Tópico: Chile 2007
Ver um Único Post
Antigo 04-05-2007, 05:03
Alexandre Alexandre está offline
Membro Senior
Puro Powder

Padrão

Davi

Tentei mandar uma msg antes mas ela se perdeu nos desvãos do site. Deixei para lá pois já haviam em parte respondido suas dúvidas.

Lendo porém sua última msg acima não posso deixar de comentá-la porque ela vem de encontro ao que eu venho dizendo a muito tempo "O Chile não é mais caro que a Argentina".

Esta é uma posição minha, a qual sei, não compartilhada por muitos daqui do site. Entendo porém que há uma tendência a se generalizar o modêlo de viagem específico de cada um e sem querer acaba-se torcendo um pouco a verdade.

Por exemplo, pessoas que viajam sem família normalmente não percebem que o custo de alimentação de uma família por 5 dias é muito superior ao do aluguel de roupa para o mesmo prazo e que desta forma algum trocado a mais gasto neste item não faz a mínima diferença no total da viagem.

Já viajei só, com família e em grupo. Já fui na baixa, na alta e na média estação e comprovei (para mim) que cada uma destas viagens teriam praticamente o mesmo custo fossem elas para a Argentina ou Chile.

Ano passado no Chile gastei (US$ 1300) para passar 12 dias, sendo 8 (efetivos) nos Três Vales e 4 em Santiago. Este ano uma viagem para passar 5 dias (efetivos) em Las Lenas (sem comida) e 2 meia boca em BA no mesmo esquema, está por volta de US$ 1600.

Tomando como base suas dúvidas para melhor demonstrar meu ponto de vista:

1 - Quanto ao problema das roupas Santiago é mais barato que qualquer lugar da Argentina a não ser que vc queira comprar roupa xepa de feira em Bariloche. Roupas de qualidade são caras em qualquer lugar do mundo e são feitas para quem passa três ou quatro meses por ano, anos a fio, encarando a neve. Não são feitas para entusiastas de 5 dias ano sim ano não.

A partir de meados de julho em Santiago vc pode comprar roupas razoáveis, uma calça da Maui sai por R$ 100,00 e uma parka por R$ 200,00, Burton (modêlos mais simples) e congêneres por R$ 200,00 a calça e R$ 300,00 a parka. Duvido que vc ache alguma coisa minimamente decente em qualquer lugar da Argentina por preço menor, com o detalhe de que a partir de 1 de agosto estes preços caem em torno de 30%.

Se vc não pretende comprar roupa para toda a família a saída é alugar e aí amigo não tem jeito, vais pegar roupa fedida na Argentina ou no Chile. O macete no Chile é não alugar nas estações. Alugue em Santiago (pelo prazo em que ficar na montanha) porque alem de mais em conta a roupa teve tempo de arejar, ao menos, um dia a mais.

2 - Preços do lift é função do que a estação oferece.

Nos últimos 5 anos não ocorreram casos de acidentes (ao menos que eu soubesse) nas principais estações chilenas. Em 2004 2005 e 2006 ocorreram acidentes em Bariloche, Cerro Bayo e Chapelco respectivamente. Cabe ressaltar que nestas três estações os equipamentos foram em sua maior parte modernizados e é pouco provavel que isto volte a acontecer. Pessoalmente, acho que a melhor infraestrutura (hoje em dia) em termos de lifts é a de Bariloche.

Mas lift não é tudo, segundo relatos de um amigo que viajou para La Parva conosco e depois foi para Bariloche o serviço de preparação das pistas deixa a desejar. Enquanto que nas estações dos Três Vales os equipamentos passam à noite e cedo pela manhâ, em Bariloche mal se via equipamento trabalhando (este amigo estava hospedado na base do Cerro). Se vc não faz fora de pista em família isto faz uma grande diferença.

Nos Três Vales nenhuma das estações fecha por inteiro, até porque se houver neve, tem neve em toda a montanha e se nevar mais forte a parte baixa, de todas, continua funcionando. Em Bariloche e Chapelco a coisa não é bem assim. É grande a probabilidade de não haver neve (ao menos o minimo que traga segurança) até meia montanha e se nevar forte durante o dia eles fecham a parte alta, e aí! Bem, e aí vc pode ir passar o dia bebendo chocolate quente com a família. Em 2005 uma galera daqui do site viajou para Chapelco e passou mais da metade dos dias dentro do quarto por excesso de neve.

3 - Hospedagem

Não conheço as pousadas de Farellones, mas conheço e muito bem, o padrão chileno de hotelaria onde via de regra numero de estrelas representa exatamente o que significa. O mesmo não ocorre em Bariloche e em BA, (não posso falar de Chapelco porque nunca estive lá).

Quando se fala em 5 estrelas o nível ainda é semelhante, mas daí para baixo não há comparação. Estrela por estrela os hotéis chilenos são mais baratos.

Quem acha que está fazendo um puta negócio se embibocando em uma pensão barata em Bariloche não parou para ver os preços do albergue de Portillo.

Tá bão gente (sic) sei que as acomodações do alberque de Portillo não são nenhuma maravilha. Mas cabem as perguntas. Tem sauna e quatro refeições em algum albergue de Bariloche? Vc cai da cama e está na pista?

4 - Comida

No Brasil se come melhor e mais barato (a não ser que vc viva de Habbibs e Mac Donalds da vida). A região de Bariloche, Vila Angostura e ...San Martin? tem excelentes restaurantes para todos os gostos e bolsos e isto vc não vai encontrar nos Três Vales, mas o preço da comida em geral é o mesmo.

Esqueci! Em 2005 o cachorro quente no Cerro Catedral estava 2 reais mais barato que em El Colorado.

5 - Passagens aéreas

Não verifiquei a diferença de preços da Gol e da Tam para Santiago e Bariloche, mas tenho a impressão que Santiago deve ser mais em conta.

Lan Chile pratica sempre os maiores preços, não vale a pena nem consultar,ainda que agora esteja operando na Argentina também.

Uma alternativa barata para Bariloche é a Aerolíneas. Mas aí meu amigo vou te pedir um favor, tire uma foto daquele Boeeeeiiingguinho safado para eu mandar para meu pai que está aposentado da Vasp a vinte e cinco anos. Ele vai ficar satisfeito de saber que aquele avião (no qual ele se aposentou) continua voando quase 40 anos depois de construido.

7 - Conclusão

Este preço que vc tem está muito bom principalmente levando em conta que esposa e filhos requerem um conforto maior. Embora Farellones não tenha (nem sonhando) a mesma estrutura de Bariloche ou San Martin, não deixa de ter seu charme.

8- Dicas rápidas

Quanto as estações e dependendo do nível da turma, recomendo 2 dias em El Colorado (10 min) para aclimatar a garotada 1 dia em Vale (30 min de Farellones), 1 ou 2 dias em La Parva (6 min).

Em El Colorado compre os tíckets em uma loja que fica em um prédio amarelo (só tem um) na mesma rua e a 100 m do prédio da estação. Não perca nem tempo tentando comprar no guichê da estação.

Se o nível da turma for iniciante, em La Parva não entre pelo prédio principal, siga na mesma rua até o final e vc chegará na área para principiantes.

Galera

Todos nós buscamos gastar bem nosso suado dinheirinho e faz parte, felizmente, da cultura deste site ajudarmos uns aos outros. Temos que ter cuidado porém com certas afirmações.

Sei que a princípio posso parecer meio incoerente, principalmente depois de passar a msg toda afirmando coisas que vivenciei. Meu intuito porém foi enfatizar que o que foi verdade para uns não necessáriamente será para os demais.

Davi

Desculpe, por utilizar sua deixa,mas vc levantou a bola e eu não podia deixar passar a oportunidade.

Boa Neve

Ps- Esqueci de falar dos equipos, mas isto fica para outro dia.
Responder com Citação