Voltar   Forum Snowbrasil > SnowTrips > SnowTrips - Hemisfério Sul

Resposta
 
Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 07-06-2005, 03:09
Alexandre Alexandre está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 263
Padrão NEVE 2005 - Chile e Argentina

Galera

Abri este tópico para reunir informações sobre as condições de neve nas estações. Para o assunto previsão já existe o tópico aberto pelo Edu.

A temporada de 2005 já começou em algumas delas, mas as condições ainda não se firmaram a ponto de justificar alguma euforia. Até agora a única diferença para o ano passado é que as águas do Pacífico permanecem um pouco mais aquecidas do que o normal favorecendo a precipitação nos Andes e tirando a zona de alta pressão de cima da região central do Chile (Meteochile, informe de maio). E isto já é um enorme ganho.

Portillo com 2,25m acumulado e 40cm de base, programou a abertura para 17/06. A continuar assim só abrirá para hospedes (idem 2004).

Vale Nevado, La Parva e Colorado com, respectivamente 1,38m/-/0,85m acumulados e 40/50/25cm de base, estão programados para os dias 11, 09 e Colorado já está aberto. A Webcam de Colorado mostra uma situação que preocupa, a neve que caiu já se foi e as pistas estão sendo mantidas artificialmente. Se está assim em Colorado, Valle e La Parva estão em condições no máximo "menos" ruins.

Caminhando para o sul, Las Lenas que abre dia 17 tem 3,70m acumulados e 90cm de base. Me parece a estação com melhores condições a julgar pelas Webcams.

Chilam abriu algumas pistas e informa 1,10m acumulados (precipitação acumulada ou base compactada?).

Bariloche e Chapelco programadas para 18 e 11/07 não tem reportes e a webcam de Bariloche continua desativada. Soube que andou chovendo na região. Vai ver que é por isto que eles só divulgam fotos de Bariloche e Chapelco do mês passado.

Em termos de previsão (desculpe Edu), Snow-forecast informa que, irá nevar fraco hoje (7/06) e forte entre sexta e sábado em Portillo, Valle, Colorado, La Parva e Las Lenas, sendo que a precipitação será maior no lado chileno. Para Chillan, neve e chuva. Para Bariloche e Chapelco neve durante toda a semana porem de fraca intensidade. Geama/UFRJ confirma as precipitações porém apresenta previsão de zona de alta pressâo na região de Santiago o que siginifica que poderemos ter neve somente na região de Chilan, Bariloche e Chapelco. Vamos torcer pelo Snow-forecast.

Se realmente nevar garante o mínimo para quem está indo neste início de temporada, caso contrário é possível o adiamento de abertura de algumas estações.

Boa e Muita Neve

Alexandre
Responder com Citação
  #2  
Antigo 07-06-2005, 09:05
Francescocarnevale Francescocarnevale está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2005
Posts: 20
Padrão Re: NEVE 2005 - Chile e Argentina

Fala Alexandre,

Tenho uns amigos em Bariloche, que me falaram que na base não tem neve e parece que chove a tres ou quatro dias, porém espera-se neve para o final de semana quanto a Valle, La parva e Colorado, não é que vc me deixou preocupado, estou saindo na sexta para Valle, vou procurar algum macumbeiro do bom , para ver se rezando cai neve, hehe.

Posto informações direto de valle.

Abs
Responder com Citação
  #3  
Antigo 07-06-2005, 11:00
Beth.Ba Beth.Ba está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2005
Localização: Salvador
Posts: 4
Padrão

Seu macumbeiro deve ser bom Francesco, pois hj voltou a nevar em Valle!
Responder com Citação
                
  #4  
Antigo 07-06-2005, 14:12
Mauricio Mauricio está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: May 2004
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 449
Padrão

A situação de Chapelco é a seguinte:

Base: Pisada 15cm, ultimas 24 horas 15cm, na temporada 1,95 m
Intemedia: Pisada 1,25m, ultimas 24 horas 60cm, na temporada 4,30m
Topo: Pisada 1,40m, ultimas 24 horas 70cm, na temporada 5,50m

Confiram no site: http://www.cerrochapelco.com/english01/home.htm

e depois clique nas nuves (weather report). A atualização está sendo diária.
__________________
Mauricio
No snow no show
Responder com Citação
  #5  
Antigo 07-06-2005, 14:21
Daniel RC Daniel RC está offline
Membro Junior
Gelo
 
Registrado em: Jun 2005
Localização: Belo Horizonte
Posts: 10
Padrão

sim, voltou a never no Valle de novo... no site eles já tavam com previsão de neve para hj, e nao é que acertaram mesmo... mas amanha nao nevará segundo eles... ficará com tempo nublado...
Responder com Citação
  #6  
Antigo 08-06-2005, 13:49
gustavo gustavo está offline
Membro
Hard Pack
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 92
Padrão

Pessoal,

Concordo com o Alexandre quanto ao excesso de euforia. Contudo, este ano está bem melhor que ano passado quanto a quantidade de neve caída e neve na base, principalmente para Tres Vales e Las Lenas. Ano passado se não me engano, houve uma nevada em abril, depois seca até 1 nevada em junho (durante um dia) e ponto final. Eu acho que este ano para o início está bom (nem ruim e nem espetacular).

Quanto a Bariloche...repito. Esqueçam a base. A base fica a 1000m. É muito baixo para aquela latitude. A base só fica esquiável uns 30%-40% do tempo. É sempre assim, vem neve e menos de uma semana depois não tem mais. Entretanto, na maioria das vezes que vem a chuva, vem neve nas partes mais altas.

Quando olharem para o mapa da estação, só levem em consideração de 1200m para cima (eu só conto com 1600 para cima). Não é válido o desespero, pois tenho certeza que na parte de cima tá bem descente. Vale a pena lembrar que a maior parte das pistas e espaço está de fato acima de 1600m.

Não conheço Chapelco mas sei que a base fica a 1200m. Por isso é mais comum ter mais neve na base de Chapelco que de Bariloche.

A parte climatológica eu deixo para os nossos meteorologistas amadores (com todo respeito) de plantão. Tomara que a coisa só venha a melhorar.

[]s

Gustavo
Responder com Citação
                
  #7  
Antigo 09-06-2005, 13:00
Avatar de edu.link
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Posts: 178
Padrão

Fala Galera ....

.... como eu já expliquei antes, axistem duas coisa, tempo e clima ...

... o tempo é o dia à dia ... neva hoje, chove amanhã, sól depois de amanhã .... estas coisas são difíceis de prever com muita antecedência, aqui na américa do sul, que temos menos instrumentos, não são confiáveis para mais de 4 ou 5 dias ...

.... clima é a tendência de como o tempo vai se comportar num longo prazo .... isto sim importa, pois define como o tempo irá ser ao longo da estação ....

.... estamos muito no começo da temporada para dizer como vai ser ... porém as tendências climáticas indicam que teremos uma temporada normal com possibilidade de algum excesso de precipitação, por conta do El Niño que está fraco, porém ativo ainda .... a precipitação pode ser chuva ou neve, dependendo da temperatura .... o El Niño favorece temperaturas mais altas, portanto cuidado com centros de ski com baixa altitude, como Chillán e Bariloche, pois terão maior probabilidade de chuva ... outra coisa, o El Niño afeta menos as latitudes maiores, portanto quanto mais para o sul, menor a influência dele .... neste caso, Pucón e Ushuaia por exemplo, são menos afetados ....

.... eu acredito que esta temporada irá ser melhor nos 3 valles, Las Leñas e Portillo .... Chillán e Bariloche terão mais chance de chuva ... e os resorts mais ao sul serão pouco afetados ... devendo ter uma temporada na média ...

um abraço ...

Edu
Responder com Citação
  #8  
Antigo 13-06-2005, 20:40
Alexandre Alexandre está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Jun 2004
Localização: Rio de Janeiro
Posts: 263
Padrão

Galera

A neve que caiu a semana passada, principalmente no final da semana, garante condíções variando de média a boa em todas as estações afastando definitivamente o risco de um início de temporada fraco.

PORTILLO, aparentemente, foi a estação que mais neve recebeu. Com uma nevasca sensacional (+ou- 1,70m precipitados) passou a ter (3,95m acumul/1,60m de base), 99% de chances de abrir as pistas tb para os não hóspedes. Deve estar excelente e, se eu não me engano, já ultrapassou a situação de julho de 2003.

COLORADO, VALLE NEVADO E LA PARVA, receberam menos neve que Portillo e na proporção de suas altitudes (+ou- 0,90 m em Valle). Valle passou a ter (2,23m acumul/ 0,80m de base), Colorado (1.50m acumul/ +ou - 60 de base) e La Parva ficou com +ou - 0,30m de base. A webcam de Colorado mostra o cerro totalmente branco. Nem todas as pistas de Colorado e La Parva estão abertas o que significa que apesar da boa nevada existem setores que estão com pouca base. Valle, por estar em maior altitude deve estar melhor.

LAS LENAS continua muito bem obrigado (4,10m acumul/ 0,60 a 1,85 de base) e apesar de não ter recebido tanta neve quanto as estações anteriores, a precipitação ocorrida a manteve em boas condições. Pelas webcams pode-se perceber que as encostas estão totalmente brancas o que não ocorria a duas semanas atrás.

CHAPELCO (obrigado Maurício) com tanta neve quanto a região dos Três Vales abriu no final de semana. Com (5,20 acumul/1,50 de base) deveria ter aberto mais pistas, como não conheço a estação não sei o que ocorreu. A webcam ainda não está operando.

BARILOCHE continua sem reportes ou webcams, mas recebi notícias de que nevou até a base. Cerro Bayo que fica próximo abriu a temporada e o reporte informa 1,00 m sem discriminar se é acumulado ou base. Estou esperando dia 18 com grande ansiedade.

CHILLAN continua com a mais tímida das situações, andaram abrindo mais algumas pistas mas a neve que caiu, a considerar o reporte, foi pouca passando a ter 1,15m (acumulado ou base?) no setor intermediário.

Em Portillo, Las Lenas, Chapelco, Chillan e Bariloche nevou dia sim dia não durante toda a semana com maior precipitação no final, na região dos Tr~es Vales nevou apenas no final de semana.

Hoje continuava nevando de Portillo a Las Lenas. Chapelco, C.Bayo e Bariloche estavam com sol e Chillan encoberto.

Salvo alguma reversão no clima, a previsão de uma boa temporada vai se confirmando o que ao menos ajuda a curar as úlceras adquiridas na loteria da temporada de 2004.

Boa Neve

Alexandre
Responder com Citação
                
Resposta

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Argentina X Chile Mônica SnowTrips - Hemisfério Sul 19 22-08-2008 21:06
com milhas ..... CHILE OU ARGENTINA??? Nicolai05 SnowTrips - Hemisfério Sul 10 03-06-2007 21:39
Previsão de Neve - Chile - 2005 edu.link SnowTrips - Hemisfério Sul 35 21-09-2005 16:21
Ski Chile - Agosto 2005 niquebarros SnowTrips - Hemisfério Sul 5 29-06-2005 19:55
Previsão de Neve - Chile e Argentina 2004 Silvio SnowTrips - Hemisfério Sul 213 29-06-2005 11:58


Horários baseados na GMT -2. Agora são 06:16.


Powered by vBulletin® Version 3.8.9
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil
© SNOWBRASIL 2009. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. webmaster @ snowbrasil . comAd Management by RedTyger