Voltar   Forum Snowbrasil > SnowTrips > SnowTrips - Hemisfério Sul
Registrar FAQ Comunidade Calendário Postados Hoje Pesquisar

Resposta
 
Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 28-04-2005, 11:40
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão Previsão de Neve - Chile - 2005

Fala Galera .....

... em primeiro lugar, deixa eu explicar o que houve com a temporada 2004 ....

... faltou neve em todos os lugares ... o que aconteceu, foi que logo no início da primavera, se iniciou um El Niño .... se este El Niño tivesse se iniciado no inverno, teria nevado bastante, mas ele se atrasou, e mais ainda, normalmente existe um período de pouca precipitação (que pode ser neve ou chuva, dependendo da temperatura) antes do El Niño, e ele ocorreu exatamente no inverno passado .....

.... agora vamos falar deste ano ..... o El Niño que começou na primavera do ano passado, ainda está ativo, porém com pouca intensidade, e com tendência de perder força .... mesmo assim ainda existe a probabilidade dele ganhar força novamente, e nos dar um inverno com bastante neve .... o que já passou da hora, pois a última temporada boa que tivemos foi 2002 .... 2003 e 2004 foram um fracasso .....

.... os modelos meteorológicos indicam a probabilidade de 37% do El Niño ganhar força .... 63% de probabilidade de se neutralizar e 0% de probabilidade de um evento La Niña, este um desastre total, pois causa déficit de precipitação no Chile central .....

.... resumindo, até o momento temos 37% de chances de ter um inverno com bastante neve e 63% de chances de ter um inverno normal, com neve dentro da média .... por enquanto é pequena a probabilidade de faltar neve ..... porém somente teremos uma previsão mais exata à medida que o inverno se aproxima .... não se esqueçam o ano passado, em que as previsões apontavam para um inverno com neve na média com tendência de maior quantidade, e no final tivemos um inverno com pouca neve ....

.... um abraço à todos .... e quando tiver mais dado informo novamente .....

Eduardo
Responder com Citação
  #2  
Antigo 28-04-2005, 14:05
Avatar de Luis
Luis Luis está offline
Membro Junior
Slush
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 26
Padrão Torcendo

É isso aí Edu, vamos torcer pra esse ano ser melhor, apesar de que eu fui pra Cerro Castor ano passado e me dei muito bem, nevava dia sim dia não.......este ano pretendo conhecer Pucon e espero que o El Nino não desaponte......
Abs
Luis
Responder com Citação
  #3  
Antigo 04-05-2005, 16:51
Avatar de Tatolb
Tatolb Tatolb está offline
Membro
Hard Pack
 
Registrado em: Mar 2005
Localização: Madri, Espanha
Posts: 63
Padrão

Fala Edu, sempre ótimos reports...

Edú, sabes se em setembro (1ª semana) há a possibilidade de neve? Parece que é a época da Tormenta de Santa Rosa, tem algum site que eu possa ver o clima das temporadas passadas? Vou para Chapelco.

Que semana do inverno V. indicaria?

Abs!
Artur
Responder com Citação
                
  #4  
Antigo 09-05-2005, 17:42
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ...

... eu sempre indico a primeira quinzena de agosto ... principalmente se tiver uma lua cheia nessa semana ....

... como esse ano a lua cheia cai na terceira semana de agosto, é uma boa pedida ...

um abraço

edu
Responder com Citação
  #5  
Antigo 19-05-2005, 11:20
rjsantos rjsantos está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Jul 2004
Posts: 32
Padrão

Edu, tô indo dia 3 de agosto pra valle nevado.Ví que é lua nova, a cheia é relamente só ne 3ª semana.Existe condicões de nevar mesmo sem ser na Lua Cheia?Seria melhor adiar a data?(não sei se posso).
Sou snowboarder há muitos anos.Faço snow 2 vezes por ano desde 94.Sou amigo do Yan, idealizador deste site.esse ano fui pra Innsbruck em fevereiro e nevou MUITO quase todos os 25 dias que fiquei lá.Foi realmente uma das melhores temporadas da minha vida.Se vc quiser saber o local que sempre vou lá com outros amigos snowboarders, veja a matéria que fiz aqui no site em snowtrips como"carnaval de neve em Innsbrück" em 2001.
Bom, fala aí alguma coica sobre essa primeira semana na região de santiago mesmo sem Lua cheia.Eu devia tomar vergonha na cara e entender mais sobre essas coisas...
Valeu,
Rodrigo Santos
__________________
Snowboarder
Responder com Citação
  #6  
Antigo 19-05-2005, 13:17
Avatar de Luis
Luis Luis está offline
Membro Junior
Slush
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 26
Padrão Nevasca no Chile

O comandante-chefe do exército chileno, Juan Emilio Cheyre, confirmou hoje que 95 militares desapareceram no Chile após uma nevasca que surpreendeu um batalhão durante a descida da cordilheira dos Andes. O chefe militar confirmou também que cinco recrutas do regimento número 17, com sede na cidade de Los Angeles, a 500 quilômetros de Santiago, morreram congelados.
Os militares do exército, 433 no total, foram surpreendidos pela nevasca enquanto percorriam um trajeto de 20 quilômetros em direção a um refúgio onde veículos os esperavam para levá-los de volta ao regimento, após cumprir um período de instrução em montanha no setor do Vulcão Antuco, a sudeste de Los Angeles. Algumas companhias conseguiram chegar ao refúgio, mas a unidade de morteiros saiu do trajeto no meio da descida.

O general Cheyre mostrou-se otimista em relação à situação, ao afirmar que se trata de uma companhia completa, com seus oficiais e suboficiais, que sabem como agir e organizar os recrutas que começaram sua instrução militar no dia primeiro de abril. "Poderia dizer que se trata de uma unidade isolada e sem comunicação, que está numa situação difícil, e com a qual estamos tentando estabelecer contato", afirmou.

"Não sabemos nada deles. O que sabemos é que uma unidade destas características, que é surpreendida por um verdadeiro 'tsunami' de neve, o que deve fazer por doutrina é parar, por isso é possível que todos estejam acampando juntos", disse. "Não quero criar falsas esperanças, mas uma unidade me dá mais esperança que soldados dispersos", disse o general.

As operações de busca, sob responsabilidade de patrulhas especializadas e apoiadas por aviões da Força Aérea, foram dificultadas pelo mau tempo, que persiste na região. Cheyre afirmou que, por este motivo, nesta madrugada se perdeu contato com o general Alfredo Ewing, enviado à região para coordenar as tarefas de busca e resgate.
Responder com Citação
                
  #7  
Antigo 20-05-2005, 13:08
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ....

.... também tenho tido notícias de nevadas na cordilheira .... e isto é totalmente explicável .... o El Niño ainda está ativo, com pouca intensidade, mas ativo ..... e El Niño é quase que sinônimo de bastante neve ....

... Rodrigo ... eu tenho passagem marcada pro período e 1 a 12 de agosto .... lua nova ... que também é uma lua favorável à neve ... as luas nova e cheia, que são chamadas de sizígia, são as que causam maior amplitude de maré ... normalmente só estamos acostumados à falar de maré oceânica, porém existe maré no continente e na atmosfera .... e essa maior amplitude de maré na atmosfera é favorável à instabilidades ... portanto à precipitação (que pode ser neve ou chuve, de acordo com a temperatura) .... mas não se preocupe se vc não entender dessas coisas ..... são bastante complicadas .... é que eu sou geofísico ... e a meteorologia é uma das áreas da geofísica ....

.... rodrigo, vc vai prá Valle Nevado ? ... porque eu ainda não decidi prá onde vou .... só tenho a passagem ..... estou esperando prá definir o inverno estar mais avançado, prá poder decidir .... além do mais, desta vez estou pretendendo fazer uma viagem econômica .... tipo Refúgio Alemãn em Farellones .... é que eu gastei uma fortuna pagando o pacote de Heli-Skiing que vou em março de 2006, com a CMH .... e agora vou ter que economizar .....

... um abraço ...

Edu
Responder com Citação
  #8  
Antigo 21-05-2005, 11:06
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Zé .....

... pois é, prá vc ver .... a vida é assim mesmo .... tem hora que a gente come caviar, e outras mortadela ..... RSSSS ..... ainda mais que tô com um moleque de 2 meses ..... fora o pacote do Canadá em 2006, gastei outra fortuna com reforma da casa, maternidade, enxoval do bebê .... e aí por diante ..... dessa vez, se eu conseguir o alvará de soltura da mulher, vou fazer uma barca econômica mesmo ..... à não ser que eu feche algum bom negócio até julho, e dê prá subir o nível .... RSSS

... um abraço ...

Edu
Responder com Citação
  #9  
Antigo 25-05-2005, 11:18
rjsantos rjsantos está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Jul 2004
Posts: 32
Padrão

Fala Edu!
Tô indo mesmo pra valle.Já tô com passagem marcada para o dia 3 e volto dia 14.Olha só, tenho alguns amigos que estão indo nessa mesma época para santiago.Eles devem ficar nesse refúgio em farellones.Vou saber quem é que vai mesmo e te falo para, derrepente, poder rachar alguma coisa.
Eu já fiz várias trips dessas sozinho, mas dessa vez eu vou para minha 1ª viagem com minha namorada.Ela, diferente da minha ex-mulher, não sabe esquiar e optei em ficar hospedado lá no puerta del sol mesmo.Vou botar um professor particular pra ela e vou me largar.Podemos marcar de nos encontrarmos, claro.Conheço uns caras por lá que podemos fazer um backcountry, aliás, vários.
Eu tava com vontade de ir ano que vem pra New Zealand.Lá tb tem várias empresas que fazem heliboard show.Mas é só o ano que vem.vamos ver isso do Canadá...Eu tb tenho várias experiências em heli, mas lá em Nordkette,em Innsbruck onde vou todos os anos e tô em casa, é como se fosse heliboard.Depois te falo o pico.é conhecido como "boardcity".
eu já aluguei várias vezes uma cabana em Las Trancas,Chillan com uns amigos daqui de Recife.Já fiz muito heli por lá.Eles vão pra lá esse ano de novo, mas eu não tenho mais paciênciqa pra ir pra lá.meia hora pra subir naquela cadeirinha horrível, fala sério...Apesar q inaugurarm outra pista por lá, mas mesmo assim não vou.já fui muito e já fiquei dias naquela cidade fantasma em baixo de chuva.Lá é muito úmido...
Então, vc é da onde?
Eu sou do Rio mas moro em Recife há 10 anos trampando e viajando.
valeu velho, fala aí e vou ver quem é q tá indo pra Santiago~.
Vamos se falando.é isso vou dia 3 e volto 14.valeu abraço Rodrigo
__________________
Snowboarder
Responder com Citação
                
  #10  
Antigo 09-06-2005, 13:30
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ...

.... segundo o último boletim de tendências climáticas da Dirección Meteorologica de Chile, em 26 de maio, o El Niño ainda está ativo, com baixa intensidade .... é previsto que para os próximos meses estas condições se mantenham .... portanto está mantida a previsão de uma temporada normal, com neve dentro da média .... as condições atuais indicam que poderá haver algum excesso de precipitação, na forma de algumas tormentas com grande volume de precipitação, distribuidas ao longo da temporada .... as temperaturas estarão um pouco acima da média, portanto cuidado com resorts de baixa altitude, pois a precipitação pode vir como chuva .... porém agora existe um novo fator, estão prevendo temperaturas abaixo da média no sul, portanto Pucón por exemplo, poderá estar até mais frio, e com menos chance de chuva, já Chillán, que está no limite, pode tanto estar mais frio, quanto mais quente que o normal ... se for mais frio, ótimo ... menos chance de chuva, se for mais quente ... pior ... pois tem mais chance de chuva ...

.... como estão prevendo estas tormentas isoladas na temporada, minha previsão é que elas serão associadas às luas cheias ... portanto verifquem o calendário lunar antes de marcar a data da trip .... estas tormentas são causadas pelo enfraquecimento dos sistemas de alta pressão sobre o continente, o que permite a entrada de sistemas frontais vindos do pacífico sul .....

.... um abraço ...

Edu
Responder com Citação
  #11  
Antigo 10-06-2005, 15:29
rogersparaka rogersparaka está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2005
Posts: 2
Padrão Rodrigo santos e Edu

Olá Rodrigo Santos e Edu

Estarei indo para o Chile dia 03 de agosto e ficarei provavelmente no Refugio e frequentarei o Valle Nevado.

Eu tenho um capacete com uma filmadora mini-dv, pois sou pará-quedista. Caso v queiram fazer umas imagens de video, poderemos descer um por vez com o capacete.

Meu e-mail é rogersparaka@hotmail.com

Rodrigo, a Nova Zelandia é show e já tive a oportunidade de fazer no Mt Hutt na ilha sul.

Um abraço
Rogers
Responder com Citação
  #12  
Antigo 16-06-2005, 16:22
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ....

.... desta vez a temporada está se desenrolando como eu havia previsto .... vcs viram a nevasca de ontem na região central da cordilheira .... era destas tormentas que eu estava falando na última mensagem que deixei .... devem acontecer outras ao longo da temporada ... intercalados por períodos de nevadas normais .... tormentas como esta devem acontecer em intervalos de cerca de um mês ...

.... a maior parte das estações está aberta .... nos resorts mais para o sul nevou bem menos .... pois como eu falei, o El Niño afeta menos o sul .... a pedida nesta temporada são os resorts de maior altitude e da cordilheira central .... 3 valles, portillo e las leñas ....

.... já tem neve suficiente em todos os lugares da cordilheira central .... o único inconveniente agora no começa de temporada, é que não se formou um snowpack consistente, portanto algumas pistas podem estar ainda fechadas, e ainda há risco de encontrar algumas pedras pelo caminho .... mas com certeza agora a neve vai estar bem powder ...

... um abraço ....

Edu
Responder com Citação
                
  #13  
Antigo 17-06-2005, 09:50
JAMAL JAMAL está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 16
Padrão

edu, pelo fato da temporada de neve ter começado mais cedo este ano, há uma tendência de terminar mais cedo também?
Responder com Citação
  #14  
Antigo 17-06-2005, 13:58
ricardo13 ricardo13 está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2005
Posts: 1
Padrão

E ai Rogersparaka, beleza???

Eu vi o que vc escreveu e eu tbem vou estar no Refugio nesses dias...vamos fazer umas filmagens...eu tbem tenho uma mini dv...tbem tem um camarada indo comigo...não sei se vc tem uma galera indo com vc, mas eu fiz reserva de 31/07 até 05/08.
Sds, até mais.
Responder com Citação
  #15  
Antigo 19-06-2005, 13:02
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Jamal ....

.... na verdade, se as tendências climáticas se mantiverem ... ou seja ... o El Niño permanecer ativo e fraco, deve ter neve até o começo de outubro .... o único perigo é a temperatura ficar alta demas, e chover ou a neve ficar muito molhada e pesada, pois o El Niño favorece temperaturas mais altas .... porisso sempre é mais garantido os resorts de maior altitude ...

.... vcs devem estar vendo que na região central (3 valles, las leñas e portillo) está bombando, só que no sul (bariloche, chillán,etc) está fraco .... isto é típico de El Niño ....

... um abraço ....

Edu
Responder com Citação
                
  #16  
Antigo 20-06-2005, 12:56
JAMAL JAMAL está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 16
Padrão

valeu Edu! na verdade esse ano vou no final de agosto (26/0 até a primeira semana de setembro (09/09); logo parece que não vei ter muito erro.
Responder com Citação
  #17  
Antigo 20-06-2005, 15:17
luscavone luscavone está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Apr 2005
Posts: 3
Padrão

Jamal, vou pro Valle dia 26 de Agosto também, vai ser minha sétima ida ao Valle, o lugar é show, dessa vez alem da minha familia que vai todo ano comigo vou levar uma galera de 16 amigos que nunca viram neve na vida e pelo jeito esse ano eles vão ter neve pra nunca mais esquecer. Quem sabe nós não nos encontramos lá em agosto.

valeu, boa viagem e pode ir tranquilo
Responder com Citação
  #18  
Antigo 21-06-2005, 17:54
rjsantos rjsantos está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Jul 2004
Posts: 32
Padrão

Dia 4 estou lá em Valle.vamos fazer essa filmagem...
Rodrigo Santos
__________________
Snowboarder
Responder com Citação
                
  #19  
Antigo 22-06-2005, 10:43
Avatar de fmilesi
fmilesi fmilesi está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: May 2004
Localização: Porto Alegre
Posts: 6
Padrão Valle Setembro

Entao Jamal, estou indo eu e mais 5 parceria pro Valle Nevado do dia 2/9 a 11/9, podemos marcar de se encontrar por lá.
Abraço
__________________
Abraço
Fabricio Milesi
Responder com Citação
  #20  
Antigo 22-06-2005, 19:54
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ...

... saiu ontem mais um boletim de tendências climáticas da Direccion Meteorologica de Chile ...

... as notícias são boas, o El Niño continua ativo e fraco, mantendo as tendências de precipitações acima da média nas regiões central e sul do Chile .... por debilitameto dos ventos alíseos, causando baixa pressão sobre o Chile continental, conjugado com fortalecimento do anti-ciclone do pacífico sul ...

.... a diferença das previsões anteriores, é que por conta da entrada de diversos sistemas frontais, as temperaturas estaão mais frias que o normal, e não mais quentes como previsto antes ... isto pode favorecer os resorts de menor altitude, diminuindo a possibilidade de chuva ...

.... existe somente um porém, como as frentes frias estão entrando direto pro Chile central, podem passar batido pelo sul, deixando lugares como chillán epucón com pouca neve, fazndo com queela vá direto pros resorts do norte .... na região austral do chile, já existedeficiência de precipitação .. portanto qanto mais para o sul, mais possibilidade de ter menos neve ...

... um abraço ...

Edu
Responder com Citação
  #21  
Antigo 23-06-2005, 12:31
JAMAL JAMAL está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 16
Padrão

valeu Fabricio e luscavone! vamos nos falando até a viagem. meu e-mail pessoal pra eventual contato é ajamal ARROBA terra PONTO com PONTO br.
Responder com Citação
                
  #22  
Antigo 24-06-2005, 10:27
Lucio Lucio está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2005
Posts: 3
Padrão

Fala galera... aqui é o camarada do ricardo13...
É isso aí, fechamos 5 dias no Refugio Alemán e queremos rodar as estações (Valle, El Colorado, La Parva)... onde tiver mais neve. Segundo o nosso amigo edu, temos grandes chances...
Depois vamos descer pra Santiago, alugar um carro e ficar até o dia 20 em Chillán e Pucón. Ainda vamos planejar melhor, mais essa é a idéia. Se alguém estiver no pique, come join us!
Também se alguém tiver alguma dica de hospedagem barata em Chillán e Pucón, ajudaria muito...
É isso aí... podemos e devemos sim marcar de nos encontrar. É sempre bacana curtir uma trip dessas com uma galera sangue-bom...
Grande abraço a todos.
Lúcio
Responder com Citação
  #23  
Antigo 24-06-2005, 13:56
Mauricio Mauricio está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: May 2004
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 449
Padrão

Lucio,

Como voces vao descer de carro para Chillan e Pucon, acredito que em Chillan a melhor opcão seja Las Trancas. Em Pucon nao se preocupe pois tem muita opcao barata, e so chegar e procurar na entrada da cidade a loja de informacoes turisticas. Tem muito chale completo com cozinha e tudo, com a diaria em torno de 30 dolares/dia, que rateado pela galera é brincadeira ne?? Em Pucon tem um mercado muito bom. É so fazer as compras e encher a geladeira do chalé, que sai mais em conta do que comer todo dia na rua, mas alguem tem que saber cozinhar....

Abs,
__________________
Mauricio
No snow no show
Responder com Citação
  #24  
Antigo 24-06-2005, 13:59
Mauricio Mauricio está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: May 2004
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 449
Padrão

Lucio,

Esqueci de dar uma dica legal que é o centro de ski de Corralco e fica proximo a Temuco que é perto de Pucon. Ano passado Pucon nao estava grandes coisa em relacao a neve, mas Corralco bombou. Acho que vale uma passada por lá.

Valeu.
__________________
Mauricio
No snow no show
Responder com Citação
                
  #25  
Antigo 27-06-2005, 10:45
Lucio Lucio está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2005
Posts: 3
Padrão

Maurício,

Valeu mesmo as dicas!!! Já estão anotadas!!! Se vc ou alguém mais se interessar em ir junto...

Aliás, vi os seus comentários sobre o Inca Lodge em Portillo e deu uma coceira...vou trocar uma idéia com o ricardo, meu brother que vai fazer essa trip comigo. quem sabe, já que a gente vai estar de carro, rola uns 2 dias por lá...

Ze_lemos, vc fez uma bela pergunta...rsrs. vou entrar em contato com o pessoal do Refúgio Alemán. Certamente eles tem uma opção, alguma van, sei lá... te respondo depois...

Abraço a todos,
Lúcio
Responder com Citação
  #26  
Antigo 27-06-2005, 11:50
roberta_alv roberta_alv está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2005
Posts: 2
Padrão Re: Rodrigo santos e Edu

Citação:
Postado Originalmente por rogersparaka
Olá Rodrigo Santos e Edu

Estarei indo para o Chile dia 03 de agosto e ficarei provavelmente no Refugio e frequentarei o Valle Nevado.

Eu tenho um capacete com uma filmadora mini-dv, pois sou pará-quedista. Caso v queiram fazer umas imagens de video, poderemos descer um por vez com o capacete.

Meu e-mail é * Para segurança do usuário, o end. de email foi removido. Use MP para contacta-lo *

Rodrigo, a Nova Zelandia é show e já tive a oportunidade de fazer no Mt Hutt na ilha sul.

Um abraço
Rogers
Responder com Citação
  #27  
Antigo 31-07-2005, 11:46
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ...

... voces devem ter notado que em junho nevou bastante, mas desde o começo de julho a neve sumiu ....

... pois é, a Dirección Meteorológica de Chile divulgou um boletim no último dia 27/7, que explica o que está acontecendo ...

... lembrem-se que eu sempre falei que o El Niño favoreve mais precipitação, ou seja, mais neve .... o que acontece é que desde o começo de julho, o El Niño, que estava já relativamente brando, perdeu intensidade, e em alguns pontos do Oceano Pacífico está quase neutro, inclusive em outros pontos está quase em condições opostas, de La Niña ... embora ainda não se caracterize este evento ....

... a previsão ainda é de neutralidade .... porém quando estes fenômenos estão em transição, fica tudo muito difícil de prever .... ainda se prevê no mês de agosto neve dentro do normal, porém já é possível notar uma tendência de falta de neve .... o final da temporada, setembro e começo de outubro, pode ficar seriamente comprometido se começar um La Niña ...

... um abraço ...

Edu
Responder com Citação
                
  #28  
Antigo 02-08-2005, 11:54
Mauricio Mauricio está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: May 2004
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 449
Padrão

Nevando praticamente em todas as estações do Chile.

Portillo - 50 cm ultimas 24 horas.
Valle Nevado - 20 cm ultimas 24 horas.
Pucon - Nevando.
Corralco - Nevando.

Abraços,

Mauricio
__________________
Mauricio
No snow no show
Responder com Citação
  #29  
Antigo 27-08-2005, 10:59
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ...

.... depois de um mês de julho tenebroso, agosto voltou ao normal ... com neve de boa qualidade ...

.... agora vou recordar vocês de uma coisa que eu sempre repito ... a lua ... eu sempre faleiq ue as luas favoráveis são a lua nova, e principalmente a lua cheia ... mais uma vez isto se confirmou ... eu estava no Chile no dia da mudança da lua nova ... nevou meio metro ... agora a lua mudou prá cheia ... e tá nevando demais por lá ... recebi o repote da minha irmã que chegou ontem em Valle Nevado, ela nem sabe se vai dar prá esquiar hoje, pois o snow storm tá tão forte que é capaz de nem abrirem os lifts ...

.... nunca se esqueçam ... quando forem marcar a data da viagem, sempre dê uma olhada no calendário lunar ... não é garantia ... mas aumenta em muito as possibilidades de pegar um powder ...

... uma abraço ...

Edu
Responder com Citação
  #30  
Antigo 27-08-2005, 19:12
Avatar de diogo
diogo diogo está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: May 2004
Localização: Curitiba - PR
Posts: 13
Padrão Verdade

Edu,

Estou aqui em baixo em Santiago e nao para de chover forte desde ontem. Tem ate umas avenidas fechadas por alagamento.

Na montanha muuuuuita neve.

Abracos

Diogo
Responder com Citação
                
  #31  
Antigo 29-08-2005, 18:25
Avatar de Erik
Erik Erik está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Aug 2005
Localização: Rio
Posts: 39
Padrão

Fala galera,

atualizou o site de Valle Nevado, nevou 2,40 metros desde 6a feira !!! Simplesmente inacreditavel !

Pelo que eu andei sabendo, ningem sobe e ninguem desce com essa neve toda, o caminho esta fechado desde sábado. Alagou Santiago !

Tô indo para lá nesta 4a feira, se alguém que acompanha aqui o site estiver por lá, deixa aqui uma mensagem e a gente combina de dar um rolé neste mar de powder !!

Eu estou sempre acompanhando o Fórum, embora nunca tenha postado no novo (já não tão novo) Fórum. Dou muito valor aos relatos da galera 'in loco', por isso, na medida do possível, vou atualizar com informações das condições no local !

É isso aí, fui !
Responder com Citação
  #32  
Antigo 30-08-2005, 18:47
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ..

... acabei de receber um e-mail do meu cnhado que está em Valle Nevado ...

... diz que nevou muito ... santiago tá inundado e em estado de calamidade pública .... ontem (segunda - 29/ diz que abriu somente até o El Mirador ... no fim de semana tava tudo fechado ... a estrada ainda está fechada ...

.. ele falou que aqueles outdoors com os mapas que tem espalhados pelas pistas estão com neve até a metade .... e parece que amnhã já deve abrir o resto da montanha .... pois o tempo já melhorou ...

.... como eu sempre repito .... olha a lua cheia aí ... dificilmente falha ...

... um abraço ....

Edu
Responder com Citação
  #33  
Antigo 01-09-2005, 16:16
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Zé ...

.... o tempo já havia mudado durante a lua cheia que começou em 19/8 .... e seguiu com precipitações até a lua minguante ... dia 26/8 ... e parou logo que mudou a lua ... de qualquer forma o ciclo que terminou com esta última grande nevada, se iniciou na lua cheia ....

.... é uma coisa que acontece não com tanta frequência, porém existem situações onde o tempo fica instável na lua cheia e só melhora depois que a lua muda prá minguante ... mas o mais comum é o tempo mudar entre 48 horas antes e 72 horas depois das luas cheia e nova ...

.... as luas cheia e nova são chamadas de sizígia ... a amplitude das marés é maior nessas luas .. e maré não existe só no mar, o continente e a atmosfera são sujeitos à maré .... como a amplitude é maior, o movimento é maior, portanto favorece instabilidades ....

... um abraço ...

Edu
Responder com Citação
                
  #34  
Antigo 03-09-2005, 20:59
Avatar de Erik
Erik Erik está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Aug 2005
Localização: Rio
Posts: 39
Padrão

Estou neste momento em Valle Nevado, as condiçoes estao fantasticas ...


A nevasca do fim de semana passado foi tao grande que soterrou por completo os carros noi estacionamento...

quando cheguei na 4ª feira ainda estavam desenterando os carros, a escada que leva ao Fast food Slalom ficou completamente enterrada debaixo de neve, o restarante do meio da montanha, o Bajo Zero ficou praticamente soterrado.

Tem MUUUITA neve, o fora de pista esta muito bom, o Valle Olimpico esta classico. A neve foi tanta que eles so conseguiram abrir o poma de tres puntas na 6ª feira, estava fenomenal , fiz varios First Tracks.

Hoje voltou a nevar e so abriram o Prado e o Mirador, mesmo assim, muito powder.

A Base esta absurdamente alta, essa temporada vai longe...

e isso ai,

Fui...
Responder com Citação
  #35  
Antigo 05-09-2005, 01:13
halmer halmer está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Aug 2005
Posts: 10
Padrão Pucon e Chillan - Esta demais!!!!

Galera, chei em Pucon hj e confesso que estava com medo de nao pegar neve aqui. Tinha 2 metros de neve em apenas uma semana pois semana passada, a pista estava fechada por falta de neve!!!! Fiquei o dia inteiro na estacao e o dia inteiro nevou!!!! Ontem passei em Chillan e a mesma coisa muita neve e nevando o dia inteiro!!!! O bixo ta pegando por aqui!!!!
Quem quiser dicas sobre Pucon pode entrar em contato comigo pois [e uma trip sem igual, o visual e maravilhoso a cidade muito louca e um hotel 5 estrelas quase de graca om um SPA animal, nada melhor do que esquiar o dia inteiro e depois pegar um Spa !!!!
Falaram que este ano vai ate meados de outubro!!!!
Responder com Citação
  #36  
Antigo 21-09-2005, 16:21
Avatar de Erik
Erik Erik está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Aug 2005
Localização: Rio
Posts: 39
Padrão

Edu,

você disse que quando o El Niño está ativo, a maior evaporação no Oceano Pacífico aumenta a precipitação na cordilheira dos Andes. Eu pergunto : Se a temperatura da Terra aumenta isso significa que aumentará a precipitação nos Andes ? É valido esse raciocínio ? Tem algo de bom para nós praticantes do Snowboard nesse provável aquecimento global ?
Responder com Citação
                
Resposta


Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Previsão de 15 dias complicada em 3 Valles/Chile Erni SnowTrips - Hemisfério Sul 17 25-07-2007 12:14
PREVISÃO CHILE: Julho-Setembro snowbird SnowTrips - Hemisfério Sul 0 29-07-2005 18:56
Ski Chile - Agosto 2005 niquebarros SnowTrips - Hemisfério Sul 5 29-06-2005 19:55
Previsão de Neve - Chile e Argentina 2004 Silvio SnowTrips - Hemisfério Sul 213 29-06-2005 11:58
NEVE 2005 - Chile e Argentina Alexandre SnowTrips - Hemisfério Sul 7 13-06-2005 20:40


Horários baseados na GMT -2. Agora são 06:17.


Powered by vBulletin® Version 3.8.9
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil
© SNOWBRASIL 2009. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. webmaster @ snowbrasil . comAd Management by RedTyger