Voltar   Forum Snowbrasil > SnowTrips > SnowTrips - Hemisfério Sul

Resposta

Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 21-07-2006, 14:40
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder

Padrão SÓ Previsão de Neve 2006

Fala galera ...

... primeiro, gostaria de dizer que criei este tópico para previsão de neve ... portanto peço a todos que evitem colocar mensagens sobre outros assuntos ... senão este tópico vai ficar como o outro que criei .... 12 páginas, e boa parte delas cheias de assuntos que não tem nada a ver com o tema ... obrigado ...

.... foi emitido hoje, um aviso meteorológico da Dirección Meteorologica de Chile ... há previsão de nevar até a terceira região do Chile a partir de segunda a tarde .... coisa não muito comum, pois já fica ao norte ... vem entrando no Chile um sistema frontal forte ... na patagônia já está nevando, e deve nevar nos demais lugares ... lembrem-se do que eu sempre digo com referência a lua ... pois é, lua nova semana que vem ...

.... mais uma vez as previsões estão se confirmando ... lembrem-se do que eu coloquei no primeiro post do outro tópico .... vários dias de sól, intercalados com nevadas ... é exatamente o que está acontecendo agora ... houveram algumas nevadas boas, intercaladas por períodos de sól .... tanto que a neve fica boa alguns dias, depois fica dura e derrete ..

.... abços ...

Edu
Responder com Citação
Antigo 21-07-2006, 22:03
Mônica Mônica está offline
Membro Senior
Puro Powder

Padrão

E aê Edu.
Muito legal a sua iniciativa.
Me diz uma coisa, tô indo pra Bariloche dia 26 e Chapelco dia 29. Será que já dá pra ter uma idéia se irei pegar a fase de neve dura derretendo ou o contrário, como espero.

Mônica
Responder com Citação
Antigo 24-07-2006, 20:44
Eriko Eriko está offline
Membro
Hard Pack

Padrão

Bela iniciativa Edu,

Vc tah verificand de algum site essas informacoes??
Ateh agora o q apresenta um forecast mais confiavel na minha opniao eh o : "http://www.snow-forecast.com/resorts/Chapelco.shtml"

[ ]ssss

q venha a neve
Responder com Citação

Antigo 25-07-2006, 18:06
Bandit Bandit está offline
Membro
Hard Pack

Padrão

Renata,
Você pode ir monitorando o clima em Bariloche pelo www.snow-forecast.com
Eles liberaram temporariamente as previsões de 6 dias.
Da uma olhada lá enquanto o Edu não aparece com outra previsão da NASA.
Responder com Citação
Antigo 02-08-2006, 21:29
edu.link edu.link está offline
Membro Senior
Packed Powder

Padrão

Fala Galera ...

.. boas notícias ....

.... foi emitido ontem boletim de tendencia climaticas da Dirección Meteorologica de Chile ... como eu falei em abril, as coisas estavam meio instáveis ... e estão ... agora existe uma anomalia positiva de temperatura da superficie do mar, chegando até +2 graus ...

.... condições tendendo para El Niño, embora ainda não se possa caracterizar o fenômeno ... de qualquer foram vai nevar (ou chover) mais ... inclusive se prevendo tormentassignificativas até o final da temporada ... portanto quem tem viagem marcada, até mesmo para setembro, pode ficar mais tranquilo .... vai ter precipitação .chuva ou neve ...

.... só não são tudo boas notícias, pois a previsão será de temperaturas mais altas ... isto significa mais chuva no lugar de neve ... condições de neve se deteriorando mais rápido ... etc ...

.... como eu outros anos eu aconselhei ... procurem ir para resorts de maior altitude .... pois com estas condições picos como Chillas, Pucone outros, são perigosos ...

.... abços ...

Edu
Responder com Citação
Antigo 03-08-2006, 02:07
mbacchi mbacchi está offline
Membro
Hard Pack

Padrão

Graaaaaande Edu! Graaaaaaaande El Niño....

Fala uma coisa... Se o freezing level estiver baixo, qquer precipitação quer dizer neve correto?

Las Leñas dia 11!

Abraço
Responder com Citação

Antigo 03-08-2006, 13:00
Caetano Correa Caetano Correa está offline
Membro Senior
Puro Powder

Padrão

Bacchi,
desculpa entrar na conversa, só tô tentando ajudar. Você está quase correto na sua afirmativa. Só que quando você diz freezing level baixo, tem que ser igual ou abaixo à base da estação, para ser neve na certa. Ocorre, às vezes, de chover na base e nevar no topo, mesmo com o feezing level relativamente baixo, tipo 200 metros acima da base. Mas se o que você disse por baixo for abaixo ou igual ao pé da montanha/estação, aí sim, neve na certa!
THINK SNOW
Responder com Citação
Antigo 04-08-2006, 01:50
mbacchi mbacchi está offline
Membro
Hard Pack

Padrão

Beleza Caetano, entendi!

É isso aí!

Neve e amém.
Responder com Citação
Antigo 04-08-2006, 13:58
Alexandre Alexandre está offline
Membro Senior
Puro Powder

Padrão

Galera

Depois de muito garimpar acho que encontrei o modelo de previsão usado pelo Snow-forecast.

Em www.cptec.inpe.br/prevnum/ existem três modêlos de previsão de precipitação (chuva ou neve dependendo da temperatura local); Regional ETA, Global e Ensemble. Pelo meu acompanhamento o que bate com as previsões do Snow-forecast é o Global, porém, por ter estado fora do Brasil durante a nevasca do fim do mês passado não pude fazer a checagem final.

Como o Snow-forecast está prevendo uma nova nevasca a partir de segunda-feira, fica aí a oportunidade de acompanhar a evolução das previsões pelos dois sites e assim verificar se usam o mesmo modêlo ou não.

Se as previsões baterem teremos uma ferramenta de maior alcance que o Snow-forecast porque o Global fornece previsão para 7 e 15 dias (e é de graça). Para segunda os dois sites estão com previsões muito semelhantes.

Edu

Parece que o esquema da lua irá se concretizar, dia 9 é lua cheia e os sites estão prevendo boa neve vindo por aí. Só espero que se houver nevasca, que venha antes do dia 11. Assim se alguem tiver que ficar jiboiando dentro do quarto é melhor que seja vc do que eu.

Brincadeiras a parte, estou mesmo é torcendo para que só neve durante a noite, assim todos nós teremos dias perfeitos.

Boa Neve
Responder com Citação

Antigo 04-08-2006, 14:07
Caetano Correa Caetano Correa está offline
Membro Senior
Puro Powder

Padrão

Alexandre,
não duvido que o snow-forecast faça uso desse modelo do INPE. Mas também não descarto que o administrador do site tenha um acordo com as estações, para que elas enviem a previsão dentro dos parâmetros da página.
Afinal de contas, nesse caso as estações ajudam o administrador e o administrador ajuda a estações, certo?
Abs.,
THINK SNOW
Responder com Citação
Antigo 04-08-2006, 15:04
Alexandre Alexandre está offline
Membro Senior
Puro Powder

Padrão

Caetano

Provavelmente o Global não é um modêlo do Inpe, deve ter sido desenvolvido por algum grupo de instituições de pesquisa (públicas e privadas) e aberto a entidades do ramo metereológico e ao público em geral.

Com quase toda certeza, o Snow-forecast não utiliza dados metereológicos de estações da A.Sul para efeitos de previsão pois não se justifica bancar uma rede mundial de previsão metereológica apenas para orientar esquiadores. Para ser sincero eu não acredito que eles façam previsão e sim um trabalho de filtrar e divulgar dados e análises obtidos de terceiros.

Pode ser que eles mantenham contato direto com as estações de ski, mas isto, se ocorre, funciona na Europa, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. Pelos reportes semanais do Chile e Argentina percebe-se claramente que é um trabalho de verificação via site das estações.

Este ano eles incorreram em erros (ou enganos, como preferir) principalmente com relação a Chapelco anunciando mais de 2 m de neve no topo enquanto o próprio site de Chapelco informava 65cm. Apesar de avisados (mandei um e-mail para eles informando do erro) eles não corrigiram e mantiveram (acho que até hoje) em 2m e cacetada, que na verdade é o total de neve precipitada ao longo da temporada.

O trabalho deles é louvável , muito útil para todos nós e eu sou o primeiro a aplaudir, mas, cada coisa em seu lugar....

Boa Neve
Responder com Citação
Resposta

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts