Voltei dos três vales ontem de madrugada.
Antes de mais nada, agradeço a todos os participantes e mantenedores do forum pela excelente ferramenta informativa que é isso aqui. Me ajudou demais no planejamento e execução de minha primeira viagem para os três vales.
De forma resumida: Tinha viagem marcada para Bariloche, neve ruim este ano, em cima da hora (início de agosto) cancelei bariloche e marquei 3 vales. Para agosto já não tinha vaga em Valle, não achei flat p/ 2 em Parva, El Colorado tb lotado, fiquei num refúgio em Farellones chamado "Refúgio del viento", ou "Refúgio lomas del viento". Só ali achei vaga em cima da hora, para aproveitar a excelente neve que rola por lá agora.
A mudança se mostrou acertada. Foram 9 dias de excelente esqui, e o último domingo (alguém já mencionou noutro post) vai ficar na história como, por enquanto, meu melhor dia de esqui na vida. Depois de uma nevada de mais de 50cm, domingo a estrada para Valle estava bloqueada, e nós, que íamos esquiando de Colorado(*), pegamos aquela neve divina com fila zero em qualquer lift. Cito um Canadense que estava no refúgio com a gente: "You'll get only some 5 days like this in your life."
(*) Sim, a conexão estava "cerrada". Foda-se. Se não ligassem cono-este, voltaríamos pelos picos do vale olímpico. Mas ligaram cono-este ainda pela manhã, até pq a estação estava lotada, recebendo tb o pessoal que queria ir para Valle mas não pôde.
Considerações aleatórias:
- Refúgio del viento é uma casa grande, de 5 quartos e 3 banheiros. Tem 1 quarto com banheiro próprio, e dois conjuntos de dois quartos que dividem um banheiro cada. Não tem como ligar direto para eles, não tem telefone lá, exceto celular de duas funcionárias. Todo contado e pepinos são resolvidos pela andeski, que é a firma que atende o telefone que aparece no site de ElColorado. Aquecimento é bom, banho ocasionalmente (aconteceu 1 vez) com água um pouco fria, no mais é bom. Este ano a comida é fantástica, pq a faz-tudo lá tem dom. Janta todo mundo junto; de manhã é no horário de cada um.
- Este ano todo mundo que ficou no Valle que eu conversei meteu o pau na qualidade do atendimento e comida. Não tenho informações do pessoal que ficou em hotel em ElColorado ou no "hotel farellones".
- Ficar em farellones não é mico, se tem bastante neve. Vc compra o ticket de ElColorado em Farellones mesmo, e sobe usando um poma e dois T-Bars, e já está em ElColorado. O aluguel de esqui + bota + poles lá estava em 12kpesos/dia, com desconto para a semana, e o meu esqui estava... novo! Intacto por baixo. Infelizmente não o devolvi da mesma forma, depois de esquiar na parte de cima do lado esquedo do vale olímpico. Realmente achei que estava longe suficiente das pedras.
- Se for ficar tipo uma semana, o esquema é comprar "a semana" de colorado, para pegar o desconto, e pagar o adicional de 10kpesos cada vez que quiser ir à Valle, ou 13kpesos para ir à LaParva.
- Se tem bastante neve, é possível ir e voltar de LaParva diretamente sem usar lifts de Valle. Para ir, começa da cabaninha de madeira, no início da conexão para Valle, e esquia direto para a base de LaParva. É evidentemente um fora de pista, e não sei se é bom pra snowboard. Não fiz, mas vi fazerem de esqui. Para voltar, a silla mais superior de Parva te deixa próximo ao fim da Andes Express.
- Como não tem supermercado em ElColorado ou Farellones, fizemos o seguinte esquema:
1 - pegamos um vôo bem cedo, que te deixa tipo meio-dia em Santiago;
2 - Fomos para um hotel próximo aos shoppings. No caso, Atton Las Condes.
3 - Passamos a tarde no Alto Las Condes. Compras para a semana; 10l de água, sucos naturais p/ misturar, garrafinha para levar nas mochilas. O doritos popular de lá é muito bom. Me arrependo de não ter passado no Mall Sport.
4 - Combinamos subida no ElColorado, ao lado do SkiTotal, para a manhã seguinte. Mas acabamos subindo mesmo com um micro-onibus agendado pelo hotel. Sai barato, mas só entramos na pista para esquiar ao meio-dia.
5 - Todo mundo que vai para Refugio del Viento se perde. Todo mundo. Desce a rua Capilla, passa os Carabineros, na próxima curva a direita entre no acesso à esquerda. Ande em frente uns 50m. É essa casa. Se tiver nevado muito, nem 4x4 com correntes chega, mas a Capilla eles mantém limpa.
6 - Para aproveitar bem o último dia, marcamos o retorno para o último vôo, às 20:30. O esquema é marcar um transporte privado, por 90kpesos na andeski mesmo, para te pegar no refúgio às 16:00h. Assim, dá para esquiar até umas 15:00h e voltar para se trocar.
- A comida de bajo zero é bem melhor que o refúgio junto ao início da Leon, que é ruim e caro. Outra opção razoável é comer no Parador (ElColorado) mesmo, que o bufê tem opções razoáveis.
- Achei a neve de Valle consistentemente melhor que a de ElColorado, e a variedade de terreno de Valle é melhor tb. Tanto que fiquei sem ir à Parva desta vez, pq não deu tempo de explorar todas possibilidades das outras duas. Fica p/ o ano que vêm.
Saudações.
|