Ver um Único Post
Antigo 02-07-2009, 20:44
parolin parolin está offline
Membro
Hard Pack

Padrão

A decisão de viajar é de cada um. O que a sociedade e os médicos em geral esperam eh que as pessoas que viajarem saibam exatamente o tamanho do risco que correm e exatamente como se previnir.

Por exemplo, para o pessoal que vai viajar em família para locais como Bariloche.
Para comer vc tem que ir em restaurantes, que são sempre locais pequenos e aconchegantes, com calor humano e janelas fechadas ja que está muito frio lá fora. Seria o lugar ideal para ocorrer disseminação do vírus, e as pessoas teriam que usar máscaras num local assim. Mas como você vai usar máscaras para comer????? Já numa montanha eu acho diferente. Tem esses bares de montanha, com mesinhas pra fora, geralmente venta bastante, é um local bem mais seguro...

Independente das discussões que ocorram aqui, podem anotar o que eu vou dizer: Ao final de julho nossos casos terão explodido.. Acho que 5X o número atual é uma estimativa razoável, otimista na verdade, já que doenças infecto-contagiosas como influenza tem uma progressão geométrica do número de casos.

Não posso prever como a doença se comportará, mais ou menos letal .. Mas posso dizê-los que um grande número de acometidos irá lotar os serviços de saúde que já eram lotados normalmente. Todas as amostras são enviadas para análise no Instituo Adolfo Lutz em São Paulo, que provavelmente JÁ não está dando conta do recado. Agora é inverno então teremos a influenza normal e com o aumento no número de casos, e com uns poucos relatos confirmados de contágio dentro do país (supermercado, baladas, hospitais) a população toda vai querer ser testada, mas 95% na verdade terão influenza comum. Isso vai causar uma confusão enooorme.

Obvio que somos +-200 membros ativos no forum, mas somos pessoas que provavelmente conversam com muitas outras pessoas que viajam pra paises como argentina e chile. E acho que é nossa função repassar as informações verdadeiras adiante e a forma de se proteger. Por que, afinal, quem é que consulta um médico antes de viajar??? Ninguém. E fala sério, o Dr. Bacteria na tevê é só propaganda institucional para acalmar a população e dizer que o Brasil está preparado. Pois não está.

Eu vou viajar, e a maioria de vocês também. Apenas tomem cuidado, saibam que o problema existe, pois esse é o primeiro passo para saná-lo. Lavem as mãos sempre que virem uma torneira ou um banheiro, evite coçar os olhos, boca e nariz. Cubra o nariz com um lenço quando espirrar e jogue o lenço fora!!! Lave as mãos novamente. Usem máscaras o máximo possível de tempo. Se puderem evitem aglomerações e locais fechados.

São medidas básicas de higiene, não é nada de mais. Só temos que nos esforçar para segui-las a risca.