Ok, vamos lá..
Começando pelas máscaras. Bico-de-pato é o apelido da máscara pelo seu formato, não deixe isso te enganar. Existem diversas que tem esse formato mas são para diferentes coisas.. PFF2 / N95 são graduações da capacidade de filtragem do ar.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/ci...4477u1586.jhtm
Essa máscara simples que vcs já devem ter visto SERIA efetiva se todos a utilizassem, pois ela mais impede que uma pessoa infectada projete o vírus, já que ela filtra uma grande parte das gotículas. Mas como nem todo mundo é educado para usá-la, eu levarei uma PFF2 modelo flexível da Descarpak ou da 3M, que filtram efetivamente o ar. Quando corretamente ajustas a face (isto é, com a barrinha de metal adequadamente moldada ao contorno do seu nariz e todo o contorno da mascara tocando seu rosto) elas podem sim ficar uma pouco desconfortáveis para respirar, para quem usá-la pela primeira vez. Isso é um problema para seu uso durante longos períodos, como um voo ou os tramites em aeroportos (eu por exemplo terei que ficar 6 horas na ida e 7 horas na volta aguardando no aeroporto de Buenos Aires, sei que será dificil, mas terei que aguentar de máscara).
Tamiflu não será achado em farmácias, não adianta procurar.. Se acharem ou é contrabandeado de outros países ou é farinha. Aqui em Curitiba as farmácias venderam todos na primeira semana da gripe nos EUA.
http://www.bemparana.com.br/index.ph...as-de-curitiba
Não se usa antibióticos pra vírus. Antibióticos são utilizados para infecções bacterianas, fúngicas ou por parasitas. Lembrando que antibióticos na verdade não devem ser usados sem prescrição médica, já que a maioria das doenças em que são usados na realidade não necessitariam deles.
O uso indiscriminado de antibióticos só traz malefícios:
1) não cura a infecção viral, não faz nem cócegas
2) mata suas bactérias "amigas" (imaginem os Lactobacilos do yakult) e com isso permitem a proliferação desordenada de germes resistentes que podem ai sim te causar uma doença que antes você nem tinha.
3) Induz mecanismos de evolução das bacterias para formas mais resistentes, e ao longo do tempo os antibioticos perdem efeito. (Por isso que na 2a guerra mundial só existia a penicilina e isso matava tudo quanto era bicho. Agora temos trocentos antibióticos diferentes e a apenas um ou outro funciona para determinada bactéria)
Quanto a imunização... a resposta é não se sabe com certeza, pois esse vírus só surgiu agora e são necessários estudos com centenas de pessoas para dizer isso. E essas pessoas teriam que ser expostas ao vírus duas vezes e não manifestar a doença na segunda vez. O que eu acho é que provavelmente sim, você deve tornar-se imunizada contra ESSE vírus, mas lembre-se que existem os outros 3 tipos de influenza normalmente circulantes (se você não se vacinou esse ano), e pegar gripe nunca é interessante.