Voltar   Forum Snowbrasil > Snowboarding > Aprendizado & Técnica

Resposta
 
Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 25-12-2008, 21:59
Niele Niele está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Dec 2008
Localização: Biel/Bienne - Suíça
Posts: 16
Question Dicas para uma iniciante desesperada

Oi gente!
Meu primeiro tópico!
Eu preciso de ajuda pra tirar algumas dúvidas!!!
Eu comecei a treinar snowboard a pouco tempo, e até agora fui 2 vezes com o meu namorado. Só que eu tenho muitas dificuldades e o meu namorado já perdeu a paciência comigo! rsrs!
Meu maior problema é o medo das descidas. Quando eu começo a descer, e não não consigo virar como se deve, me desespero e caio.
E eu não consigo frear com os 'cantos' (não sei como se diz em português) frontais, muitas vezes caio com a minha cara na chão!
Me ajudem, por favor!
Responder com Citação
  #2  
Antigo 28-12-2008, 14:15
Avatar de bdalmeida
bdalmeida bdalmeida está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: May 2007
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 186
Padrão

Nossa.... de frente doi só de ver.

Primeiramente, quanto mais medo tiver, mais vai cair e mais vai se machucar. É muito claro perceber que sua capacidade de aprendizado é inversamente proporcional ao medo que tem. Entao, tente perder o medo.

Acho que já está indo soh nas pistas verdes, mas apenas reforco para continuar nelas. Só mude quando souber fazer os "turns" direitinho.

Nao sei explicar muito bem como fazer os "turns", mas vou tentar. Pense com a perna de tras, ela que ira comandar para aonde voce quer ir, associado, obviamente, ao equilibrio do corpo no board. No comeco, para forcar aquela curva que nao quer sair, em comum ver as pessoas dando uns "coices" com a perna de tras. Pode fazer, depois vc irá deixar de fazer naturalmente.

Na minha humilde opiniao os turns se resumem a isso: equilibrio do corpo com uma pequena ajuda dos pes.

E nao se desespere quando pegar velocidade, querendo cair logo para se machucar menos. Tente controlar e se agache um pouco.

Vale a pena rever os turns em: http://www.abc-of-snowboarding.com/l...king-turns.asp

Espero ter ajudado um pouco.
__________________
DAlmeida, PPBP!
Responder com Citação
  #3  
Antigo 28-12-2008, 16:22
Niele Niele está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Dec 2008
Localização: Biel/Bienne - Suíça
Posts: 16
Thumbs up Obrigado!!

Muito obrigado pelas dicas! Dá próxima vez que tentar, irei me concentrar mais!
Eu tentava mais com a perna da frente do q com a de trás! Rsrsrs!


Muito Obrigada mesmo! Me ajudou muito!
Responder com Citação
                
  #4  
Antigo 28-12-2008, 20:16
cfabiano cfabiano está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jul 2004
Localização: Belo Horizonte
Posts: 243
Padrão

Snowboard é relativamente difícil no começo e ninguém nasce sabendo.
Mas o fato é que com um pouco de presistência, todo mundo aprende.
Penso que a melhor maneira de evoluir é fazer umas aulas e depois treinar, treinar e treinar. Em sua próxima viagem, separe uma verba para fazer algumas horas de aula (2 hrs por dia durante uns 2 ou 3 dias). Sua viagem será muito mais proveitosa e divertida.
Espero ter ajudado.

Fabiano.
Responder com Citação
  #5  
Antigo 29-12-2008, 13:01
Avatar de Big Gus
Big Gus Big Gus está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Apr 2008
Localização: Campos - RJ - Brazil
Posts: 113
Padrão Aulas

Isso dae... Fabiano disse tudo!

Esqueça essa coisa de namorado, no início. Ninguém vai ser mais eficiente e paciente que os professores acostumados a isso.

Depois de poucas aulas básicas já vais saber algumas manobras iniciais e a partir daí pode até aprimorar com o namorado e outros colegas de esporte.

No início, é bobagem abrir mão das aulas. Perde-se um tempo muito caro, fica mais doído, pior tecnicamente e ainda com mais risco de se machucar...

Fica a dica

Abç

Big Gus
__________________
Big Gus

Valle Nevado e La Parva - 11 a 21/08
Responder com Citação
  #6  
Antigo 29-12-2008, 17:55
Avatar de Marcio H
Marcio H Marcio H está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: May 2006
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 277
Padrão

Sem dúvida o que o Fabiano e o Gus falaram é tudo, só acrescento que, se for possivel pra vc financeiramente, seria bom adquirir alguns itens de proteçao como protetor de punho, joelheira, capacete e culera(uma bermuda com almofadas), isso vai te proteger e consequentemente, seu medo deve diminuir, facilitando o aprendizado.
Marcio H
Responder com Citação
                
  #7  
Antigo 05-01-2009, 17:38
Niele Niele está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Dec 2008
Localização: Biel/Bienne - Suíça
Posts: 16
Thumbs up Obrigado!

Oi gente!
Muito obrigado!
Andei pensando e decidi realmente fazer as aulas. Eu moro na Suíça e acho q seria até burrice da minha parte se não for fazê-las, até pq aqui tenho vários opcões aqui. Vou procurar algo finaceiramente possível (rsrs) e vou fazer!!!

Muito obrigada pela ajuda!


Bjus pra todos!
Responder com Citação
  #8  
Antigo 05-01-2009, 22:21
Lilian Paz Lilian Paz está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jan 2009
Localização: Atlanta
Posts: 4
Talking Iniciante

Oi Niele...

Eu como vc tambem sou iniciante, fui pela primeira vez este final de semana praticar snowboard, e a unica coisa que te digo e que vc nao pode ter medo de cair, tem que relachar e se concentrar...eu levei cada tombo que nem eu acreditei que tava inteira.
Bem eu tambem fui com meu namorado, que por sinal e muito bom no assunto, entao ele foi comigo a primeira vez, so pra me dar umas dicas e me ensinar como agir no lift e tudo mais, me deu uns toques e foi pra pista dele e eu fiquei la na pista dos iniciantes levando tombo e mais tombos...assim ele nao estressou comigo nem eu com ele..rsrs
mas em fim, fiquei super animada pq depois de tantos tombos vi que levo geito pra coisa...entao quando vcs forem se vc ainda nao tiver oportunidades de fazer as aulas, diz pra ele se divertir e vai curtir sozinha, namorado nessas horas nos avaliando so atrapalha...observa os movimentos das outras pessoas, como elas param, isso ajuda, e relacha o corpo, e so desencanar que vc se dar bem..eu nao vejo a hora de ir denovo, dessa vez vou me dar bem..heheh

bjos e tudo de bom
Responder com Citação
  #9  
Antigo 06-01-2009, 02:43
Avatar de bdalmeida
bdalmeida bdalmeida está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: May 2007
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 186
Padrão

Nosssaaaaa.... voces podiam ter postado essas declaracoes de deixar o namorado andando e ficar aprendendo 8 meses antes, ia me salvar de discussoes.

Pior que é serio, para a pessoa que está aprendendo é doloroso demais e mais doloroso ainda é para quem sabe, sonha direto pelo tao esperado o dia na montanha e tem que ficar ali na verdinha olhando. Mais ou menos como cao vendo o franguinho cambalhota na padaria.
__________________
DAlmeida, PPBP!
Responder com Citação
                
  #10  
Antigo 06-01-2009, 21:37
Lilian Paz Lilian Paz está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jan 2009
Localização: Atlanta
Posts: 4
Padrão Concordo Plenamente

Concordo com vc DAlmeida, por isso que o ideal e deixar que o companheiro divirta-se e mandar ve sozinha mesmo, ou se preferir com um instrutor, que sei que nao vai ser o meu caso pq depois dos tombos que levei e do que consegui fazer sozinha, sei que da proxima vez vou me divertir mais ainda...mal comecei e ja to viciada nesse esporte..nem eu me aguento mais..hehe

Tudo de bom pra todos
Lilian
Responder com Citação
  #11  
Antigo 07-01-2009, 20:20
Niele Niele está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Dec 2008
Localização: Biel/Bienne - Suíça
Posts: 16
Smile Oi gente!

Realmente quando o namorado fica olhando. não dá muito certo. Toda vez q ele tava comigo, eu ficava nervosa e errava o q tinha q fazer e quando ele saia, eu fazia direitinho. Depois ele não acreditava q eu tinha feito!
ahahahahaha!
O meu maior problema, realmente, é o medo de cair, me limita em muitas coisas... tenho q arrumar um jeito de mudar...

Vou na sexta de novo. Estou super anciosa!
Só sei que eu preciso so meu namorado DE QUALQUER JEITO pra uma coisa... Subir naquele elevador q arrasta a gente(esqueci o nome). rsrsrsr. Eu sozinha naquilo é sinal de mico!!!!
ahahahah!

Beijos a todos!
Responder com Citação
  #12  
Antigo 07-01-2009, 21:44
Avatar de bdalmeida
bdalmeida bdalmeida está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: May 2007
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 186
Padrão

Elevador que arrasta???

Aqui no predio o meu eh velho, tem porta pantografica, mas nao arrasta...

Lift? Poma? Cable car?
__________________
DAlmeida, PPBP!
Responder com Citação
                
  #13  
Antigo 07-01-2009, 22:24
Niele Niele está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Dec 2008
Localização: Biel/Bienne - Suíça
Posts: 16
Padrão

Oi bdalmeida!
É o Poma! Eu tinha esquecido o nome!
Nunca fui sozinha, mas se ir acompanhada já é difícil... rsrs
Aqui no prédio? Vc mora perto de uma estação de esquí?

Será q se eu beber uma tequilazinha, eu fico menos tensa? RSrsrs
Ahhh, quando vejo todo mundo fazendo e eu nao consigo, me dá um nervoso... Rsrsrs
Tirando as ladeiras, né?
humm... depois q eu for na sexta, venho aqui contar como foi...

Bjus!
Responder com Citação
  #14  
Antigo 08-01-2009, 01:07
Avatar de evandro
evandro evandro está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Jul 2004
Localização: Porto Alegre
Posts: 45
Padrão

aeee, niele
o poma é treino....como tudo aliás....qndo eu comecei, a forma q eu encontrei como mais certa p não cair é manter as pernas retas e duras...e deixa o poma te puxar....não faz força com as mãos...de preferência deixa uma solta p trás e fica atenta na largada, q é o pior....tem uns q dão uns puxões q desequilibram, principalmente os q ficam parados....mas se passar a largada, mantem sempre as pernas duras q vai até o topo.
abç e aproveita
Responder com Citação
  #15  
Antigo 08-01-2009, 19:15
Avatar de bdalmeida
bdalmeida bdalmeida está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: May 2007
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 186
Padrão

Niele, quem dera eu morar perto de uma estacao. A estacao mais perto de onde eu moro é a Estacao Flamengo, linha 1 do metro do Rio. Estava apenas brincando com voce que disse "elevador que arrasta".

Poma é o tipo de coisa que se eu olhar para baixo, corro um serio risco de cair. Fora que a verilha vai embora. Tenho que comprar uma outra no fim do dia.

Qual estacao voce está indo?

44 dias para o Colorado!!!!!

Valeu!
__________________
DAlmeida, PPBP!
Responder com Citação
                
  #16  
Antigo 08-01-2009, 21:00
Niele Niele está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Dec 2008
Localização: Biel/Bienne - Suíça
Posts: 16
Padrão Poma

Oi Evandro!
Obrigado pela dica. Realmente o começo é o pior. vc ainda tá se ajeitando e derepente vem o puxão! rsrs! Vou tentar na próxima semana sozinha, pela primeira vez!

Bjus!

Oi bdalmeida!
Ahahahahaahahahah! Aff, eu acreditei mesmo que morava perto de uma estação. rsrs
Pow, A poma dói mesmo... Pra mim dói mais os joelhos, pq eu tento ficar o mais dura possível, todo o tempo! rsrs
Eu Vou a diferentes lugares. Esse fim de semana vou para o Flumsberg. é bem grande, eu posso ficar nas pistas verdes, enquanto meu namorado vai nas outras!
Vc já veio em alguma estação aqui? gostou?

Bjussss!
Responder com Citação
  #17  
Antigo 08-01-2009, 23:33
Lilian Paz Lilian Paz está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jan 2009
Localização: Atlanta
Posts: 4
Padrão

Nossa gente eu nunca andei nesse negocio naoooo....fico ate pensando..meu Deusss...eu ainda tenho muito mico pra pagar...eu so fui uma vez e foi aqui pertinho em North Carolina, la os lift e de cadeirinha...hehe...
E olha que deu o maior medo na primeira vez..agora imagina esse tal de poma..eu vi a foto o negocio parece que e desconfortavel...hehe..mas da nada nao...eu quero passar por isso..rsrs
Abraco a todos...
Responder com Citação
  #18  
Antigo 09-01-2009, 12:31
Avatar de Caetano Correa
Caetano Correa Caetano Correa está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jan 2006
Posts: 261
Padrão

Quem já não teve a sensação de, ao fim de uma descida, ver aquela casinha com uma rodela em cima e o cabo, que passa por ela, sustentando aqueles palitos, olhar pra ela e sentir que ela olha pra você e diz, com uma voz grutural, vinda das profundezas:

"Eu sou Pomanás, e vou te levar comigo...."

Nesse momento ela te levou, mas é só nesse. Encara com calma e atenção. Não precisa de afobamento nem desespero.
1 - Quando chegar sua vez, se preocupa em colocar aquele encaixe de rodela (ou tipo âncora) na virilha o quanto antes, de preferência antes de liberar o palito;
2 - no momento de disparar, segure com o braço da frente (esquerdo se for regular, direito se goofy) e mantenha o peso bem centrado no meio da prancha.
3 - espere pelo tranco inicial e faça com que a prancha se desloque pra frente, não apenas seu corpo. Passada essa fase posso dizer que 80% do problema já passou;
4 - mantenha uma linha com a prancha o mais debaixo do cabo possível, a fim de que a poma não te arraste de lado;
5 - não faça força demais com as mãos, isso pode te cansar lá na frente, e cansaço leva a erros;
6 - na hora de desengatar, levante um pouquinho a perna de trás e abandone o palito sem dó, não tente se equilibrar segurando ele com a mão, senão...

Com atenção, calma e um pouco de prática, vai na boa. Todo mundo já caiu da poma e muitos (inclusive eu) ainda vão cair muito, mas não é o fim do mundo, afinal meu cachorro (cerbero) não corre bem neve acima...

THINK SNOW
P.s.: Êta Colorado que não chega!!
Responder com Citação
                
  #19  
Antigo 09-01-2009, 17:03
Avatar de bdalmeida
bdalmeida bdalmeida está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: May 2007
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 186
Padrão

Niele,

Apenas em Davos no carnaval do ano passado. Diga-se por passagem, uma cidadezinha sensacional.

Esse ano to indo a Breckenridge (CO) com a galera do forum. Só quero ver esse pessoal todo junto na montanha.

Valeu,
__________________
DAlmeida, PPBP!
Responder com Citação
  #20  
Antigo 11-01-2009, 12:40
Avatar de makiley
makiley makiley está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Sao Paulo / Santiago Chile
Posts: 164
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Niele Ver Post
Oi gente!
Muito obrigado!
Andei pensando e decidi realmente fazer as aulas. Eu moro na Suíça e acho q seria até burrice da minha parte se não for fazê-las, até pq aqui tenho vários opcões aqui. Vou procurar algo finaceiramente possível (rsrs) e vou fazer!!!

Muito obrigada pela ajuda!


Bjus pra todos!

Ola Niele,

Voce mora em Biel ? Eu passei uma semana nessa cidade em 2004.. achei muito legal, principalmente por estar centralizada na Suica e a partir dai e' possivel visitar outras cidades a poucos minutos de trem.

Qual estacao de ski voce costuma ir ?

O melhor mesmo e' tomar umas aulas particulares ou mesmo em grupo. Na internet eh possivel encontrar alguns video-aulas ou mesmo animacoes em Flash.

Abs,
Makiley
__________________
Makiley Barbieri
Snowmass
Responder com Citação
  #21  
Antigo 11-01-2009, 18:35
Niele Niele está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Dec 2008
Localização: Biel/Bienne - Suíça
Posts: 16
Padrão ahahahahha!

Caetano:
Eu não consigo parar de rir! ahahahah!
"Eu sou Pomanás, e vou te levar comigo...."
Muito boa!
Esse fim de semana eu fui pra montanha de novo, mas fui em um lugar pequeno, onde só tinha o 'Pomanás' (ahahaha), as primeiras subidas fui toda me tremendo, mas depois peguei um pouco o jeito(é claro, sempre acompanhada).
Quando eu tava toda me achando, quis ir sozinha... comecei a subir...pensei que ia conseguir, derepente 'Pomanás' se rebelou contra mim e ue tomei uma quedona!
ahahahahah!
Responder com Citação
                
  #22  
Antigo 11-01-2009, 18:42
Niele Niele está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Dec 2008
Localização: Biel/Bienne - Suíça
Posts: 16
Padrão Makiley

Oi!!!
Sim, eu moro em Biel. Aqui é bom pq é pertinho tanto da parte suíça francesa, quanto da parte Suíça alemã, mas pra fazer snowboard é não tão bom, pq todas as estações grandes estão longe.
(Apesar de que pra mim não faz muita diferença, pq eu to começando agora. rsrs)
Eu nunca fui duas vezes no mesmo lugar, mas pretendo tomar aulas aqui pertinho, no Jura.
Eu estou evoluindo sem as aulas(conseguir descer uma vez, sem cair! uhuu!), mas vou fazer aulas mesmo assim!
Vou procurar uns vídeos!

Bjus
Responder com Citação
  #23  
Antigo 11-01-2009, 20:19
Avatar de bdalmeida
bdalmeida bdalmeida está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: May 2007
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 186
Padrão

Da uma olhada na serie de videos do Youtube do ExpertVillage.

http://www.youtube.com/watch?v=LQuj1Er8xkU

Vai gostar.
__________________
DAlmeida, PPBP!
Responder com Citação
  #24  
Antigo 12-01-2009, 12:13
Avatar de Caetano Correa
Caetano Correa Caetano Correa está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jan 2006
Posts: 261
Cool

Citação:
Postado Originalmente por Niele Ver Post
Caetano:
Eu não consigo parar de rir! ahahahah!
"Eu sou Pomanás, e vou te levar comigo...."
Muito boa!
Esse fim de semana eu fui pra montanha de novo, mas fui em um lugar pequeno, onde só tinha o 'Pomanás' (ahahaha), as primeiras subidas fui toda me tremendo, mas depois peguei um pouco o jeito(é claro, sempre acompanhada).
Quando eu tava toda me achando, quis ir sozinha... comecei a subir...pensei que ia conseguir, derepente 'Pomanás' se rebelou contra mim e ue tomei uma quedona!
ahahahahah!
Mas você já conseguiu começar a "domar" o bicho, isso é um ótimo sinal. Continua praticando que vai ficando cada vez menos difícil.
Quanto à queda, veja pelo lado bom: é sempre melhor cair do poma que da cadeira..."
THINK SNOW
Responder com Citação
                
  #25  
Antigo 13-01-2009, 09:00
Avatar de makiley
makiley makiley está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Sao Paulo / Santiago Chile
Posts: 164
Smile

Citação:
Postado Originalmente por bdalmeida Ver Post
Da uma olhada na serie de videos do Youtube do ExpertVillage.

http://www.youtube.com/watch?v=LQuj1Er8xkU

Vai gostar.
Bdalmeida,

Achei bem legal essa serie do Expert Village, o instrutor la manda bem e tem uma boa didatica, alem de ter opção de video em alta definição...

o duro é ficar em frente o computador vendo esses videos e morrendo de vontade de colocar a aula na pratica
__________________
Makiley Barbieri
Snowmass
Responder com Citação
  #26  
Antigo 13-01-2009, 20:12
Niele Niele está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Dec 2008
Localização: Biel/Bienne - Suíça
Posts: 16
Padrão Makiley

Quando a gente vê os vídeos, pensa ' ahhh, moleza, faço rapidinho', mas quando chega na hora....
rsrsrsrs!
Responder com Citação
  #27  
Antigo 23-01-2009, 09:03
Avatar de makiley
makiley makiley está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Sao Paulo / Santiago Chile
Posts: 164
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Niele Ver Post
Quando a gente vê os vídeos, pensa ' ahhh, moleza, faço rapidinho', mas quando chega na hora....
rsrsrsrs!
Pior que é verdade...

Mas o negócio é não desistir nunca.. afinal sou brasileiro hehehe
__________________
Makiley Barbieri
Snowmass
Responder com Citação
                
  #28  
Antigo 23-01-2009, 13:52
Avatar de bdalmeida
bdalmeida bdalmeida está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: May 2007
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 186
Padrão

Isso ae! Põe pra baixo!!!
__________________
DAlmeida, PPBP!
Responder com Citação
  #29  
Antigo 02-04-2009, 09:01
Armory1031 Armory1031 está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Mar 2009
Posts: 8
Cool Let us know about it here.

Have an idea for wow gold online board that we've overlooked? Let us know about it here. [table=209][tr][td=1,1,209]wow gold fast[/td][/tr][tr][td=1,1,209]WOW Powerlevel[/td][/tr][tr][td=1,1,209]WOW Power level[/td][/tr][tr][td=1,1,209]WOW Power-Level[/td][/tr][tr][td=1,1,209]WOW Powerleveling[/td][/tr][tr][td=1,1,209][table=502][tr][td=1,1,502][/td][/tr][tr][td=1,1,502][/td][/tr][tr][td=1,1,502][/td][/tr][tr][td=1,1,502][/td][/tr][tr][td=1,1,502][/td][/tr][/table][/td][/tr][/table]
Responder com Citação
  #30  
Antigo 21-04-2010, 21:24
Avatar de alisson alves ramalho
alisson alves ramalho alisson alves ramalho está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Apr 2007
Localização: rio branco - acre - BRASIL
Posts: 319
Cool

aula.. treino... aula treino...aula... treino.... concordo parcialmente sobre fazer as curvas com o pe de tras. iniciante, ate pode fazer,porque ajuda...mas snowboarding é fluidez e o correto é com a ponta dos dedos/calcanhar(pe da frente) para iniciar a curva. corpo relaxado,sem medo, e olhando pro destino que quer ir....mas no inicio vale tudo...procure um professor de bom nivel e cadastrado.. ouça e siga seus conselhos...ah, e desfrute da vista da montanha quando estiver descendo....
Responder com Citação
                
Resposta

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não

Ir para...


Horários baseados na GMT -2. Agora são 20:46.


Powered by vBulletin® Version 3.8.9
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil
© SNOWBRASIL 2009. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. webmaster @ snowbrasil . comAd Management by RedTyger