XIV Campeonato Brasileiro
de Snowboarding


San Martins de Los Andes - Chapelco
Argentina
03/09 - 07/09

Notícias
 

 
08/09/2008
BRASILEIRO DE SNOWBOARD TERMINA COM SHOW DE GUGA BAUER
Catarinense voou na prova de Slopestyle, fatura título nacional e fica a 0,7 décimos do pódio da Copa Continental. No Slalom Gigante, José Carvalho Júnior é campeão pela sexta vez

Gustavo Bauer Graaf, o Guga, de 25 anos, mostrou que é realmente um dos grandes nomes da nova geração do snowboard brasileiro. Em uma apresentação de altíssimo nível em Chapelco/Argentina, o catarinense faturou o título brasileiro de 2008 no slopestyle (em que os atletas fazem manobras radicais durante o percurso) e, com a nota de 19,9 pontos, ficou a apenas 0,7 do pódio da Copa Continental Sul-Americana, disputada simultaneamente ao Brasileiro com a presença de alguns dos principais atletas do planeta na modalidade. Guga terminou em quinto lugar nesta competição, atrás de Stian Sivetrzen (NOR), Nick Baumgartner (EUA), Mateusz Ligocki (POL) e Inaqui Irarrazabal (CHI). No feminino, Isabel Clark venceu o brasileiro, com Nathali Oliani em segundo. Na Copa Continental, Isabel ficou com a prata. O ouro foi para Lynn Neil (EUA) e o bronze para Kara Werefkin (ARG).

“Numa prova dessa é preciso arriscar tudo. Estar muito concentrado e ao mesmo tempo tranqüilo, como se fosse dar uma volta no snowpark”, comenta Guga. “Sem dúvida é um ótimo começo de temporada. Quero treinar mais para aprender outras manobrar e ir além. Fiquei com a sensação de que podia estar no pódio da Continental, mas fica para a outra”, diz o snowboarder brasileiro que foi seguido no pódio verde-amarelo por Andre Cywinski e Bruno Nunes.

Guga fez, em sua apresentação, nada menos do que um Backside 180º, um Cab 540º e um Backside 540º, além de diversos saltos.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Stefano Arnhold, a ascensão de Guga na modalidade não é surpresa.

“O talento do brasileiro para esportes de prancha, como skate, wakeboard e snowboard é notório. No caso do Guga, ele ainda tem a vantagem de ser da geração do slopestyle, uma modalidade jovem também”, diz Arnhold.

No campeonato brasileiro de Slalom Gigante (prova em que deve-se descer a montanha no tempo mais rápido, contornando as bandeiras que balizam o percurso), vitória do experiente José Carvalho Júnior, de 38 anos. O segundo lugar ficou com Riccardo Moruzzi e o terceiro com Alair Couto. Não foi disputada a categoria feminino FIS.

“O Slalom Gigante é a Formula 1 da neve. Uma modalidade arrojada, veloz em que um descuido pode custar preciosos segundos na decida”, compara Júnior, que faturou o sexto campeonato brasileiro de sua carreira. “Dedico o título dessa vez para meu filho, José Renato, de dois anos. Espero que goste do snowboard como eu gosto e tomara que eu possa passar um pouco do que sei para ele se divertir tanto quanto eu nesse esporte”, completa o snowboarder paulista, que sofreu uma delicada cirurgia no joelho em 2002 e volta a se destacar no cenário nacional.

Nos próximos dias 12 e 13 de setembro, a CBDN organiza, também em Chapelco/Argentina, a etapa de abertura da Copa do Mundo de Snowboard na modalidade boardercross. Isabel Clark será a representante brasileira entre as grandes estrelas do esporte no mundo.

RESULTADOS:
COPA CONTINENTAL SUL-AMERICANA, SLOPESTYLE:
Feminino:
1. Lynn Neil (EUA), 19,3 pontos
2. Isabel Clark (BRA), 17,1 pontos
3. Kara Werefkin (ARG), 10,5 pontos

Feminino Master C1:
1. Isabel Clark

Masculino:
1. Stian Sivetrzen (NOR), 22,9 pontos
2. Nick Baumgartner (EUA), 22,6 pontos
3. Mateusz Ligocki (POL), 20,6 pontos

Masculino Master A1:
1. Damon Hayler (AUS)
2. Andre Cywinski (BRA)
3. Hiroyuki Kawasaki (BRA)

Masculino Master A3:
1. Carlos Eduardo Almeida (BRA)

CAMPEONATO BRASILEIRO SLOPESTYLE FIS:
Feminino:
1. Isabel Clark, 17,1 pontos
2. Nathalie Oliani, 7,7 pontos

Feminino Master C1:
1. Isabel Clark

Masculino:
1. Gustavo Bauer Graaf, 19,9 pontos
2. Andre Cywinski, 16,6 pontos
3. Bruno Nunes, 15,9 pontos

Masculino Master A1:
1. Andre Cywinski
2. Hiroyuki Kawasaki
3. Felipe Motta

Masculino Master A3:
1. Carlos Eduardo Almeida

CAMPEONATO BRASILEIRO SLOPESTYLE ABERTO AMADOR:
Feminino Aspirante:
1. Karina Oliani
2. Maira Okada
3. Maria Canterini
Feminino Master:
1. Daniela Paiva Castro

Masculino Aspirante:
1. Daniel Schiavini
2. Henrique Zampieri
3. Marcus Vinicius Batista

Masculino Master A:
1. João Dionísio
2. Flavio Ascânio
3. Daniel Honda

Masculino Master B:
1. José Rennó

CAMPEONATO BRASILEIRO SLALOM GIGANTE FIS:
Masculino:
1. José Carvalho Júnior, 51s67
2. Riccardo Moruzzi, 53s22
3. Alair Couto, 55s24

CAMPEONATO BRASILEIRO SLALOM GIGANTE ABERTO AMADOR:
Feminino Aspirante:
1. Maria Canterini
2. Maira Okada
3. Karina Oliani

Feminino Master A:
1. Daniela Paiva Castro
2. Luciana Ferrarezi

Masculino Aspirante:
1. Marcus Vinicius Batista
2. Lucas Rezende
3. Daniel Schiavini

Masculino Master A:
1. Felipe Fragoso
2. Claudio Rouen
3. Dany Haiat

Masculino Master B:
1. Jose Rennó
2. Gerson Perrenoud
3. José Leone

 

 
07/09/2008
ISABEL CLARK TERMINA EM SÉTIMO NA COPA CONTINENTAL
Nova geração do snowboard masculino segue mostrando evolução

A carioca Isabel Clark foi, pelo segundo dia consecutivo, a atleta sul-americana mais bem colocada na Copa Continental, realizada neste sábado (6) em Chapelco/Argentina, com a presença de 153 atletas de 24 países. A brasileira terminou em sétimo lugar e somou 180 pontos no ranking da Federação Internacional de Esqui. Na véspera, Isabel havia sido a 10ª colocada recebendo 120 pontos FIS.

Com a mudança do clima na montanha (o sol do primeiro dia foi substituído por neve, chuva e muito frio), o percurso de 900m da prova ficou ainda mais exigente. Todos os competidores andaram pelo menos dois segundos acima do tempo registrado na véspera. Isabel, que tinha feito o sétimo melhor tempo da fase classificatória na sexta-feira, acabou em sexto nas eliminatórias de sábado, marcando 1min34s67 contra 1min31s64.

“O desempenho da Isabel foi muito bom. No primeiro dia, ela tinha ficado sete segundos atrás da primeira colocada. Neste sábado ela terminou a apenas dois segundos da líder das eliminatórias, a norueguesa Helene Olafsen, quarta colocada do ranking mundial. Isso mostra o nível forte que a Isabel está andando”, elogia o técnico da brasileira, o chileno Ivan Fuenzalida.

A qualidade da Copa Continental Sul-Americana organizada pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) vem recebendo elogios de todos os participantes. Com a presença de medalhistas olímpicos, mundiais e líderes dos rankings de boardercross da FIS no masculino e no feminino, a competição é comparada às principais etapas da Copa do Mundo e Campeonato Mundial.

“Essa Copa Continental é uma verdadeira Copa do Mundo. E digo mais: é mais difícil ser campeão aqui do que num Mundial ou Olimpíada, pois em Chapelco equipes como Estados Unidos, Canadá e outros têm cinco, seis atletas, todos andando muito rápido”, diz o experiente austríaco Hans Unterrainer, campeão do snowboard da Universiade de 2005 e que fica em Chapelco com a seleção de seu país até a próxima semana, já que a CBDN organiza, no mesmo local, nos dias 12 e 13 a primeira etapa do ano da Copa do Mundo de Boardercross.

Para os brasileiros, a convivência com estrangeiros de tanto gabarito é proveitosa. O coordenador de snowboard da CBDN, Carlos Eduardo Almeida, comentou com otimismo a participação da equipe nacional masculina nas provas de Chapelco.

“Tem atletas bons aparecendo no cenário competitivo, como o Toni Mallman, que tem 20 anos e foi terceiro no Brasileiro este ano andando bem, o Bruno Nunes e o Gustavo Bauer, que já está correndo provas internacionais há mais tempo com destaque. A dificuldade que eles ainda têm é que não podem, infelizmente, dar dedicação exclusiva ao snowboard ainda, como a Isabel já faz. Ela abdicou de tudo pelo esporte, eles ainda têm faculdade, outras coisas para cuidar. Mas o potencial desta geração é excelente”, diz Dinho.

O experiente Felipe Motta, 31 anos, campeão brasileiro de Boardercross 2008, concorda com Dinho.

“Sem dúvida o Gustavo é o melhor atleta de Freestyle do Brasil. Talvez seja o atleta com maior evolução no snowboard que o Brasil já teve. Está andando de igual para igual com os gringos. Mas o slopestyle, sua modalidade forte, ainda não é Olímpica. Tem realmente uma turma forte aparecendo e competições de alto nível como essa Copa Continental é excelente para eles pegarem experiência e se compararem com os principais snowboarders do mundo”, comenta Felipe, que tentará classificação para os Jogos Olímpicos de Vancouver 2010 no Halfpipe, sua especialidade.

RESULTADOS:

COPA CONTINENTAL SUL-AMERICANA – BOARDERCROSS:
Feminino:
1. Helene Olafsen (NOR)
2. Dominique Maltais (CAN)
3. Callan Chythlook (EUA)
4. Deborah Anthonioz (FRA)
5. Susanne Moll (AUT)
6. Marni Yamada (EUA)
7. Isabel Clark (BRA)
8. Joanie Anderson (EUA)

Masculino:
1. Damon Hayler (AUS)
2. Mateusz Ligocki (POL)
3. Tom Velisek (CAN)
4. Mario Fuchs (AUT)
5. Nick Baumgartner (EUA)
6. Ross Powers (EUA)
7. Jake Holden (CAN)
8. Stian Sivertzen (NOR)

CAMPEONATO BRASILEIRO ABERTO – BOARDERCROSS:
Aspirante Feminino:
1. Maira Okada
2. Maria Canterini
3. Karina Oliani
4. Renata Desidério

Master Feminino:
Daniela Paiva

Aspirante Masculino:
1. Marcus Vinicius Batista
2. Vitor Barbosa
3. Henrique Zampieri
4. Vitor Levenhagen
5. Daniel Schiavini
6. Lucas Rezende

Master Masculino A:
1. Felipe Fragoso
2. Claudio Rauen
3. João Dionísio
4. Renato Mascheratti Jr
5. Antonio Bonfá Jr
6. Rogério Rodrigues
7. Daniel Honda
8. Dany Haiat

Master Masculino B:
1. Jose Renno
2. Gerson Perrenoud
3. Jose Leone

 

 
05/09/2008
ISABEL CLARK CONQUISTA 14º TÍTULO BRASILEIRO
Snowboarder carioca chegou às quartas-de-final da Copa Continental Sul-Americana no primeiro dia de competição de boardercross na montanha de Chapelco

Isabel Clark conquistou nesta sexta-feira (5 ) seu 14º título brasileiro de snowboard. Com 1min31s64, a brasileira fez o sétimo melhor tempo da fase eliminatória da Copa Continental Sul-Americana, competição que engloba também o Campeonato Brasileiro. A prova foi disputada na pista Trabesia Baja, a 1800m de altitude na montanha de Chapelco/Argentina. O percurso de 900m teve um desnível de 190m, com 24 obstáculos a serem superados pelos atletas. Nas quartas-de-final da Copa Sul-Americana, que valeu 500 pontos no ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS), Isabel ficou em quarto na sua bateria, atrás de Zoe Gillings (GBR), Oceane Pozzo (FRA) e Joanie Anderson (EUA). O campeonato vai ate a próxima segunda-feira, com as modalidades de Boarder Cross (sábado), Slalom Gigante (domingo) e Slope Style (segunda), nas categorias FIS, com a presença de snowboarders estrangeiros, e Aberto Amador, apenas para brasileiros. No masculino, Felipe Motta é o novo campeão brasileiro de SBX, seguido por Hiroyuki Kawasaki e Antonio Mallman. Natalie Oliani ficou em segundo no feminino.

O 14º titulo consecutivo de Isabel em 14 campeonatos realizados ate hoje teve um toque a mais. O tempo da carioca na pista foi o melhor de todos os brasileiros participantes.

"Eu nem penso nisso. Mas se acontece, é fruto de muito treino e dedicação", comenta Isabel tímidamente.

Nona colocada nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim 2006, Isabel disputou sua primeira prova na temporada 2008-2009, que já começa a valer para o ranking classificatório para os Jogos de Vancouver 2010.

"Fiquei satisfeita com meu desempenho nesta prova. Fui me superando pouco a pouco na pista. O percurso estava muito difícil, com bastante saltos e planos velozes. Infelizmente na bateria nao tive uma boa largada. Mas amanhã (sábado) tem outro boardercross pela Copa Continental e tudo serve como preparação também para a Copa do Mundo, semana que vem, também aqui em Chapelco", diz Isabel, que viaja acompanhada por técnico e psicólogo, além de seguir rigoroso trabalho e preparação física. "Quanto mais baterias eu fizer melhor. Porque o mais difícil no boardercross é você conseguir se concentrar no traçado com mais três pessoas correndo ao seu lado. Por isso estou feliz com a prova", completa.

RESULTADO – CAMPEONATO BRASILEIRO DE BOARDERCROSS 2008:
Masculino
1. Felipe Motta, 1min36s33
2. Hiroyuki Kawasaki, 1min37s32
3. Antonio Mallman, 1min38s37
4. Riccardo Moruzzi, 1min41s45
5. Bruno Nunes, 1min42s76
6. Andre Cywinski, 1min44s82
7. Carlos Eduardo Almeida, 1min47s22
8. Gustavo Graaf, 1min55s89

Feminino
1. Isabel Clark, 1min31s64
2. Natalie Oliani, 2min10s35

 
04/09/2008
COPA CONTINENTAL É A MAIOR DE TODOS OS TEMPOS

Brasileiros querem fazer valer o fato de "estar em casa" em Chapelco para surpreender as estrelas estrangeiras

São 109 homens, 43 mulheres, 24 países representados. A nata do snowboard mundial está reunida na estação de Chapelco/Argentina para a disputa da Copa Continental Sul-Americana/Campeonato Brasileiro 2008. Os cinco primeiros do ranking mundial masculino estão presentes, três das top cinco femininas também, além de outros atletas que figuram entre os melhores do planeta em suas categorias. Destaque para Lindsey Jacobellis, prata nos Jogos Olímpicos de Turim 2006 e atual bicampeã mundial. Em números, a presença das feras internacionais em Chapelco significa a pontuação de 500 pontos a serem distribuídos entre os vencedores, o máximo possível em um evento como este.

"Trata-se da maior Copa Continental jamais organizada!", atesta o diretor da prova, o tarimbado americano Ted Martin.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, Stefano Arnhold, a presença em massa dos principais snowboarders da atualidade é um reconhecimento ao desenvolvimento e qualidade dos esportes de inverno no país.

"É uma prova do alto nível de organização da modalidade no Brasil", acredite Arnhold.

Maior destaque do snowboard verde-amarelo, a carioca Isabel Clark sabe que não terá vida fácil. Nada menos do que Lindsey Jacobellis (EUA, 1ª do ranking mundial), Maelle Ricker (CAN, 2ª) e Helene Olafsen (NOR, 4ª) estão inscritas na prova.

"Vai ser uma disputa muito dura. Já estamos de olho no ranking para os Jogos de Vancouver 2010 e esses encontros são importantes. Na próxima semana disputo a Copa do Mundo aqui em Chapelco também e esse contato com elas é importante", comenta Isabel.

No masculino, Pierre Vaultier (FRA, 1º), Mario Fucks (AUT, 2º), Stian Sivertzen (NOR, 3º), Mateusz Ligocki (POL, 4º) e Graham Watanabe (EUA, 5º) estão em Chapelco para desafiar brasileiros como Riccardo Moruzzi, vice-líder do ranking sul-americano overall e líder no Slalom Gigante.

"Quando vamos à Suíça os suíços vencem, nos Estados Unidos os americanos andam bem... Esperamos fazer valer o fato de estar em casa aqui na América do Sul para tentar encostar nos principais atletas do mundo. Ter os líderes do ranking, medalhistas mundiais e olímpicos competindo a Copa Continental é muito bom para o desenvolvimento da nossa modalidade", afirma o experiente Moruzzi, de 29 anos.

Já Gustavo Bauer, primeiro da lista sul-americana no Slopestyle e quinto no geral, pretende aproveitar bem o fato de ter passado os últimos dois meses treinando em Chapelco.

"Alugamos uma casa em San Martin de los Andes e conhecemos cada detalhe da pista. Fizemos amizade com argentinos locais e estamos bem preparados para a prova", afirma Guga, de 25 anos, que teve a companhia de Antonio Mallman, 20 anos, e de Bruno Nunes, 21, na temporada de treinos e competições.

Programação - Copa Continental Sul-Americana / Campeonato Brasileiro 2008:

4 de setembro - Treinos Boardercross

5 de setembro - Qualifying/Final Boardercross 1

6 de setembro - Qualifying/Final Boardercross 2

7 de setembro - Slalom Gigante

8 de setembro - Qualifying/Final Slopestyle

 
02/09/2008

GIGANTES DO SNOWBOARD MUNDIAL PARTICIPAM DO  COPA CONTINENTAL EM CHAPELCO (ARG)

Isabel Clark, Lindsey Jacobellis,  Maelle Ricker, Jasey Anderson e Seth Wescott são algumas das feras que partipam da competição, válidas pelo XIV Campeonato Brasileiro de Snowboard

A Copa Continental Sul-Americana (SAC), válida pelo XIV Campeonato Brasileiro de Snowboard, promete grandes momentos de ação na neve para a semana dos dias 3 a 7 de setembro, em Chapelco, na Argentina. Até o momento, mais de quatorze países já confirmaram presença na disputa, como Brasil, Argentina, Estados Unidos, França, Espanha,  Andorra, Chile, Canadá, Estônia, Turquia, Eslovênia e Holanda. E entre os atletas participantes, destaque para vencedores dos Jogos Olímpicos de Inverno, Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo da modalidade.

Nomes como o canadense Jasey Jay Anderson (tetracampeão do overall da Copa do Mundo - 2001 a 2004, campeão Mundial de Slalom e Slalom Gigante Paralelo em 2005, e dono de 22 vitórias em Copas do Mundo), o norte-americano Seth Wescott (Campeão Olímpico em Turim-2006 no SBX, Campeão mundial em 2007 e em 2005 no SBX), e os franceses Xavier De Le Rue (Campeão Mundial em 2007 e 2003 no SBX e vencedor de dez provas de Copa do Mundo), Paul-Henri De Le Rue (bronze em Turim-2006 e Campeão Mundial Júnior em 2004) e Pierre Vaultier (vencedor de três etapas de Copa do Mundo no ano passado e atual líder do ranking overall da Copa do Mundo de SBX) confirmaram presença na disputa.

Entre as mulheres, os grandes destaques são a norte-americana Lindsey Jacobellis, 22 anos (medalhista de prata em Turim-2006 no SBX , Bicampeã Mundial em 2007 e 2005 e atual vice-líder dos rankings overall e de SBX da Copa do Mundo), e a canadense Maelle Ricker, 29 anos (atual líder do ranking  overall de SBX da Copa do Mundo e dona de nove vitórias nesta mesma competição).

A brasileira Isabel Clark é o maior nome do país na competição. Ela conquistou um nono lugar  nos Jogos Olímpicos  de Turim, em 2006, sendo esta a melhor marca do Brasil nos esportes de inverno. Isabel também é dona de uma oitava colocação da Copa do Mundo de Whistler, em 2005, participou de três Mundiais e ocupa atualmente a 18ª posição no overall de SBX da Copa do Mundo.

A categoria Masters FIS é destinada a atletas maiores de 30 anos, divididos de cinco em cinco anos. O Brasil foi o pioneiro na organização de provas Masters FIS e dará continuidade ao seu trabalho mantendo a organização e realizaação dessas provas.

Já o Campeonato Brasileiro é a principal forma dos atletas ingressarem na seleção principal do país. Esquiadores de 10 a 60 anos participam da competição, divididos em aproximadamente dez categorias. É uma oportunidade única para os brasileiros competirem entre si e evoluírem no snowboard.

As redes de TV mais importantes do Brasil farão a cobertura das  provas  em Chapelco: ESPN Brasil, Record e Sportv (especializada em esportes, afiliada da Rede Globo, a maior do país). Para a Copa do Mundo  que virá logo em seguida (de 8 a 14/09) , receberemos uma equipe do programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.






Calendário
 

         
PROVAS FIS
COPA CONTINENTAL SUL-AMERICANA (SAC)
 
03/09 SBS SLOPE STYLE  
04/09
Treinamento SBX
BOARDER CROSS
 
 
05/09
SBX
BOARDER CROSS
 
 
06/09
SBX
BOARDER CROSS
 
         
  Para atletas com Código FIS inscritos por suas respectivas Federações Nacionais.
PROVAS ABERTAS
 
 
03/09
Treinamento SBX
BOARDER CROSS
 
 
04/09
SBX
BOARDER CROSS (Juvenil & Aspirantes)
 
 
05/09
SBX
BOARDER CROSS (Masters)
 
 
06/09
SBS SLOPE STYLE  
07/09
GS
GIANT SLALOM
 
       
  Aberta a todos os brasileiros nascidos em ou antes de 2001.  
         

Informações Gerais
 


O Campeonato Brasileiro de Snowboard 2008 será realizado na bela estação Argentina de Chapelco em San Martins de Los Andes. Fiscalizado pela CBDN (Confederação Brasileira de Desportos na Neve), a pontuação do campeonato contará para o ranking da FIS (Federação Internacional de Ski).

Serão disputadas provas FIS em duas modalidades: Snowboard Cross e Slopestyle.

O Campeonato Brasileiro Aberto de Snowboard 2007 contará com a participação dos snowboarders amadores do Brasil. A modalidades disputadas seráo Snowboard Cross, Slopestyle e Slalom Gigante.

Como participar
 

Provas FIS - Para participar é necessário ter Código FIS inscritos por suas respectivas Federações Nacionais.

Provas abertas - Para participar é necessário ser brasileiro, nascido em ou até 2001.

Para mais informações sobre inscrições, regulamento e mais, clique aqui para ir ao site da CBDN.

camp2006_noticias