19/01/2012
Aventura de Snowcat em Lake Tahoe
Há algumas semanas, tive a oportunidade de fazer cat-skiing (boarding, no meu caso) pela primeira vez e a experiência foi incrível. Em vez de subir a montanha de teleférico, como em uma estação de ski, o transporte é feito de snowcat - um de trator para a neve. De snowcat é possível alcançar áreas das montanhas que a maioria das pessoas não tem acesso, e assim, esquiar ou andar de snowboard em condições excelentes. Nesse dia específico a qualidade da neve estava espetacular, pois havia nevado bastante nos dias anteriores.

Me encontrei com o grupo às 8 da manhã próximo a cidade de Truckee, 8km ao norte de Squaw Valley, onde conheci os nossos guias. Dave, dono da Pacific Crest Snowcats, e Andrew são guias veteranos com muito treinamento e experiência guiando cat-skiers e heli-skiers tanto na California como Alaska.
O passeio começou com uma breve lição de segurança na montanha. É importante que todos saibam evitar problemas e o que fazer em situações de emergência. Todos aprendemos a usar um beacon - ferramenta que ajuda na localização das pessoas em caso de avalanche. A chance de avalanche nas descidas escolhidas pelos guias é bem pequena, mas sempre é bom estar preparado.

No total éramos 9 passageiros, 5 esquiadores e 4 snowboarders. A mais nova do grupo tinha 16 anos e o mais velho com mais de 70, mas esbanjando energia. Alguns já haviam feito cat-skiing  antes, mas a maioria era marinheiro de primeira viagem. Todos estavam muito empolgados. O dia estava lindo, com sol e sem vento. Esse passeio prometia!

Para o primeiro drop, Dave nos levou para uma descida com pouca inclinação, boa para dar uma idéia do que estava por vir e para esquentar as pernas. Ele foi o primeiro a descer, e ao chegar embaixo se comunicou com Andrew pelo rádio dando OK para enviar o primeiro esquiador. Cada um desceu de uma vez, e apenas quando a o outro já estava quase no final. Claro que é bom ser o primeiro a descer, pois sem ser a marcas de ski do Dave, é tudo um grande tapete branco de neve fofa pedindo para ser traçado. Mas mesmo descendo no meio ou final do grupo sempre dá para aproveitar bem o espaço e fazer a sua própria linha no powder. Chegando lá embaixo a alegria era total, todos celebrando a descida, olhando pra cima e tentando identificar a sua linha. Confraternização interompida, é hora de entrar no snowcat e ir para o próximo drop.


Nossos guias Andrew e Dave

Após verificar o nível do grupo, Dave começou a nos levar em descidas maiores e mais inclinadas. Para aproveitar esse passeio de forma segura é importante que o esquiador seja, pelo menos, de nível intermediário avançado. É importante que se sinta bem confortável andando no powder e no meio das árvores. No final de quase todas as descidas é necessário descer no meio das árvores para pegar o snowcat.

Esquiamos o dia inteiro e só paramos para almoçar. As descidas em geral tinham entre 400 e 500 metros, e no dia todo descemos cerca de 4000 metros verticais. No total foram 9 descidas incríveis. Algumas bem largas e algumas mais estreitas, mas todas muito divertidas, e com neve fresca e seca. Condições ideais, um dia perfeito.

- por Yan Grossman


Pacific Crest Snowcats - Há 13 anos guiando esquiadores e snowboarders em Lake Tahoe.

Visite nosso Guia de Lake Tahoe para tudo sobre a região - quais as estações de ski, quando ir, onde ficar, além das opções de viagem para Tahoe.


Um tapete branco, sem marcas ou calombos, antes de alguém descer


Cada um aguardando a sua vez e apreciando o visual incrível


Uma das decidas mais inclinadas


As linhas de cada esquiador


Condições perfeitas


Essa clareira no topo da montanha foi um dos lugares que descemos
 
<< home