Citação:
Postado Originalmente por tyola
nao e nao eu tou aqui agora , com carro alugado , venho pro Chile a 15 anos ,pode vim com a sua , valida é logico , vc anda aluga , vai pra argentina pelos passos sem problemas, legal é opinar sabendo , nao ouvi flar , parece a minha vó .....desculpa aew 
|
Creio que "na prática" não haverá problema em conduzir com a carteira nacional. Agora assegurar com toda a certeza é irresponsabilidade, afinal até o Ministério das Relações Exteriores indica a sua utilização:
Para conduzir ou alugar automóvel o turista deve solicitar emissão de Carteira de Habilitação Internacional junto ao Automóvel Clube do Brasil. Essa carteira não poderá ser obtida no Chile por turistas estrangeiros. Embora, em tese, entendimentos entre os dois países permitam que as carteiras de motorista brasileiras sejam oficialmente reconhecidas no Chile, e vice-versa, verifica-se, na prática, a necessidade de que o turista, para evitar problemas com as autoridades de trânsito locais, ainda porte Carteira de Habilitação Internacional.
Vai que um "carabinero" resolve encrencar com o cara lá no final do Chile, pode acabar estragando uma viagem ou, no mínimo, gerando alguns inconvenientes...
NA PRÁTICA, todavia, eu já fui para Argentina, Uruguai e Chile, em todos os casos fui parado pela polícia, tendo bastado a carteira nacional... Nos EUA também bastou.
Ps.: os patrulheiros que ficam logo na fronteira da Argentina com o Brasil são os mais corruptos que já vi... o viajante já deve prever uns $ 50,00 de propina, pelo que dão recibo! Aliás, por essa soma garantem que se estiveres em excesso de velocidade não vão te multar, bastando apresentar o recibo para o próximo patrulheiro. Além de passar por isso, vi uma reportagem uns dois meses depois no jornal aqui de meu estado com exatamente a mesma história...