Ver um Único Post
Antigo 27-06-2011, 12:05
edulink edulink está offline
Membro Senior
Puro Powder

Padrão

Fala Galera ...

... primeiro vou esclarecer a questão do Migg ... como vc deve saber, as luas são reponsáveis pela variação de maré, e maré existe não só nos oceanos, com na atmosféra e até nos continentes (que tem a amplitide de milímetros) ... nas luas nova e cheia, as marés são de sizígia, enquanto nas luas crescente e minguante são marés de quadratura ... as marés de sizígia tem maior amplitude ... portanto criam movimentos de maior massa ... no caso da atmosféra, o maior movimento favorece as instabilidades ... isso não pe uma regra exata ... meteorologia é pura probabilidade e estatística ... o fato é que tenho observado ao longo de 12 anos de observações, uma certa correlação entre as marés de sizígia e as nevadas ... isso também se observa no mar ... quando ocorrem as maiores ondas ...

... com referência ao vulcão ... as cinzas vulcânicas favorecem as precipitações (chuva e neve) ... na atmosféra, o vapor de água fica livre, e para se condensar precisa de algo que chamamos de germen de cristalização, ou seja, algo sólido ou líquido em suspensão no ar, onde as moléculas de água podem se aglutinar ... os germens podem ser poeira, fumaça ou cinzas (que nada mais são do que poeira) ... cristais de sal (maeresia) ... etc ... se não houverem germens de cristalização, o ar fica super-saturado de vapor, mas esse não se condensa ... resumindo ... cinzas ajudam a formação de precipitação ...

... falando da neve agora ... pelo menos as web cams mostram as montanhas branquinhas ... já é um alívio ... tem previsão de pouca neve nos próximos dias ... o que não vai adiantar muito ... mas mantenho minha previsão ... acho que nas próximos duas semanas deve nevar bem de novo e as estações de ski devem abrir ...

.... abço ...

Edu
Responder com Citação