Notícia da France Press
Apagão atinge cidade turística argentina de Bariloche em meio à onda de frio
Da France Press
11/07/2007
12h02-BUENOS AIRES (Argentina) - A turística Bariloche (1.630 km ao sul da capital argentina) está no escuro nesta quarta-feira por causa de um apagão que afeta 75% da cidade de 100.000 habitantes, em meio a uma onda de frio polar e em plena temporada de esqui.
O apagão começou às 20H00 local (23H00 GMT) de terça-feira por uma falha na única linha de alta tensão que fornece energia à cidade, encravada em uma paisagem de montanhas nevadas e lagos azuis na província patagônica de Rio Negro.
No total, 25% dos usuários recebem energia graças às usinas da Cooperativa Elétrica de Bariloche, segundo explicou nesta quarta-feira seu porta-voz, Luis Baigorria. Essas usinas funcionam a gás mas, devido às restrições impostas pelo governo nacional em meio a uma onda de frio polar, que atinge desde segunda-feira todo o território, estão operando a diesel.
"Consomem à razão de 6.000 litros por hora e temos combustível somente para esta noite", advertiu Baigorria. Ele explica que a falha na linha de alta tensão ainda não pôde ser detectada. Com isso, a incerteza sobre quando o serviço será restabelecido continua.
O apagão ocorre em plena temporada turística com os hotéis praticamente lotados de visitantes, grande parte deles estrangeiros vindo do Brasil, Chile, México e Uruguai.
A cidade é uma das principais atrações turísticas do país e possui cerca de 12 pistas de esqui. A onda de frio polar deixou 10 mortos em todo o país, segundo dados provisórios, mas o número pode aumentar na medida em que as temperaturas continuem baixas, o que deve ocorrer até o fim de semana.
|