Capacete fechado ou full-face

Capacete aberto com casco completo ou full shell

Capacete aberto com casco curto ou short shell

Este exemplo para capacete de mountain bike serve também para snow

Algumas das principais marcas de capacete:

Giro
ProTec
Red
Burton
Rossignol
K2

Como Comprar um Capacete para Ski ou Snowboard

Está cada vez mais comum ver snowboarders e esquiadores usando capacetes nas montanhas. Já está provado que o capacete pode salvar vidas e evitar contusões sérias.

Ao mesmo tempo que os praticantes do esporte se concientizam de como é importante se proteger, os fabricantes lançam modelos novos a cada temporada. A idéia é criar modelos mais resistentes, mais leves e com visual atraente.

Mas para que o capacete seja eficaz é importante que caiba corretamente. Ele deve caber confortavelmente e oferecer o máximo de proteção, estando bem preso a cabeça e na posição correta.

Noções Básicas
- A maioria dos capacetes criados para esportes de inverno serve tanto para ski quanto snowboard

- O tipo de atividade, recreacional ou competitiva, assim como o tipo de terreno e sua preferência pessoal devem determinar o melhor capacete para você

Ventilação
- Se você planeja esquiar em temperaturas moderadas, ou se costuma suar muito, considere um capacete com boa ventilação, que promoverá o fluxo de ar proporcionando muito mais conforto.

- Capacetes com pouca ou sem ventilação são melhores para condições molhadas, muita neve e frio.

- Diversas marcas, como a Giro, oferecem modelos que permitem abrir e fechar os canais de ventilação, podendo ser usados nas mais variadas condições

Casco
- A maioria dos capacetes para ski e snowboard tem um casco feito de Policarbonato que promove grande resistência e é leve

- O revestimento interior é normalmente feito de poliestireno de dupla densidade como uma camada adicional para conforto e proteção

Fechado ou Aberto, Casco Completo ou Curto
- O capacete fechado, chamado de full-face helmet em inglês, é aquele que costumamos ver em motociclistas. Em geral esse tipo de capacete é adotado por competidores de velocidade - slalom e boarder cross - onde há um chance maior de cair para frente em alta velocidade.

- O capacete aberto é o mais usado, principalmente para uso recreacional, e pode ser de casco completo ou curto. O capacete de casco completo oferece maior proteção lateral contra choques, vento e precipitação. Este modelo é recomendado se você está treinando muitas manobras ou andando em alta velocidade. O modelo de casco curto é o mais comum e oferece proteção suficiente para a maioria dos atletas.

O Tamanho Ideal
Um capacete do tamanho errado e mal colocado não oferecerá a proteção adequada e pode se mostrar inútil em caso de acidente.

- Todos os fabricantes sérios oferecem alguma forma de quadro ou medição para determinar o tamanho ideal para cada pessoa. Normalmente usa-se uma fita métrica posicionada logo acima da sombrancelha e ao redor da cabeça para medir a circunferência.

- Feche e aperte a cinta jugular na altura da garganta. Para saber se está corretamente preso, tente remover o capacete usando suas mãos. Mova para um lado e para o outro, para cima e para baixo. Se o capacete estiver saindo ou movendo muito é porque o tamanho está grande ou mal ajustado. Quando o capacete está no tamanho ideal e colocado corretamente, a pele de sua testa irá mover junto com o capacete para os lados.


<< home

x  
Snowtrips 06/07. Pacotes especiais para EUA, Canadá e Europa >>>








Preços de viagens sujeitos à disponilidade e mudanças sem aviso prévio.
© SNOWBRASIL 2016.
Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Clique para formulário Clique para formulário

Clique para formulário