMENTE. BIZARRO O QUE NEVOU LA PRA CIMA.
Em 2005 nao fiz snow no nosso inverno, mas voltei pra Tahoe no fim do ano. E posso dizer que a neve esse ano foi uma bosta. Sempre que vinha a tempestade, os primeiros dias vinha chuva. Teve semanas que soh choveu. O tempo tava muito mais quente que o normal. A neve frequentemente virou gelo.

Em 04/05, Ou nao haviam nuvens no ceu, ou passava uma semana nevando sem parar.
Esse ano, muitas nuvens no ceu, muito calor, chuva e neve.

Espero que tenha neve, pois meu trampo em Chapelco depende disso.
__________________
210 qualquer dia tamo ae!
Responder com Citação
  #29  
Antigo 18-05-2006, 15:22
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

..a mochila é top mesmo!

te disse!!!

Quem bom que ficou legal! E quero ver a foto dela carregada sim!

Quando você vem ao Rio?

Ps: Vc acrfedita que acabei comprando uma mochila bem parecida??? rsrs


abs
Responder com Citação
  #30  
Antigo 18-05-2006, 15:23
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

Valeu, Grande Caetano!!!!

Pra vc tb, meu amigo!


abs
Responder com Citação
                
  #31  
Antigo 22-05-2006, 13:23
Avatar de Cfportugal
Cfportugal Cfportugal está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: May 2006
Localização: são Paulo
Posts: 213
Padrão

Bom galera, fui esse final de semana para santiago no chile e não trago boas notícias

Não tem sequer um pingo de neve e a previsão não é das mais animadoras

Gostaria de dar outras notícias, porém não tenho, até porque estou com viagem marcada no final de junho começo de julho pro Vale Nevado e to vendo que a coisa não vai estar legal

Quem puder mudar viagem do Chile pra Argentina, recomendo.

Parece que Portilo tem alguma coisa de neve, mas tb muuuuuito abaixo do que deveria ter.

Os cidadãos de Santiago, prestadores serviços pra temporada, que deveriam tentar dar uma disfarçada pra minimizar, foram todos pessimistas, não esperam muita neve e sabem que a temporada será bem curta.

Braça.
Responder com Citação
  #32  
Antigo 23-05-2006, 10:36
marcello marcello está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Apr 2006
Posts: 2
Padrão Previsão de Neve

Estou acompanhando as notícias de vcs sobre as previsões de neve, e gostaria que vcs me dessem uma dica. Eu marquei minha viagem para Valle Nevado para última semana de agosto (aproveitando as tarifas reduzidas), mas com o que eu tenho lido, estou ficando inseguro. Será que alguém pode me dar um conselho se é muito arriscado viajar nesta época ?
Valeu
Responder com Citação
  #33  
Antigo 23-05-2006, 10:46
halmer halmer está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Aug 2005
Posts: 10
Padrão

Galera, estou marcando de ir pra las lenas na última semana de junho, será que corro sérios riscos de não pegar neve lá! Me ajudem, pois se for asrriscado vou tentar mudar!!!

Valeu,
Responder com Citação
                
  #34  
Antigo 23-05-2006, 11:13
Avatar de Caetano Correa
Caetano Correa Caetano Correa está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jan 2006
Posts: 261
Padrão

Pessoal, esse negócio é muito imprevisível. No entanto, acho menos inseguro ir na última semana de julho ou primeira semana de agosto. Normalmente, por causa da alteração la niña x el niño, um ano é bom e o outro ruim. Como o ano passado foi bom...
Responder com Citação
  #35  
Antigo 23-05-2006, 14:55
Renato Kbyte Renato Kbyte está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 358
Padrão

Calma aí, galera. Assim vcs estão até me deixando assustado.

A partir do final de junho/início de julho, com certeza, já vai estar rolando neve nas estações da América do Sul. Vai nevar e pronto, como diz nosso amigo Igor. Pode não rolar aquela condição ideal, powder nervoso e tal, mas vai dar pra se divertir.

Como, afinal, essas previsões (sejam pessimistas ou otimistas) só vão se confirmar mesmo mais pro final de junho, creio que agora não há muito o que fazer. Se o bicho pegar, o que acho que vale realmente a pena é procurar alguma estação próxima daquela programada com um microclima mais favorável, como por exemplo, Coralco, que tem rendido boas temporadas.

Vamos torcer, então.

Abçs. Renato Kbyte
Responder com Citação
  #36  
Antigo 23-05-2006, 15:40
efpiva efpiva está offline
Membro Junior
Slush
 
Registrado em: May 2006
Posts: 27
Padrão

Pessoal,

Acho que estão todos ansiosos e muito pessimistas! Sem panico generalizado!

[]s!
Responder com Citação
                
  #37  
Antigo 23-05-2006, 16:17
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

Após inúmeras pesquisas e análises climáticas, reafirmo...


vai nevar e pronto!

Responder com Citação
  #38  
Antigo 23-05-2006, 18:26
Testa Testa está offline
Membro Junior
Slush
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 28
Padrão Neve na quinta

Galera como segue alguns sites, ainda esta semana tem previsão de bastante neve , principalmente para Las Lenas, http://www.snow-forecast.com/resorts....0to3top.shtml
Deve começar a Nevar mais.
Sou da Politica do Igor - Vai nevar e Pronto.
Responder com Citação
  #39  
Antigo 23-05-2006, 20:18
Avatar de tocko
tocko tocko está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: SOROCABA - SÃO CAETANO DO SUL
Posts: 139
Padrão

mano... na terra voce nao desce, isso eu tenho certeza!
minha viagem esta marcada pra inicio de julho, tenho quase certeza que não vai ser das melhores temporadas, como ano passado... mas vai da pra se divertir! Isso eu tenho certeza!

vou pra las lenas, eu vi que vai nevar bastante agora, porem a temperatura na base precisa ficar zero ou negativo... senao aquilo tudo de neve vai por bueiro abaixo!!! hehehehe

boa sorte a todos! E VAI NEVAR E PONTO FINAL!!!!
__________________
HS: Cerro Catedral(AR) / Las Lenas(AR) / Valle Nevado(CH) / El Colorado(CH)
HN: Killington(US) / Pico(US) / Spirit Mt. (US) / Naeba(JP) / Shiga Kogen(JP) / Hunter Mt.(JP)
Responder com Citação
                
  #40  
Antigo 23-05-2006, 20:49
Alexandre Alexandre está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 263
Padrão

Galera

Nada de desespero. O pessoal do Chile está esquiando desde fevereiro.

Quem duvidar entre no site www.snowboardchile.cl e clique em notícias.

Huilo-Huilo é a novidade da temporada. Se estava assim em fevereiro imagine hoje. Aliás, entrei em um site de escaladas que diz que só dá para ir no verão (QUANDO A QUANTIDADE DE NEVE É MENOR).

Em último caso sempre tem um Cerro Castor esperando pela galera.

Boa Neve
Alexandre
Responder com Citação
  #41  
Antigo 24-05-2006, 02:58
Avatar de Cfportugal
Cfportugal Cfportugal está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: May 2006
Localização: são Paulo
Posts: 213
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por halmer
Galera, estou marcando de ir pra las lenas na última semana de junho, será que corro sérios riscos de não pegar neve lá! Me ajudem, pois se for asrriscado vou tentar mudar!!!

Valeu,
las lenas tá bombando já, tem previsão de 1 metro de neve pros próximos 3 ou 4 dias e já nevou mais de 60 Cm nos últimos dias, pode ficar aliviado e feliz, lá parece que as coisas vão bem


Citação:
Postado Originalmente por marcello
Estou acompanhando as notícias de vcs sobre as previsões de neve, e gostaria que vcs me dessem uma dica. Eu marquei minha viagem para Valle Nevado para última semana de agosto (aproveitando as tarifas reduzidas), mas com o que eu tenho lido, estou ficando inseguro. Será que alguém pode me dar um conselho se é muito arriscado viajar nesta época ?
Valeu
Relaxa na pior das hipoteses, vc pegará neve dura, mas poderá esquiar, no vale normalmente tem canhões, não é a melhor opção mas ajuda, pode relaxar tb

quais são os problemas de pouca neve?

1- pouca neve dependendo da data da viagem, ou seja em baixa e baixíssima temporada, datas dessas classificações:
baixíssima - 15 de junho até 31 de junho e 24 de agosto em diante
baixa - 1º de julho até 13 de julho e 28 de julho até 24 de agosto
Como devem ter percebido a ALTA temporada são apenas 2 semanas, mas não é apenas por causa do clima, mas tb por causa das férias escolares.

2- poucas pistas abertas, obviamente pode haver pouca neve e poucas pistas abertas, isso será uma catastrofe, mas raramente acontece

3- a menos pior das 3, pista com neve dura ou gelo, mas como no vale tem um monte de canhões, até que quebra o galho

Repito, pra quem vai pra Las Lenas, pode ficar tranquilo

Se estou desesperado?
Só gosto de ser realista , prefiro ter os pés no chao

ano passado fui em final de agosto pra La Parva, no dia 26 ou 27 de agosto caiu de noite e a madrugada toda mais de meio metro, foi show, depois de 2 semanas caiu 1,5 metro, isso mesmo um metro e meio de neve em plano mes de setembro, já sem nenhuma previsão de neve, caiu tanta neve que caiu até em Santiago, coisa que não acontecia a céculos, ou seja, por mais que existam previsões, elas não são muito precisas

Mas como disseram "vai nevar e pronto"


Braça.
Responder com Citação
  #42  
Antigo 24-05-2006, 14:45
thiagopaim thiagopaim está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: May 2006
Posts: 3
Padrão já está nevando!

Aí galera, já está nevando em Chillán:

http://www.termaschillan.cl/web/info.asp

Valeu!!
Responder com Citação
                
  #43  
Antigo 24-05-2006, 18:53
japoone japoone está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Apr 2006
Localização: sp
Posts: 30
Padrão


Sorriam, a vida é bela!!!
sim, começou a nevar em Chillan!! eu não conseguí acessar o infonieve do site deles, mas o snow forecast, que previa temperaturas altas pros proximos dias agora está prevendo 4 dias seguidos de "heavy snow"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
confiram:
http://www.snow-forecast.com/resorts....0to3top.shtml
nos vemos arriba!!!
__________________
no frio já é quente...
Responder com Citação
  #44  
Antigo 24-05-2006, 19:45
efpiva efpiva está offline
Membro Junior
Slush
 
Registrado em: May 2006
Posts: 27
Padrão

Pessoal,

Tenho visto todos comentarem do snow-forecast e dizerem que esta nevando absurdo. Só não entendo uma coisa: Aparentemente só esta nevando no topo da montanha, na base é só chuva (inclusive Las Leñas). Isso é normal para esta época? Não vi ninguem citar este fato...

Acessando a webcam de Las Leñas isso se confirma. Esta pura terra lá na base.

[]s!
Responder com Citação
  #45  
Antigo 25-05-2006, 17:47
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ...

... primeiro deixa eu esclarecer algumas coisas ....

... o El Niño e o La Niña são os elementos do clima mais importantes que afetam as condições de neve, porém não são os únicos ...

.... estes fenômenos são aleatórios, podendo se intercalar de diversas formas, se repetindo vários anos, ficando vários anos sem ocorrer, se alternarem, etc ... portanto não existe a afirmação que se um ano é bom o outro é ruim ... já tivemos sequência de vários anos bons, alguns ruins .... mas recentemente os anos bons tem prevalecido ....

... estes eventos quando são fracos, interferem menos no clima, deixando as coisas mais à mercê dos outros fatores ... e este ano o La Niña já está no final, e foi um evento brando ...

.... as previsões, conforme eu coloquei inicialmente, são de um inverno com neve abaixo da média, o que não quer dizer que faltará neve ... tudo indica que teremos um inverno com neve, mas pouca, o que comprometerá a qualidade e a duração da estação .... não é esperado nada catastrófico do tipo esquiar na lama ... se ocorrer será uma surpresa ...

... como sempre, recomendo a primeira quinzena de agosto ... reservar um pacote prá junho e começo de julho é risco desnecessário ... maior até que reservar prá setembro, pois como falei, as coisas estão mudando e pro final de temoporada a situação é imprevisível ...

... abços ...

Edu
Responder com Citação
                
  #46  
Antigo 25-05-2006, 19:22
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

Primeira semana de setembro, aqui vou eu!!!!!!!!!!

E vai nevar! E pronto......

rsrsrrs


abs
Responder com Citação
  #47  
Antigo 31-05-2006, 11:42
Testa Testa está offline
Membro Junior
Slush
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 28
Padrão

Galera, Falei agora com Sam Martin.
El Claro Turismo, e eles me disseram que nevou um pouco.
Tem neve no cume.
E a previsão é para nevar bastante esta semana
E ta bem frio.
E vai nevar e pronto
Responder com Citação
  #48  
Antigo 31-05-2006, 12:36
Avatar de Caetano Correa
Caetano Correa Caetano Correa está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jan 2006
Posts: 261
Padrão

Concordo com a moçada: VAI NEVAR E PRONTO!!
Mas que eu vejo diariamente a previsão, isso eu vejo!
A cada centímetro de neve nova uma comemoração, a cada baixada do freezing level, mais uma comemoração!
Fazer o que, nós somos obrigados a proceder de maneira diferente que os europeus e americanos. Lá eles ficam na previsão e só viajam quando tem tempo bom, decidindo dois ou três dias antes. Se formos fazer isso aqui, quando decidirmos, já era... Acho que é culpa da falta de opção, são poucas as estações com uma condição mínima na America do Sul.
Think snow.
Responder com Citação
                
  #49  
Antigo 31-05-2006, 14:32
Avatar de Igor Nabhan
Igor Nabhan Igor Nabhan está offline
Moderador
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Cidade Maravilhosa
Posts: 735
Padrão

Galera.....diante da mobilização em torno do bordão que eu criei, mandei fazer umas camisetas com o símbolo da neve e a fatídica frase:

VAI NEVAR E PRONTO!!!


HUAUHAUHAUHAUHUHAUHAUHAUHAHU
Responder com Citação
  #50  
Antigo 31-05-2006, 17:10
Avatar de Marcio H
Marcio H Marcio H está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: May 2006
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 277
Padrão

Parece que a Neve já vai cair, o infoclima já esta com prognóstico de neve para os dias 04/05/06 de junho. http://www.infoclima.com/pronosticos.asp?l=426&p=15
Marcio
Responder com Citação
                
Resposta


Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Previsao de Neve edu.link SnowTrips - Hemisfério Sul 6 20-06-2008 15:38
Previsão De Neve Fred SnowTrips - Hemisfério Sul 78 06-06-2008 15:06
Previsão De Neve Em Chapelco!!! Claudio bal Rauen SnowTrips - Hemisfério Sul 9 29-05-2007 14:49
SÓ Previsão de Neve 2006 edu.link SnowTrips - Hemisfério Sul 10 04-08-2006 14:04
previsão de neve marinho SnowTrips - Hemisfério Sul 1 12-07-2006 13:18


Horários baseados na GMT -2. Agora são 10:33.


Powered by vBulletin® Version 3.8.9
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil
© SNOWBRASIL 2009. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. webmaster @ snowbrasil . comAd Management by RedTyger