Galera
O início de temporada realmente não anda lá muito animador, mas a coisa não está assim tão feia. Tirando os Três Vales, onde a situação está realmente ruim, não há tanto motivo para alarme quanto às estações restantes.
Por todas as estações nevou, choveu, fez sol, nevou de novo mas mesmo assim, aos trancos e barrancos, o saldo acabou positivo em todas elas.
Las Lenas está a todo vapor e se dá para escolher é a pedida da hora. Boa cobertura, nevou dia sim dia não, baixas temperaturas, não há do que reclamar (a não ser o fato de vc não estar lá agora).
Chilan se recuperou e parece que vai muito bem (a se confiar nos reportes deles) com boa cobertura até a base. Se não chover durante a semana eu a colocaria como segunda opção.
Bariloche passou a semana aberto dos 1200 para cima o que (na opinião de muitos, inclusive minha) é mais normal do que ter neve até a base. Não é nenhum prejuízo este fato pois grande parte das pistas está acima desta cota e dali para cima tem nevado razoavelmente.
Portillo, aproveitando a excelente nevasca que ocorreu no início do mês vai se mantendo. E o fato deles abrirem para visitantes (muito bem alertado na msg do Maurício) é sinal que o que caiu por lá aguenta o tranco por mais algum tempo. Sem esquecer que ontem nevou cerca de 10 cm.
De Chillan até o sul desta vez mais nevou do que choveu e apesar da neve andar bem úmida do lado argentino foi o suficiente para garantir a abertura de Chapelco. Todas as outras estações ao sul; Pucom, Corralco, Antillanca no Chile e Cero Bayo (tb com problema nos lifts) e Chapelco na Argentina estão ou abertas ou abrindo dia 1/7 (férias escolares por lá).
Três Vales. Bem, ontem nevou cerca de 5 cm e esta é a única boa notícia. Dá para aguentar até amanhâ e é só.
Pelo site da Nasa (
www.weather.msfc.nasa.gov/GOES/goes_es.html , para quem gosta) é possível estimar a chegada de nova frente fria entre 27 e 28 que deve atingir inclusive Três Vales e Portillo. Existe boa nebulosidade de Chilam para o sul e se as temperaturas não subirem é bem provavel que neve durante maior parte da semana. Vamos torcer.
Boa Neve
PS1: Extremamente antipática a política de Vale Nevado de não reportar o que está acontecendo. Entre a simpatia de El Colorado (que apesar disto ainda não liberou as web-cams) e a exuberância (em termos de opções de pista e fora de pista) de La Parva, Vale Nevado vai mostrando sua cara (seria melhor fazer como Portillo em 2004 que dizia que infelizmente não tinha neve suficiente para todos e portanto primeiro os hóspedes). Não gasto meu dinheiro por lá. Ô povo metido a besta.
PS2 : Porra Igor, se quer falar comigo atende o telefone.