PDA

Vizualizar Versão Completa : Previsão de Neve / 2006

edu.link
07-05-2006, 21:43
Fala Galera ...

... já andei estudando o clima ... e as tendências para o próximo inverno ... as conclusões preliminares não são muito animadoras ...

... acabou de terminar um evento La Niña ... que resfria as águas do Pacífico ... mas ele pode voltar ... o La Niña, por vários motivos .. prejudica a neve ...

... a previsão preliminar, é de inverno com neve abaixo da média ... muitos dias de sól ... temperaturas mais altas ....

... a boa notícia é que no sul, tipo Pucón prá baixo ... pode ter uma quantidade de neve mais alta que o normal, porém temperatura mais altas, e maior chance de chuva ...

.... o final da temporada é uma loteria, pois como as condições climáticas estão instáveis ainda, tudo pode acontecer ...

... vou ficar monitorando de perto, porque podem haver muitas mudanças ...

... abço ...

Edu

tocko
08-05-2006, 02:31
Valeu EDU! Puta merda... agora que eu to indo viajar.
Ano passado diz que foi absurdo de bom, em 2004 fui pro Chile e tava bem ralinho a neve... sera que esse ano vai repetir a dose de 2004?

Vamos manter esse topico atualizado!!

Igor Nabhan
08-05-2006, 03:16
....se ficar metade do que tava ano passado, tá show....

...tava em Chapelco, em Setembro, e nevou horrores....

....meu amigo que tem hotel em Termas de Chillan disse que era possível praticar até final de outubro....

ABSURDO!!!!

...Vamos torcer....

Abs e reza forte!

08-05-2006, 20:50
que merda eu estou indo para pucon no dia 29 de julho até o dia 5 de agosto. será que não vai rolar neve nem para iniciantes. sabe qual é a previsão. no ano de 2004 meu pacote foi cancelado para portilho isso era final de junho. será um repeteco

edu.link
08-05-2006, 22:20
Como eu falei ... a situação ATUAL, é de precipitação abaixo da média e temperaturas altas ... traduzindo ... dias de sól e pouca neve ....

.... a tendência, que já está ocorrendo, é que fique uma situação neutra, com neve normal ... portanto não esperem uma temporada como o ano passado ... e a temporada deve começar mesmo no início de julho e olhe lá se não atrasar ....

.... mas para agosto, está bastante imprevisível, pois como as condições estão instáveis, tudo pode acontecer ... mesmo assim a maior probabilidade é de neve abaixo da média à normal ....

.... só nos resta esperar ... até a situação se definir melhor ...

... abço ...

Edu

efpiva
09-05-2006, 04:43
É, e a previsão do tempo não colabora. Previsão do tempo para Las Leñas, segundo weather.com:

http://br.weather.com/weather/local/ARMA0124?x=0&y=0

E segundo snow-forecast.com:

http://www.snow-forecast.com/resorts/Las-Lenas.0to3bot.shtml

Pelo site do weather.com, parece que em San Martin de Los Andes e Bariloche deve começar a baixar temperatura e chover bastante, o que pode indicar que nessas estações mais ao sul comece a nevar. Por enquanto, as fotos mostram as estações sem neve nenhuma... :?

[]s.

aatem
10-05-2006, 10:43
Alguém tem alguma novidade para Termas de Chillan?? Estou indo na 1ª semana de Agosto e fiquei um pouco preocupado com os comentárioas acima.... Escolhi termas de Chillan pq me disseram que é muito difícil não rolar neve lá... Esta informação procede??

walterandre
10-05-2006, 12:38
Edu,

Me ajuda a entender uma coisa, acessei o site do NOAA para ver a evolução do El Nino/La Nina. La encontrei uma análise geral de 6 de abril e um outlook que é atualizado semanalmente em PDF.

Segue o link do outlook http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/lanina/enso_evolution-status-fcsts-web.pdf

O que eu não entendi foi o seguinte. Em tese anos que temos El Nino forte são positivos para os esportes de neve na América do Sul. Anos com La Nina são fracos devido a baixa precipitação causada pelo esfriamento das águas do pacifico.

Qual analisamos a temperatura do mar qualquer variação para cima de 0,5 graus já é indicador de El Nino, variações para baixo de mesma magnitude são indicadores de La Nina.

O ponto é :

* 2004 foi um ano bem ruim para o esporte na América do Sul.

Quando observamos as médias móveis de temperatura dos meses de Inverno (3 meses) de 2004 temos o seguinte: MJJ - 0,4 / JJA - 0,7 / JAS - 0,8 / ASO - 0,9. Ou seja condições de El Nino.

* 2005 foi um ano ótimo para o esporte na América do Sul.

Quando observamos as médias móveis de temperatura dos meses de Inverno (3 meses) de 2005 temos o seguinte: MJJ - 0,3 / JJA - 0,2 / JAS - 0,0 / ASO - 0,0. Ou seja condições neutras (nem El Nino nem La Nina).

O que não fecha na minha cabeça é a influência real do fenômeno El Nino/La Nina no nível de precipitação nas estações pois os dados acima me parecem contradizer isso.

Pode me ajudar?

Um abraço,
Walter

Guilherme Rocha
10-05-2006, 13:55
EDU, PARABENS PELO TÓPICO E CONTINUE ATUALIZANDO O MESMO...
Como disse o Walter, ano passado foi show de bola e as médias se mantiveram numa situação "gay", nem la nina nem el nino. Como as previsões atuais são para essa situação neutra, será que vamos ter uma ótima temporada esse ano como foi o ano passado?

edu.link
10-05-2006, 18:55
Chillán é ruim, pois a altitude é baixa ... muito sujeito à chuva, pois frequentemente está abaixo da isoterma zero ...

. quando ao El Niño / La Niña, o El Niño de forma geral faverece boa neve, e o La Niña ao contrário .. mas não é tão simples assim ... precisa ver a intensdade deles .. os mais recentes, foram todos bem brandos ...

... e tem outros fatores ... como pressão atmosférca ... ventos alíseos .. até mesmo os ciclones que ocorrem no atlântico sul tem influência ...

... El Niño e La Niña são importantes, mas devem ser inseridos junto com outros fatores do clima ...

... abços ...

Edu

Rafael Monteiro
10-05-2006, 19:33
Já aparece no site da weather forecast a situação de NEVE em San Martin de Los Andes para o dia 19 de maio. Pra quem vai..boas noticias !

aatem
11-05-2006, 12:21
E eu achando que indo para Chillan estaria garantindo boa neve.... as notícias não estão sendo boas... bom, minha trip tá paga.... agora é rezar!! valeu pelas informações....

edu.link
11-05-2006, 20:15
Bom galera ...

.... só prá não dizer que tudo são más notícias ... vou acrescentar uma coisa ...

... nos outros anos, eu tinha bem mais certeza das previsões ... pois a situação do cliam estava mais definida e estável ... desde que comecei a estudar o clima e fazer as previsões, só teve um ano que errei ... mesmo assim somente no começo de temporada, eu havia previsto um começo bom, e a temporada atrasou ... o final da temporada foi conforme previsto ...

... a boa notícia, é que este ano a situação está mais instável .. mais sujeita à mudanças ... portanto eu estou fazendo um previsão com menor exatidão .. as coisa podem mudar ... e eu nem ligo prá meu orgulho, prefiro que mude mesmo, e que a temporada seja boa, mesmo porque eu estarei lá também ...

.... abços ...

Edu

Igor Nabhan
12-05-2006, 22:20
Vai nevar pra cacete e pronto!

Não tanto quanto ano passado, mas vai!

rsrssrrs

Alexandre
13-05-2006, 01:32
Edu

Eu estava preparando alguns comentários sobre previsão quando fui surpreendido pela sua última msg. Senti um certo ar de preocupação quanto a responsabilidade de expor o futuro e ficar a descoberto. Se for este o caso, não há porque se intimidar ou desanimar, sua experiência é importante e ajuda a todos a melhor programar suas viagens.

Galera

Já a algumas temporadas, são abertos tópicos relativos à previsão ou ao estado da neve. Criados com o intuito de orientar, são acompanhados por muitos de forma ansiosa (natural) demonstrada pelos apartes (após cada previsão ou constatação) que vão do otimismo exagerado ao pessimismo brochante, justamente o contrário do que estes tópicos pretendem, que é amenizar expectativas. Acredito que a maior fonte desta ansiedade é a dificuldade, ou impossibilidade, que a maioria tem de deixar para viajar somente quando as condições forem ideais (afinal de contas alguém tem que trabalhar para manter o governo).

Visando então minimizar a TPS (tensão pré snow), natural nesta época, aí vão algumas considerações.

1 – Previsão embute incerteza, ou então não haveria margem de erro, desta forma nenhuma previsão e até mesmo bons informes se traduzem em garantia de que durante a sua viagem vai ter pouca ou muita neve (conforme demonstrado nos anos anteriores). Vejam só que ironia. Ano passado, em Bariloche, peguei 5 dias de ruins no final de julho, quem foi na semana seguinte se esbaldou. Em 2004, (por sorte) fiz a cabeça numa das poucas vezes em que nevou na temporada.

2 - Pegar nenhuma neve ou nevasca durante a viagem dá no mesmo, as condições são péssimas. Ano passado, muita gente perdeu dois ou três dias de snow por conta de estações fechadas devido as nevascas. Em 2005 em La Parva e El Colorado (viajei de novo depois da frustração em Bariloche) passei algum sufoco ao ser colhido por nevascas enquanto estava na pista.

3 – É preferível pegar uma estação com boa base e pistas duras (tem sempre um fora de pista esperando por vc) do que 20cm de neve nova sobre o terreno natural pois os riscos de acidentes neste ultimo caso são estupidamente maiores.

4 – Inúmeros fatores influenciam a ocorrência de neve (e sua quantidade), entre elas as básicas e portanto mais significativas são:

O aquecimento ou resfriamento das águas do Pacífico porque é delas que provem as nuvens que se deslocarão até o Chile, quanto mais quente melhor pois a formação de nuvens é mais rápida e constante.

A existência de frentes frias provenientes da Antártica (ou Antártida, como preferirem) pois elas resfriam rapidamente a água contida nas nuvens fazendo com que neve ao invés de chover.

A terceira é o posicionamento da zona de alta pressão que normalmente fica situada ao norte de Santiago, a qual por sua vez é influenciada pela temperatura do oceano no litoral chileno (geralmente frio por conta da corrente de Humbolt).

Estes três fatores são básicos, e só neva se ocorrerem em conjunto. De nada adianta haver nuvens de tempestades no oceano e frente fria entrando no Chile se a zona de alta pressão estiver muito forte, neste caso as nuvens se desviarão para o sul passando ao largo das principais estações, principalmente de Pucom para cima.

Aí vocês vão perguntar “Porra, então se tudo ocorrer junto vou me dar bem”. Errado. A frente pode estar fraca. Este pode ser um ano mais quente que o normal. Ou seja tudo tem que casar direitinho. Por acaso. Vcs sabiam que já teve inverno no Chile em que não nevou nas estações (vade retro satanás).

Então. A que conclusão chegamos? Acompanhe as previsões e as leia de forma a tirar o maior proveito para sua viagem. Se a previsão é de pouca neve (como 2004) não compre equipamento pois é melhor alugar, evite ficar nas estações sem infra de neve artificial. Etc..

Enfim, desencanem, até porque ainda é muito cedo para termos um panorama definido. Mais para frente haverão informes sobre a situação real nas estações.

Para os novatos gostaria de acrescentar que ao programar minhas viagens (para o sul) levo em conta o seguinte: antes de 01 de junho e depois de 20 de setembro é altíssimo risco, 01 a 20 de junho e 01 a 20 de setembro é alto risco, 20 junho a 10 julho e 10 agosto a 01 setembro é risco médio, 10 de julho a 10 de agosto é baixo risco.

Façam como o Igor. Vai nevar e pronto.

Boa e muita neve
Alexandre

edu.link
15-05-2006, 17:28
Fala Galera ...

... independente da situação, eu SEMPRE programo minas viagens na primeira quinzena de agosto ... olhando a semana da lua CHEIA ... e se não tiver lua CHEIA nesta quinzena, lua NOVA ... que são as luas fortes, quando normalmente neva mais ...

... SEMPRE me dei bem, de 2000 à 2002, as temporadas foram boas, portanto difícil errar, em 2003, fui na semana da lua cheia prá Pucón, peguei muuuita neve, minha irmã foi uma semana antes, esquiou na lama ... em 2004, eu já tinha escolhido a primeira semana de agosot, acabei indo na segunda semana, por conta da diferená de preço ... a primeira semana foi show, apesar da temporada ruim, a segunda, que eu fui, foi boa na primeira metade, por conta da neve da semana anterior, que foi se deteriorando ... foi a única vez da minha vida que viajei prá esquiar e não vi nevar ... e olha que tenho muuuitas temporadas ... 2005 foi um temporada boa, mas eu fui na semana da lua cheia, nevou até em Santiago .... coisa rara ... e adivinhem que temporada vou este ano, 6 à 13 de agosto .. LUA CHEIA ...

.... abços ...

Edu

Igor Nabhan
15-05-2006, 19:28
reafirmando....

vai nevar e pronto!

:)

efpiva
15-05-2006, 21:26
Esse lance de lua cheia eu nem sabia. Sabia apenas que a primeira quinzena de agosto é melhor... Acertei sem querer então, marquei a minha viagem do dia 5 ao dia 12 de Agosto! :P

[]s!

efpiva
16-05-2006, 11:36
Para deixar o pessoal mais feliz, segue foto da webcam de Las Leñas. :)

[]s.

Rafael Monteiro
16-05-2006, 11:48
Se as outras estações ainda não começaram a nevar...Caviahue na Argentina já está nevando muito...todos os dias!!!

http://br.weather.com/weather/local/ARNN0062

Caetano Correa
16-05-2006, 13:02
Quem olhar no site www.snow-forecast.com vai ver que já está nevando em Cerro Catedral e, toda vez que chover na cidade e lá a temperatura estiver igual ou abaixo de 5º, vai nevar na estação. A questão agora, ao menos para mim, que vou de 22 a 29 pra Bariloche, é torcer para que se mantenha assim e que o freezing level se mantenha o máximo possível a 800 m ou abaixo, assim teremos neve na base e poderemos esquiar até o estacionamento. Nesse site também tem a previsão para outras estações da América do Sul.
Think Snow

Igor Nabhan
17-05-2006, 06:33
Issued at 6 pm Tue 16 May
SUMMARY FORECAST: A heavy fall of snow, heaviest during Tue night, Temperatures will be below freezing (max -3°C on Tue afternoon, min -9°C on Wed night) Winds decreasing (near gales from the WNW on Tue afternoon, light winds from the SW by Fri morning)

FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODA-se!!!

HUAUHAUHAUHUHAUHAUHAHUAUHUAHUHAUHAUHAUH!!!!

Aê, Urucubaca, Kiss my black ass!

Caetano Correa
17-05-2006, 11:52
Desculpe, Igor, não te entendi.

edu.link
17-05-2006, 17:16
Fala Igor ...

.... como eu falei ... este ano estou torcendo para que as previsões este ano estejam erradas .... e neve muito ...

... já fechou a barce deste ano ... eu vou de 6 a 13 de agosto pro Chile ...

... aliás, ainda tá comigo sua ferramenta que tava dentro da mochila ... quando eu for pro Rio de novo a gente precisa se eoncotrar prá eu devolver ... e aproveito e te mostro as fotos do heli no Canadá ...

.. abço ...

Edu

Igor Nabhan
17-05-2006, 20:00
CAetano.....

Não é para entender mesmo....foi só uma brincadeira....rsrs....tipo, foooooooda-se tudo....IUHUUUUUUUUUUUUU.....tá nevandoooooo!!!!

Entendeu?! :)

Grande Edu!!!! O backpack aguentou legal?!?!?!
Cara, quero ver essas fotos sim!! Quando vier ao RJ, me liga!
7841-6181

Abs em todos!

Caetano Correa
18-05-2006, 12:33
Tranquilo, Igor. Boa sorte pra você nessa temporada.
Abs.,
Caetano

edu.link
18-05-2006, 15:00
Grande Igor ...

... a mochila foi perfeita ... cara, eu até tirei uma foto dela, prá te mandar ... com os poles retráteis presos do lado de fora ... dentro pá, sonda e o resto do avalanche gear ... fora umas outras coisinhas e material de primeiros socorros ...

.... cara, ela é the best ... eu dei só uma detonada naquele strap que prende no peito, pois enroscou na porta do helicóptero ...

.... abço ...

Edu

stormrider
18-05-2006, 15:33
Fui pra Chapelco em Julho/04. Era uma das unicas montanhas com neve na epoca que fui. Aproveitei bem.
Nesse mesmo ano fui trampa em Lake Tahoe. Nevou ABSURDAMENTE. BIZARRO O QUE NEVOU LA PRA CIMA.
Em 2005 nao fiz snow no nosso inverno, mas voltei pra Tahoe no fim do ano. E posso dizer que a neve esse ano foi uma bosta. Sempre que vinha a tempestade, os primeiros dias vinha chuva. Teve semanas que soh choveu. O tempo tava muito mais quente que o normal. A neve frequentemente virou gelo.

Em 04/05, Ou nao haviam nuvens no ceu, ou passava uma semana nevando sem parar.
Esse ano, muitas nuvens no ceu, muito calor, chuva e neve.

Espero que tenha neve, pois meu trampo em Chapelco depende disso.

Igor Nabhan
18-05-2006, 16:22
..a mochila é top mesmo!

te disse!!!

Quem bom que ficou legal! E quero ver a foto dela carregada sim!

Quando você vem ao Rio?

Ps: Vc acrfedita que acabei comprando uma mochila bem parecida??? rsrs

abs

Igor Nabhan
18-05-2006, 16:23
Valeu, Grande Caetano!!!!

Pra vc tb, meu amigo!

abs

Cfportugal
22-05-2006, 14:23
Bom galera, fui esse final de semana para santiago no chile e não trago boas notícias

Não tem sequer um pingo de neve e a previsão não é das mais animadoras

Gostaria de dar outras notícias, porém não tenho, até porque estou com viagem marcada no final de junho começo de julho pro Vale Nevado e to vendo que a coisa não vai estar legal

Quem puder mudar viagem do Chile pra Argentina, recomendo.

Parece que Portilo tem alguma coisa de neve, mas tb muuuuuito abaixo do que deveria ter.

Os cidadãos de Santiago, prestadores serviços pra temporada, que deveriam tentar dar uma disfarçada pra minimizar, foram todos pessimistas, não esperam muita neve e sabem que a temporada será bem curta.

Braça.

marcello
23-05-2006, 11:36
Estou acompanhando as notícias de vcs sobre as previsões de neve, e gostaria que vcs me dessem uma dica. Eu marquei minha viagem para Valle Nevado para última semana de agosto (aproveitando as tarifas reduzidas), mas com o que eu tenho lido, estou ficando inseguro. Será que alguém pode me dar um conselho se é muito arriscado viajar nesta época ?
Valeu

halmer
23-05-2006, 11:46
Galera, estou marcando de ir pra las lenas na última semana de junho, será que corro sérios riscos de não pegar neve lá! Me ajudem, pois se for asrriscado vou tentar mudar!!!

Valeu,

Caetano Correa
23-05-2006, 12:13
Pessoal, esse negócio é muito imprevisível. No entanto, acho menos inseguro ir na última semana de julho ou primeira semana de agosto. Normalmente, por causa da alteração la niña x el niño, um ano é bom e o outro ruim. Como o ano passado foi bom...

Renato Kbyte
23-05-2006, 15:55
Calma aí, galera. Assim vcs estão até me deixando assustado.

A partir do final de junho/início de julho, com certeza, já vai estar rolando neve nas estações da América do Sul. Vai nevar e pronto, como diz nosso amigo Igor. Pode não rolar aquela condição ideal, powder nervoso e tal, mas vai dar pra se divertir.

Como, afinal, essas previsões (sejam pessimistas ou otimistas) só vão se confirmar mesmo mais pro final de junho, creio que agora não há muito o que fazer. Se o bicho pegar, o que acho que vale realmente a pena é procurar alguma estação próxima daquela programada com um microclima mais favorável, como por exemplo, Coralco, que tem rendido boas temporadas.

Vamos torcer, então.

Abçs. Renato Kbyte

efpiva
23-05-2006, 16:40
Pessoal,

Acho que estão todos ansiosos e muito pessimistas! Sem panico generalizado! :)

[]s!

Igor Nabhan
23-05-2006, 17:17
Após inúmeras pesquisas e análises climáticas, reafirmo...

vai nevar e pronto!

Testa
23-05-2006, 19:26
Galera como segue alguns sites, ainda esta semana tem previsão de bastante neve , principalmente para Las Lenas, http://www.snow-forecast.com/resorts/Las-Lenas.0to3top.shtml
Deve começar a Nevar mais.
Sou da Politica do Igor - Vai nevar e Pronto.

tocko
23-05-2006, 21:18
mano... na terra voce nao desce, isso eu tenho certeza!
minha viagem esta marcada pra inicio de julho, tenho quase certeza que não vai ser das melhores temporadas, como ano passado... mas vai da pra se divertir! Isso eu tenho certeza!

vou pra las lenas, eu vi que vai nevar bastante agora, porem a temperatura na base precisa ficar zero ou negativo... senao aquilo tudo de neve vai por bueiro abaixo!!! hehehehe

boa sorte a todos! E VAI NEVAR E PONTO FINAL!!!!

Alexandre
23-05-2006, 21:49
Galera

Nada de desespero. O pessoal do Chile está esquiando desde fevereiro.

Quem duvidar entre no site www.snowboardchile.cl e clique em notícias.

Huilo-Huilo é a novidade da temporada. Se estava assim em fevereiro imagine hoje. Aliás, entrei em um site de escaladas que diz que só dá para ir no verão (QUANDO A QUANTIDADE DE NEVE É MENOR).

Em último caso sempre tem um Cerro Castor esperando pela galera.

Boa Neve
Alexandre

Cfportugal
24-05-2006, 03:58
Galera, estou marcando de ir pra las lenas na última semana de junho, será que corro sérios riscos de não pegar neve lá! Me ajudem, pois se for asrriscado vou tentar mudar!!!

Valeu,

las lenas tá bombando já, tem previsão de 1 metro de neve pros próximos 3 ou 4 dias e já nevou mais de 60 Cm nos últimos dias, pode ficar aliviado e feliz, lá parece que as coisas vão bem :)

Estou acompanhando as notícias de vcs sobre as previsões de neve, e gostaria que vcs me dessem uma dica. Eu marquei minha viagem para Valle Nevado para última semana de agosto (aproveitando as tarifas reduzidas), mas com o que eu tenho lido, estou ficando inseguro. Será que alguém pode me dar um conselho se é muito arriscado viajar nesta época ?
Valeu

Relaxa na pior das hipoteses, vc pegará neve dura, mas poderá esquiar, no vale normalmente tem canhões, não é a melhor opção mas ajuda, pode relaxar tb :)

quais são os problemas de pouca neve?

1- pouca neve dependendo da data da viagem, ou seja em baixa e baixíssima temporada, datas dessas classificações:
baixíssima - 15 de junho até 31 de junho e 24 de agosto em diante
baixa - 1º de julho até 13 de julho e 28 de julho até 24 de agosto
Como devem ter percebido a ALTA temporada são apenas 2 semanas, mas não é apenas por causa do clima, mas tb por causa das férias escolares.

2- poucas pistas abertas, obviamente pode haver pouca neve e poucas pistas abertas, isso será uma catastrofe, mas raramente acontece

3- a menos pior das 3, pista com neve dura ou gelo, mas como no vale tem um monte de canhões, até que quebra o galho :)

Repito, pra quem vai pra Las Lenas, pode ficar tranquilo

Se estou desesperado?
Só gosto de ser realista , prefiro ter os pés no chao

ano passado fui em final de agosto pra La Parva, no dia 26 ou 27 de agosto caiu de noite e a madrugada toda mais de meio metro, foi show, depois de 2 semanas caiu 1,5 metro, isso mesmo um metro e meio de neve em plano mes de setembro, já sem nenhuma previsão de neve, caiu tanta neve que caiu até em Santiago, coisa que não acontecia a céculos, ou seja, por mais que existam previsões, elas não são muito precisas :D

Mas como disseram "vai nevar e pronto" :wink:

Braça.

thiagopaim
24-05-2006, 15:45
Aí galera, já está nevando em Chillán:

http://www.termaschillan.cl/web/info.asp

Valeu!!

japoone
24-05-2006, 19:53
:D :D :D :D :D :D :D :D :D
Sorriam, a vida é bela!!!
sim, começou a nevar em Chillan!! eu não conseguí acessar o infonieve do site deles, mas o snow forecast, que previa temperaturas altas pros proximos dias agora está prevendo 4 dias seguidos de "heavy snow"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
confiram:
http://www.snow-forecast.com/resorts/Chillan.0to3top.shtml
nos vemos arriba!!!

efpiva
24-05-2006, 20:45
Pessoal,

Tenho visto todos comentarem do snow-forecast e dizerem que esta nevando absurdo. Só não entendo uma coisa: Aparentemente só esta nevando no topo da montanha, na base é só chuva (inclusive Las Leñas). Isso é normal para esta época? Não vi ninguem citar este fato... :?

Acessando a webcam de Las Leñas isso se confirma. Esta pura terra lá na base.

[]s!

edu.link
25-05-2006, 18:47
Fala Galera ...

... primeiro deixa eu esclarecer algumas coisas ....

... o El Niño e o La Niña são os elementos do clima mais importantes que afetam as condições de neve, porém não são os únicos ...

.... estes fenômenos são aleatórios, podendo se intercalar de diversas formas, se repetindo vários anos, ficando vários anos sem ocorrer, se alternarem, etc ... portanto não existe a afirmação que se um ano é bom o outro é ruim ... já tivemos sequência de vários anos bons, alguns ruins .... mas recentemente os anos bons tem prevalecido ....

... estes eventos quando são fracos, interferem menos no clima, deixando as coisas mais à mercê dos outros fatores ... e este ano o La Niña já está no final, e foi um evento brando ...

.... as previsões, conforme eu coloquei inicialmente, são de um inverno com neve abaixo da média, o que não quer dizer que faltará neve ... tudo indica que teremos um inverno com neve, mas pouca, o que comprometerá a qualidade e a duração da estação .... não é esperado nada catastrófico do tipo esquiar na lama ... se ocorrer será uma surpresa ...

... como sempre, recomendo a primeira quinzena de agosto ... reservar um pacote prá junho e começo de julho é risco desnecessário ... maior até que reservar prá setembro, pois como falei, as coisas estão mudando e pro final de temoporada a situação é imprevisível ...

... abços ...

Edu

Igor Nabhan
25-05-2006, 20:22
Primeira semana de setembro, aqui vou eu!!!!!!!!!!

E vai nevar! E pronto......

rsrsrrs

abs

Testa
31-05-2006, 12:42
Galera, Falei agora com Sam Martin.
El Claro Turismo, e eles me disseram que nevou um pouco.
Tem neve no cume.
E a previsão é para nevar bastante esta semana
E ta bem frio.
E vai nevar e pronto

Caetano Correa
31-05-2006, 13:36
Concordo com a moçada: VAI NEVAR E PRONTO!!
Mas que eu vejo diariamente a previsão, isso eu vejo!
A cada centímetro de neve nova uma comemoração, a cada baixada do freezing level, mais uma comemoração!
Fazer o que, nós somos obrigados a proceder de maneira diferente que os europeus e americanos. Lá eles ficam na previsão e só viajam quando tem tempo bom, decidindo dois ou três dias antes. Se formos fazer isso aqui, quando decidirmos, já era... Acho que é culpa da falta de opção, são poucas as estações com uma condição mínima na America do Sul.
Think snow.

Igor Nabhan
31-05-2006, 15:32
Galera.....diante da mobilização em torno do bordão que eu criei, mandei fazer umas camisetas com o símbolo da neve e a fatídica frase:

VAI NEVAR E PRONTO!!!

HUAUHAUHAUHAUHUHAUHAUHAUHAHU

Marcio H
31-05-2006, 18:10
Parece que a Neve já vai cair, o infoclima já esta com prognóstico de neve para os dias 04/05/06 de junho. http://www.infoclima.com/pronosticos.asp?l=426&p=15
Marcio

edu.link
31-05-2006, 20:21
Fala Galera ...

... conforme eu falei no início dete tópico, os centros de ski mais pro sul tem uma previsão melhor de neve que os mais ao norte ... o que quer dizer que Chillán e Pucón, por exemplo, terão temporadas boas .... e a Argentina .. por ter seus centros mais para o sul de forma geral ...

... o único cuidado é com a temperatura .... que também está prevista para ser acima da média ... o que no caso transforma a neve em chuva, e colabora para que ela se deteriore mais rápido no chão também ...

.... estamos já observando este comportamento .... pois as nevadas recentes foram mais para os picos, sendo que nas bases choveu ...

... concluindo ... ir para o sul pode ser uma boa alternativa ... mas a viagem deve ser nas semanas mais frias do inverno ... finalizinho de julho e começo de agosto ....

.. abço ...

Edu

Mônica
01-06-2006, 13:25
PREVISIÓN METEOROLÓGICA PARA EL DÍA 1 AL 5 DE JUNIO

Aquí la 1er previsión meteorológica a corto plazo para Los Andes.

PRONÓSTICO GRAL. PARA TODA LA CORDILLERA DEL LADO ARGENTINO:
El sig. pronóstico abarca a toda la cordillera de Los Andes excepto Los Andes Norte, dado que la situación climática no difiere demasiado en los distintos puntos de la alta montaña argentina:

Un frente frío y húmedo y bastante extenso estaría afectando la alta montaña desde mañana (jueves 1ro) en horas de la madrugada produciendo nevadas de distinta intensidad y lo mismo sucederá con los vientos, solo que serán de gran intensidad (más de 100km/hr) en todo el territorio. Aún no se sabe si las nevadas serán de intensidad importante pero se estima que podrían ser las mayores en lo que va del año. El clima tendería a mejorar a partir de las últimas horas del día sábado volviendo a empeorar por una nueva situación similar el día lunes/mertes.

Caetano Correa
01-06-2006, 13:58
Igor,
como eu faço para comprar? Você manda para Vitória/ES?
KKKKK!!!
p.s. se tiver eu compro mesmo, acho que vou ganhar uma úlcera de nervoso com esse tempinho meia boca. E olha que eu vou na bica da estação, 22 a 29/7!

Lopau
01-06-2006, 20:00
Fala galera,

Acho que estamos todos na mesma situação, fissurados esperando a neve cair. Ano passado peguei um Valle Nevado magico, era semtembro e não parava de nevar.

Esse topico ta de mais, parabéns mesmo, vou ficar acompanhando. Vou pra San Martin dia 28/7, será que corro risco de não pegar neve nenhuma? Acho q isso não rola né?

Que nem ano passado vai ser dificil, mas como o Edu falou, as mudanças podem acontecer e a previsão melhorar.

Abraços para todos!

Lopau

walter satyro
02-06-2006, 00:04
Dá-lhe Lopau to indo bem nesta época Tb pra Chapelco, eu e mais 5 amigos (as mulheres ficaram, uhuhuhuhuhu). Vai ficar aonde lá?

E o maninho da comiseta aí.... Compro de vc se vc me mandar a foto.
Abração a todos os fissurados.
Alguém conhece uma cabaña razoável en San Martiin?
gracias

Mauricio
02-06-2006, 01:10
Walter,

Tem topico especifico sobre Chapelco (2006/2005/2004) aqui no forum. Da uma olhada que voce vai encontrar muita informaçao.

Ai vao umas dicas:

Em 2003 fiquei hospedado no El Arbol Duende, suite, otimo cafe da manha e sauna e hidro com horario marcado. Link a seguir: http://www.sanmartinandes.com/aloja/arbolduende/index.html

Em 2004 fiquei hospedado em uns chales com cozinha completa na beira do lago. Link a seguir: http://www.apartvallehermoso.com.ar/

Abs

walter satyro
02-06-2006, 11:22
Já enviei uns emails pras cabañas e hotéis do forun. Grato
Agora se vcs souberem alguma coisa qto a onibus B.A. San Martin. Qual companhia vcs recomendam?
Ah!! E vai nevar e pronto!!
Gracias
Walter

Lopau
02-06-2006, 11:59
Fala Walter,

Seguinte, vou ficar na Cabana Del Tilo (http://www.deltilo.com.ar/) é simples mas é barata. Tb to indo com 5 amigos, e as mulheres vão ficar no Rio.... Fizemos tudo por conta propria. Fechamos a passagem de Aerolineas, os dois trechos, BA e SMA. Vamos ficar até o dia 8 em San martin. Já até alugamos um carro, tudo fazendo contato via internet. Quanto a cabana, nos fizemos um transferencia internacional pra poder garantir a reserva.

Porra vamos nos encontrar com certeza lá!

É isso, vai ter neve e pronto!

Abração,
Lopau

Testa
02-06-2006, 16:22
Eu tbem vou estar em San Martin, vou para lá no dia 31 de julho e fico até dia 11 de agosto.
Estarei levando um rádio ( Talk About ) poderemos colocar um canal como o canal brasileiro. Ou termos um canal oficial, em todas as estações, o que vocês acham.

walter satyro
02-06-2006, 18:39
Lopau...
É uma cabaña assim q estamos procurando. Qto vc está pagando a diária?
Valeu. Se não fechar com esta cabaña q vc estará eu te aviso onde estarei .
E o esquema (talk about) do parceiro de cima aí é muito bom. Definam um canal pra usarmos lá, vou ver se consigo um cj desses pra levar.
Abração
Walter

walter satyro
02-06-2006, 18:51
Lopau....
Aproveitando..... se não for pedir demais.... qto vc está pagando no aluguel do carro, e que carro é?
Desde já muito obrigado

japoone
02-06-2006, 21:51
As estações do Chile estão programadas para abrir em 15 e 16 de julho, faça o tempo que fizer. Valle Nevado tem canhões, e estações como Termas de Chillan abrem as pistas mais altas, caso na base ainda não haja neve. Como na Argertina está nevando mais que no Chile, acredito que deve abrir na mesma época.. Na verdade, esse ano não está tão mal como dizem, em 2003 eu fui pra Chillan no começo de Julho, e na primeira semana não tinha neve nenhuma na base, e no topo tinha nevado só uma vez. E depois foi do caralho, não teve nenhuma nevasca muito forte, mas a cada semana caía uma nova camada pra divertir-nos... E esse ano está definitivamente melhor, já está nevando em vários pontos da América do Sul no início de junho. ;D
Abraço
Diogo

japoone
02-06-2006, 22:05
peraí, eu não falei que foi "do caramba", foi DU CARAI ! ! !
o filtro automático trocou as palavras... não sou tão polido assim heheheheh

SNOWfreak
02-06-2006, 23:44
Valeu Diogo,

coincidentemente tbm fui para o chile em 2003 na primeira quinzena de julho, aluguei um carro e nos primeiros dias naum tinha muita neve mesmo, mas depois precisei usar correntes 4 vezes na estrada para valle nevado, sendo que teve dois dias que nem deu para subir de tanta neve..., a estrada tava bloqueada..., isso naquela temporada que foi bem meia boca...

Abraço

Marcio H
03-06-2006, 21:49
Ai galera, como dito, continua melhorando as previsôes, pelo menos pra quem esta indo para Chapelco, como eu.
No site oficial de Chapelco Encotrei a seguinte mensagem:
CHAPELCO
San Martín de los Andes, Viernes, 2 de Junio de 2006

--------------------------------------------------------------------------------

LO ADELANTÈ AYER,
LO CONFIRMO HOY .
NEVADON EN CHAPELCÒ
(va con acento porque sino no rimaba... licencia poética que le dicen !)

NIEVA EN TODA LA MONTAÑA EN ESTOS MOMENTOS , BUEN FIN DE SEMANA !!!!!!

CARLOS VANNI
CHAPELCO
Pagina: http://www.cerrochapelco.com/esp/8_clima00.htm

Meu espanhol é péssimo,mas da pra ver que esta nevando.
Um grande abraço, e melhorando os dizeres de nosso amigo
JÁ ESTA NEVANDO E PRONTO!!!!!!!
Marcio

decarli
03-06-2006, 23:31
Olá amigos.
Fiquei meio preocupado com algumas notícias dadas por vc's.
Estou indo de lua de mel no dia 24 de junho para Bariloche, e espero neve para esquiar.
Alguma esperança de neve????

abraço

João Carlos

VAI TER NEVE E PRONTO...hehehe

walterandre
04-06-2006, 21:05
Obrigado Igor! Vai nevar e pronto!

Segundo o SnowForecast resumo dos proximos 3 dias para o meio da montanha:

Las Lenas -> 40cm
Catedral -> 13cm
Chapelco -> 15cm
Portillo -> 49cm
Chillan -> 89cm
Valle Nevado -> 28cm
La Parva -> 26cm
El Colorado -> 22cm

[]s
Walter

marinho
05-06-2006, 13:34
Bom galera ...

.... só prá não dizer que tudo são más notícias ... vou acrescentar uma coisa ...

... nos outros anos, eu tinha bem mais certeza das previsões ... pois a situação do cliam estava mais definida e estável ... desde que comecei a estudar o clima e fazer as previsões, só teve um ano que errei ... mesmo assim somente no começo de temporada, eu havia previsto um começo bom, e a temporada atrasou ... o final da temporada foi conforme previsto ...

... a boa notícia, é que este ano a situação está mais instável .. mais sujeita à mudanças ... portanto eu estou fazendo um previsão com menor exatidão .. as coisa podem mudar ... e eu nem ligo prá meu orgulho, prefiro que mude mesmo, e que a temporada seja boa, mesmo porque eu estarei lá também ...

.... abços ...

Edu

Mauricio
05-06-2006, 13:45
Pessoal,

Parece que a situação vai melhorando muito. Previsão de Heavy Snow geral para quarta e quinta-feira.

Vai nevar e pronto!!!

Abs,

Igor Nabhan
05-06-2006, 14:54
...tô falando...

vai nevar e pronto!

UHAUHAUHAUHAUHAUHAUHUAHUHAUH!!!

Essa história ainda vai render! O layout das camisetas ficou irado!
Ainda fiz a versão mais x-rated:

vai nevar e f*oda-se! (sendo que o "o" é símbolo da neve!)

HUAUAUHAUHAUAUH!!!

Mt bom!

efpiva
05-06-2006, 16:01
Las Leñas ao vivo na base da estação. MUITA neve. Isso que a previsão indica neve mais forte quarta e quinta. Hoje no snow-forecast estava "light snow".

É isso ai! VAI NEVAR E PRONTO!

Abraços,

walterandre
05-06-2006, 16:53
Ai Igor! Como eu arrumo uma camiseta dessas?

[]s
Walter

Guilherme Rocha
05-06-2006, 17:12
AS CANS DE LAS LENAS TÃO MOSTRANDO O QUE É BOM....NNNNNEEEEEEEVEEEEEEE...05/05/06 AS 15:20H

Lopau
05-06-2006, 20:22
Lopau...
É uma cabaña assim q estamos procurando. Qto vc está pagando a diária?
Valeu. Se não fechar com esta cabaña q vc estará eu te aviso onde estarei .
E o esquema (talk about) do parceiro de cima aí é muito bom. Definam um canal pra usarmos lá, vou ver se consigo um cj desses pra levar.
Abração
Walter

Fechado, tb vou estar nesse esquema de talk about! Mais proximo combinamos melhor. Cara a Diaria esta barata, 250 pesos por diaria dividido por 5.

Abração

Lopau
05-06-2006, 20:25
Lopau....
Aproveitando..... se não for pedir demais.... qto vc está pagando no aluguel do carro, e que carro é?
Desde já muito obrigado

Cara fechei com essa agencia www.lapatagoniarentacar.com.ar
Alugamos um R. Kangoo pra 5 pessoas.

No site de Chapelco já ta dizendo que esta nevando e que a temporada começa no dia 24/6.

Abração

Mônica
05-06-2006, 22:17
Oi pessoal.

Eu vi no site http://www.chapelco.com.ar/noticias.htm que a temporada em CHAPELCO começa já em 10/06/2006 e não 24.
Para terem estipulado esta data creio que já deve ter bastante neve, provavelmente não na base, mas pelo menos nas pistas mais altas.
Eu espero que até final de julho, quando vou pra lá, esteja tudo coberto de neve, vamos torcer, afinal agente merece - Pensamento positivo

japoone
06-06-2006, 18:02
chega de pânico, já podemos parar de torcer e começar a agradecer (pelo menos pra quem vai pra Chillán heheh):
http://www.snow-forecast.com/resorts/Chillan.0to3top.shtml
um abraço e boa temporada!

Edy
06-06-2006, 20:47
Para acalmar alguns animos e dar esperanças aos viajantes:

Confira

http://noticiasonline.org/ultimo.htm

decarli
07-06-2006, 00:00
NEVOU E PR*NTO!!!!!!!

Dé Carli

Alexandre
07-06-2006, 12:11
Galera

Parece que a macumba do Igor começa a dar resultados.

Do lado chileno é ainda uma neve meio tímida, mais ao menos já começou a nevar nos Três Vales e Portillo. La Parva atualizou o snowreport relatando 5 cm no dia 6/6. Notícias de jornais indicam alguma neve na região de Portillo. Continuamos sem notícias das estações mais ao sul.

Do lado argentino a situação parece estar ligeiramente melhor. Neva a três dias em Las Lenas. Bariloche soltou uma foto do topo (será que é de 2006?) mostrando alguma neve até meia montanha. Chapelco informa que nevou mas não dá maiores esclarecimentos.

Snow-forecast está PREVENDO forte nevasca para hoje e amanhã do lado chileno e uma neve razoável do lado argentino. Com o snow-report de La Parva e as câmeras de Las Lenas talvez dê para checar a previsão deles.

Este ano a zona de alta pressão não tem deslocado as frentes frias para o sul, mas as temperaturas andam mais altas do que no ano passado, o que em parte explica a demora no início da estação. A situação agora parece estar mudando embora isto só possa ser confirmado se realmente nevar forte esta semana e se a próxima frente fria (que deve chegar à costa chilena entre domingo e segunda) trouxer mais neve.

As estações, tanto do lado chileno quanto do argentino devem abrir para a temporada na próxima semana, dependendo principalmente se nevar entre domingo e terça, caso contrário é bem possível que o início seja postergado para a semana do dia 19/06.

Apesar do atraso no início da temporada nada garante que ela será boa ou ruim.

VAI NEVAR E PRONTO!!!!! TOMARA!!!!

Boa Neve.

Lopau
07-06-2006, 12:44
Alexandre,

Então só poderemos ter uma melhor previsão na semana que vem, que praticamente determinará o começo da temporada né?

Belo post!!!!!! Parabéns, muito claro e simples.

Uma dúvida, essa frente fria que deve chegar na costa chilena afeta diretamente a neve na Argentina? Desculpe minha ignorância.

Obrigado!

Abraços,
Lopau

tocko
07-06-2006, 14:30
igor! Libera o layout ae das camisetas!!!

prefiro a frase x-rated mesmo, se for irada ja tem 1 cliente!

abraçao!

Cfportugal
08-06-2006, 15:01
Alguem sabe algum site que mostra foos Webcams do vale nevado ou proximidades?

Como tavam dizendo "vai nevar e pronto" agor a é "Nevou e pronto"

só precisa manter essa nevezinha até o começo da próxima semana pra ser só alegria

Braça.

ahpo
08-06-2006, 15:33
a previsao de 6 dias para Vale Nevado (2879 metros, lift mais baixo) indica que a partir de domingo 11-08 vai nevar bastante , inclusive 22 cm no domingo, 18 cm na segunda.

o freezing level está sempre abaixo do lift mais baixo.
Será que isso indica que o resort abre normalmente 16/06 com todas as pistas abertas?

estou com passsagem reservada para 21/06 , aguardando neve
agradeço coemntarios
Valeu

ahpo
08-06-2006, 15:36
erro digitacao
quis dizer domingo 11-06-2006

Alexandre
08-06-2006, 20:30
Galera

Bariloche informa 1,00m de neve no topo e 0,30 na base. Isto pode significar que: As temperaturas estão baixas o suficiente para continuar nevando pois caso contrário teria chovido na base. Chapelco, Cerro Bayo e Antilanca (Chile) devem estar na mesma situação dada a proximidade com Bariloche.

As câmeras de Las Lenas pararam de funcionar ontem a tarde. Espero que estejam congeladas.

Do lado chileno continuamos sem notícias. La Parva não atualizou as informações e a câmera de El Colorado permanece fora do ar devendo começar a funcionar por volta do dia 15 (segundo previsão deles).

Os sites de previsão começam a prever neve no domingo e segunda, o que, se ocorrer, deve confirmar as datas de abertura das estações por volta do dia 17.

Lopau

Sim. Todas as frentes frias que chegam ao Chile passam pela Argentina, as de maior intensidade avançam até a Bahia mas geralmente se desviam para o Atlântico na altura do Paraná e Santa Catarina. Mas frente fria não significa, por si só, chuva ou neve.

CFportugal

El Colorado tem uma filmadora e Valle tem uma câmera fotográfica mas eles só as tornam disponíveis um ou dois dias antes da abertura.

Ahpo

Que eu saiba, nenhuma estação chilena divulgou ainda a data de abertura. Normalmente quem abre primeiro é El Colorado que informalmente está previsto para 15 ou 17/7. Acho que na pior das hipóteses as estações devem abrir por volta do dia 30 (se não, o prejuízo é grande) mandando ver na neve artificial.

Boa Neve
Alexandre

japoone
08-06-2006, 22:57
continua nevando no Chile, asi que sabado 10/06 enpieza la temporada en las termas de chillan... provavelmente em algumas outras estações chilenas tambem!...
:lol: :lol: :lol: :lol:
nos vemos arriba!!

efpiva
09-06-2006, 02:21
Pessoal,

Acabei de receber um newsletter do site www.southamericaski.com. Não sei quem mais assina isso, mas segue um trecho do newsletter e fotos anexadas.

Las Lenas, Argentina

Las Lenas, Argentina has been pounded
this week with snow the past 3 days and
are looking good for opening weekend of
June 17. Not a lot of apartment
availability in July left and the Escorpio
Hotel is already sold out of all single +
double rooms August 19-September 9.

Bariloche has also been getting a lot
of snow and are planning to open for
their opening weekend June 17.

Valle Nevado, Chile

The northern Andes Chilean resorts
have been getting huge storms this
week and Valle Nevado and
Portillo will be opening for the
season on June 17 respectively.
Portillo is completely sold out
July 8-August 19.

New for 2006 at Valle Nevado is the
opportunity to book minimum 3 night
stays and pre booked heli skiing.

Abraços,

aatem
09-06-2006, 10:28
E Termas de Chillan??? Alguém tem alguma imagem ou notícia de neve acumulada?? Alguma coisa de neve na base?

edu.link
09-06-2006, 18:01
Fala Galera ....

.... foi publicado em 6 de junho o último boletim climatológico da Direccion Meteorologica de Chile ...

... as previsões continuam as mesmas, temporada um pouco abaixo da média, mas sem catástrofe ...

.... nas estações do Chile central deverá ocorrer longos períodos de sól .. com nevadas intercaladas ....

... nos resorts do sul, e com a mesma tendência a Argentina ... deverão ocorre chuvas com mais frequencia que o normal, principalmente nas altitudes mais baixas .... mas a quantidade de precipitação deve até ser um pouco acima da neve .... portanto no geral as condições ficarão tambémum pouco abaixo da média ... tipo nevando, mas ocasionalmente a chuva degradando a qualidade da neve ...

... abços ...

Edu

japoone
09-06-2006, 18:15
nas Termas deve ter mais ou menos 40cm na base, amanhã começa a temporada, e domingo deve chover de dia na base, mas de noite neva de novo e repõe a neve..
O problema é o preço do lift, que subiu de novo: 19 lukas...
pero asi es... e esse ano parece que tem snowpark heheheheh
abraços

efpiva
10-06-2006, 17:40
Fonte: www.laslenas.com (http://www.laslenas.com/invierno06/popups/temporada06.htm)

Neve acumulada:
Base: 1,50m
Topo: 3,80m

Abraços!

Alexandre
11-06-2006, 11:37
Galera

Com a neve que caiu até sexta (9/06) todas as estações, tanto chilenas como argentinas, estão confirmando suas aberturas para a temporada (La Parva e El Colorado informalmente) entre 15 e 17/6 (Chapelco ainda fala em abrir dia 24, mas é possível que antecipe).

Foi uma boa semana de neve. Aparentemente nevou em maior quantidade nas estações mais ao norte (de Las Lenas para Portillo) e embora faltem dados mais confiáveis, assim como no ano passado Las Lenas saiu na frente com cerca de 150 cm seguida de Portillo com 130cm e Três Vales com algo em torno de 70 cm. Muito boa base de início de temporada.

Deve ter nevado também razoavelmente de Chillan para o sul mas como só temos disponível o reporte de Bariloche (que não sai da mesma a 2 dias) não temos como aferir.

A frente fria já chegou no Chile e tem boa nebulosidade na região que vai de Chillan até Bariloche. Snow-forecast está prevendo neve para toda a semana o que no mínimo garante a manutenção da neve e com sorte dá para acumular mais alguma coisa.

Esta frente fria talvez alcance Las Lenas mas é pouco provavel que atinja Três Vales e Portillo (por conta da famigerada zona de alta pressão,que voltou a se deslocar para o sul). Mas não é nada que atrapalhe o início da temporada, já tem boa base e todas as estações tem snow-maker.

Nova frente está no meio Pacífico e deve chegar a costa chilena na sexta (16/6).

Para quem está indo no início da temporada (principalmente mais para o sul) a diversão está 90% garantida.

Boa Neve

Marcio H
13-06-2006, 13:41
Noticias Sobre Chapelco, o site oficial de Chapelco já esta com a previsão diária de neve. As condições não são lá grandes coisas, mas parece que tem alguns centimetros de neve. Algo em torno de meio metro na base e no meio da montanha e 67 centimetros no topo, ou seja, quase nada.
Espero que nossa preces "Vai nevar e proto!!!" faça efeito, pois estou indo pra Chapelco em 01 de julho.
Marcio

Edy
13-06-2006, 16:32
Sugiro criar uma " dança da neve" (ou da nevasca),se ja existe da chuva...********************
* * +* * + * + *
* + * * + * + * *
* * + * + * * + *
* Q. + * +
~ ¬
. ( )
_/_\____

decarli
13-06-2006, 23:36
E bariloche???
E bariloche???
E bariloche???
E bariloche???

Dé Carli

Marcio H
14-06-2006, 13:34
Os serviços meteorológicos de Chapelco são uma verdadeira zona!! Hoje dei uma olhada em alguns deles. Um deles o Serviço Nacional diz que hoje há previsão de neve para a manha e a tarde;
Miércoles

Mañana Tarde/Noche
Mín: -1 ºC
Máx 3 ºC

Cielo parcialmente nublado a nublado. Probabilidad de lluvias. Nevadas en zona cordillerana. Vientos moderados a regulares del noroeste.
Cielo parcialmente nublado a nublado. Probabilidad de lluvias. Nevadas en zona cordillerana. Vientos moderados del sector norte.

Os outros dizem que esta apenas nublada.
Ou seja a angustia continua!!!
Ai snow freak é melhor começar a pensar em um plano B, estaremos na mesma época em Chapelco e a coisa esta preta.
Um abraço
Marcio

marinho
14-06-2006, 15:20
Alguem tem informação da neve acumulada e, Chillan???

Testa
14-06-2006, 16:17
Galera venho conversando com alguns amigos em San martin ( chapelco ) e conforme o comentario deles esta Nevando.
Verifiquei, como todos, alguns sites e quase todas as estações da Argentina.
Se no Cerro Catedral tem 1,50 de neve e Las lenãs tem 3 metros, vocês não acham estranho não ter neve em Chapelco?
Realmente não é a temporada historica, como a do ano passado, mais conforme o pessoal de Lá, temos neve sim.
Vai Nevar e Pronto

Alexandre
17-06-2006, 16:11
Galera

Com sol ao norte e chuva no sul as condições climáticas da segunda semana complicaram o início da temporada.

A frente fria prognosticada no domingo passado se comportou em parte como previsto; chegou na virada de quinta p/ sexta e por conta da ZAP atingiu somente até Las Lenas ( com uma neve fraquinha) mas não trouxe neve e sim chuva para as estações do sul, com exceção de Bariloche.

No norte, como previsto, a neve que caiu até dia 11 garantiu a abertura de todas as estações. Las Lenas e Portillo em melhores condições que as dos Três Vales. Em todas elas as baixas temperaturas tem segurado a peteca, mas se não nevar na próxima semana a situação ficará complicada principalmente nos Três Vales.

La Parva e El Colorado abriram apenas algumas pistas (as mais tradicionais), não consegui informes sobre Valle (existe, ou eles estão tentando evitar algum cancelamento de reserva?). Chama atenção o informe de La Parva desaconselhando o fora de pista ( o que significa pouca cobertura). Se a situação não se inverter até terça é possível que eles permitam o acesso apenas às pistas com snow-maker (ou mammade snow,como dizem os aussies).

Portillo e Las Lenas habilitaram quase todas as pistas mas, caso não entre uma nevezinha na semana que entra, o fora de pista deverá ser a melhor opção por conta da boa cobertura e porque as pistas deverão ficar bem duras.

No sul, apenas Bariloche escapou, com uns providenciais 5 a 10 cm. No resto Chapelco, Cerro Bayo e Antilanca choveu e nevou, mas, mais choveu que nevou e se não nevar até quarta é possível o adiamento de abertura destas estações principalmente Chapelco por conta, também, de problemas com os lifts. O site de Pucom permanece out, Corralco só abre dia 1/7 e Chillan deveria ter aberto dia 10/6 mas como não soltam os reports estou achando que a coisa anda feia por lá. (Pensando bem! Alguém sabe algo de Chillan?)

Existe alguma nebulosidade desde o sul até Portillo que deve permanecer na região até segunda mas não tenho como prever a chegada de outra frente devido a desativação do meteosat 7. Agora é esperar para ver e acompanhar o Snow-forecast.

Boa Neve

PS: VAI NEVAR E PRONTO!! CATSO!!

Igor Nabhan
19-06-2006, 01:41
catso não....bucetso!

Igor Nabhan
19-06-2006, 01:45
Alê....

Quer alugar uma prancha pra viagem???

hehehehehehehehehe!!!

Vamos marcar nosso uísque (coca light)!!!!

Forte Abraço!

PS: Deus vai me presentear com condições maravilhosas para Bariloche em setembro!!! HUAUHAUHA EU SEI!.....não vai ser a tôa essa viagem com namorada e casais!

19-06-2006, 22:12
ESTAS SÃO AS ULTIMAS NOTICIAS NÃO MUITO ANIMADORAS.

http://buscador.lanacion.com.ar/Nota.asp?nota_id=815431&high=chapelco

walter satyro
20-06-2006, 13:24
nevou muito desde domingo...agora de manha parou um pouco...e a tarde começa denovo

Esta frase é do Claudio Rauen que está em San Martin de Los Andes.

Chapelco bombando!!!! vai nevar e pronto mesmo!!
Walter

aatem
20-06-2006, 13:29
Eheheheheh.... conclusão a que chegamos: informe de neve, só de quem está in loco, tomando neve na cabeça ou pisando no barro!! Uahuahuahuah!!

Please, o primeiro que pisar em Termas de Chillan, manda um report das condições reais e fotitos, para já reduzir a ansiedade!!

Abs.
André

Marcio H
20-06-2006, 14:47
Ai Galera, ta nevando em Chapelco, o Web Site Oficial, ja mostrou que nevou nas ultimas 24h e bastante.
ESTADO DE NIEVE
NIEVE
BASE INTERMEDIA CUMBRE
CANTIDAD DE NIEVE
Caída en Temporada

0.35 mts base 1.06 mts intermediaria 1.8 mts topo

Caída últimas 24 hs

0,53 mts base 1 mts intermediaria 0.3 mts topo
Pisada
0.25 mts 0.5 mts 1.3 mts
CALIDAD DE LA NIEVE
Polvo Pisada Polvo Pisada Polvo sin Pisar

JA NEVOU E PRONTO!!!!!!!!!!
Pra quem vai pra Chapelco, vejo vcs lá em 01 de julho
Marcio

Edy
20-06-2006, 16:11
Confira noticias de Chapelco para aliviar :
http://rionegro.com.ar/diario/2006/06/20/20066v20f11.php

SNOWfreak
20-06-2006, 16:31
esse chapelco...

estou chegando por lah dia 1º...
agora, além da neve ser ainda uma incógnita..., tem esse lance de dois dos principais lifts naum terem passado no teste de segurança e provavelmente não estarem habilitados para este começo de temporada...

dia 8 vou para bariloche, espero que os lifts novos estejam funcionando por lah...

abraços a todos e boa temporada

japoone
20-06-2006, 17:08
infonieve de Las Termas de Chillan:

INFORME PARA HOY

Camino: TRANSITABLE CON USO DE CADENAS
Clima: NEVANDO
Temperatura: -2º C VIENTO MODERADO A FUERTE ZONA MEDIA ALTA

Promedio de Nieve Acumulada

Villa Bosque Nevado 30 cms.
Zona Novicios 35 cms.
Zona Media 1,50 mts.
Zona Alta 2,50 mts.

Calidad de Nieve POLVO PISADA

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

asi es........

walter satyro
20-06-2006, 18:12
Foto da base de Chapelco hj. Tem mais fotos no site www.overtravel360.com.br
já bombo moçada
Já era!! ........ É nóis na Neve
Walter

Lopau
21-06-2006, 14:02
Fala SNOWfreak,

Que parada pe essa de lift não funcionando. Putzzz! Tu tem informações sobre essa parada? To chegando lá no dia 29/7.

Acabei de ir no site de Chapelco e fiquei amarradão com o Report!

É isso galera, vai nevar é pronto!!!!!

Abração,

Lopau

Na Fissura!

SNOWfreak
21-06-2006, 14:44
fala Lopau,

a família que tem a concessão, descobriu que a silla doble e a silla triple, simplesmente não vão funcionar até agosto no mínimo..., dá para crer?!?!?!?!

eh ridículo, mas eh isso mesmo...

...Mientras tanto, se aguarda la confirmación de la fecha de entrega de las piezas que se deben reemplazar en las sillas doble y triple, que de momento no estarán en servicio el próximo 24, cuando se inaugure la temporada...

dá uma olhada em:

http://rionegro.com.ar/diario/2006/06/20/20066v20f11.php

e também em:

...NEUQUEN.- Dos de los diez sistemas de elevación del cerro Chapelco, en San Martín de los Andes, se encuentran fuera de servicio, un problema que preocupa a operadores de turismo porque afectará la temporada invernal que se inicia el próximo 24. Lo más inquietante es que uno de los equipos que quedó fuera de servicio es un distribuidor de tráfico de esquiadores y no se sabe con precisión cuándo volverá a funcionar...

veja a notícia completa em:

http://buscador.lanacion.com.ar/Nota.asp?nota_id=815115&high=chapelco

chego lá dia 1º de julho, aí mando notícias mais objetivas...

abraço e boa temporada a todos

Lopau
21-06-2006, 16:34
Q isso?????? Não acredito!

Tu ja foi pra lá? Será que prejudica muito?

Bom, p importante é ter neve! Acho que isso vai ter.

Tem algum outro lugar perto de Chapelco pra ir? Qual é teu plano B?

Putzzzz q duchade agrua fria!

Tb vou alugar um carro.

Abração e obrigado pelas dicas.

Lopau

Terrier
21-06-2006, 18:03
Galeraaaa! Esta valendo qualquer que seja a quantidade e textura da neve! Snowboard/Surf for fun. O velho ditado continua a reinar: " É melhor um mau dia de neve que um bom dia de trabalho...sempre.". :D

Afinal de contas todos querem é se divertir! Pratico há 10 anos e não me lembro nunca de ter me arrependido quanto a neve. Alias eu acho que a maior preocupação é da galera que que nunca foi. Relaxem vai ter neve sim, vamos pensar positivo!

Um abraço!

Bandit
21-06-2006, 21:15
Alguém sabe as condições de Valle Nevado?
Não consigo achar fotos e o site oficial me parece meio bichado.
Pelo Snow-Report tenho a sensação de que a coisa anda feia por lá...

Cfportugal
22-06-2006, 00:35
Alguém sabe as condições de Valle Nevado?
Não consigo achar fotos e o site oficial me parece meio bichado.
Pelo Snow-Report tenho a sensação de que a coisa anda feia por lá...

está razoavel, neve dura no momento, mas tem neve

parece que tem 1,5 m no topo e 1 metro mais ou menos na base

previsões se solidificando de nevar em torno de 25 cm nesse final de semana

nem acredito nisso, mas chego lá no domingo se nevar esses 25 cm vou chorar de alegria

Vai nevar.......... vai nevar......... nevou e pronto !!!!

Braça.

halmer
22-06-2006, 10:20
Galera,

To chegando em valle nevado amanhã e espero que realmente neve no fim de semana, mas se não nevai mesmo assim vai ser show. O importante e ter neve!!!! Preciso de uma ajuda, não fechei nenhum transfer do aeroporto para o valle, alguem pode me dar uma dica de como chegar lá da maneira mais barata possivel?

Valeu!!!

P.S.: Quando chegar lá mandarei fotos pro forum pra galera!!!

Caio
22-06-2006, 12:18
Fale ae Halmer,

Vou para Vale no final de Julho e a Tatiana da Ski brasil viu tudo para mim. Liga para ela 2196 9399, ela te arruma um transfer. E depois fala como que esta as condiçoes de neve por la.

Abç

Cfportugal
22-06-2006, 12:59
Galera,

To chegando em valle nevado amanhã e espero que realmente neve no fim de semana, mas se não nevai mesmo assim vai ser show. O importante e ter neve!!!! Preciso de uma ajuda, não fechei nenhum transfer do aeroporto para o valle, alguem pode me dar uma dica de como chegar lá da maneira mais barata possivel?

Valeu!!!

P.S.: Quando chegar lá mandarei fotos pro forum pra galera!!!

do aeroporto pra valle não conheço, sei de santiago pro valle, a ski total e KL adventure, fazem transferers gratuitos pra quem aluga equipo com eles

Taxo do aeroporto pra santiago em torno de 10.000 pesos = 20 dolares = 50 reais

Braça.

EDIT eu mesmo vou fazer isso, vou chegar domingo a tarde, pegar um taxi, passar numas lojas durmir em santiago e pegar o transfer da KL as 7 da manhã pro Valle

andmaia
23-06-2006, 23:12
éé ta feia a situação em bariloche!!! to indo para bariloche dia 16 de julho, sei que bariloche tem fama de nao nevar muito, mas como nunca fui para lá tava afim de de conferir!!!
Essa semana parace que choveu muito na base, pois os 30cm de neve pisada desapareceram, o parte diario informa que a base esta com 0 cm de neve, parece que so tem neve para cima dos 1200 metros!!!
Pior é a previsão do snow-forecast, que informa que alem da temperatura no cume vai estar acima de 0 a partir de segunda, tem previsão de chuva no cume e o Freezing Level vai chegar à 2800 metros na terça!!!!
vamos torcer para isso mudar!!!
Pelo menos se nao nevar, eu vou para as baladas!!!!

Igor Nabhan
24-06-2006, 01:08
....um grande amigo meu que tem casa em Bariloche acabou de chegar de lá, onde ficou 8 dias....

E SÓ CONSEGUIU ESQUIAR 1!!!!!!!! Chuveu quase todos os dias...
Pqp....

Mas, VAI NEVAR E PRONTO!

Igor Nabhan
24-06-2006, 10:25
Ae, Alexandre....

Vi que vc me ligou...tentei te retornar mas deu desligado e sem caixa postal.......!!

Acordei cedo....nada pra fazer.....escreve uma daqueles relatórios enormes sobre as condições climáticas aí, por favor...

rsrssrsrrrssrsr

me liga de novo!!

Abs.,

Igor Nabhan

Alex RJ
24-06-2006, 23:55
Achei no Site da ESCUELA XTREME SKI & SNOWBOARD

Cerro Catedral dia 21/06

Base

http://www.escuelaxtreme.com/daily-catedral-photos/21-06-06-1.jpg

http://www.escuelaxtreme.com/daily-catedral-photos/21-06-06-2.jpg

Ta nevando e vai nevar.....

Abraços Alex

tocko
25-06-2006, 02:05
....um grande amigo meu que tem casa em Bariloche acabou de chegar de lá, onde ficou 8 dias....

E SÓ CONSEGUIU ESQUIAR 1!!!!!!!! Chuveu quase todos os dias...
Pqp....

Mas, VAI NEVAR E PRONTO!

cara... que medo, to indo pra las lenas em 1 semana... imagina só esquiar 1 dia, meu Deus... vamos rezar todos pela neve!!!!!!!!!!!

Mauricio
25-06-2006, 13:36
Galera,

Dei uma olhada no site de Portillo e as condições por lá estão boas.

95% das pistas abertas, 10 cm de neve caída nas ultimas 24 horas, 65cm de base, e neve powder.

O melhor indicador das condições de Portillo é quando eles liberam para day skiers, ou seja, permitem o acesso para quem não está hospedado. E no momento está liberado......

Abs,

mbacchi
25-06-2006, 16:11
Tocko,

Quando tu voltar manda notícias rapah

Neve. Amém.

Alexandre
25-06-2006, 21:42
Galera

O início de temporada realmente não anda lá muito animador, mas a coisa não está assim tão feia. Tirando os Três Vales, onde a situação está realmente ruim, não há tanto motivo para alarme quanto às estações restantes.

Por todas as estações nevou, choveu, fez sol, nevou de novo mas mesmo assim, aos trancos e barrancos, o saldo acabou positivo em todas elas.

Las Lenas está a todo vapor e se dá para escolher é a pedida da hora. Boa cobertura, nevou dia sim dia não, baixas temperaturas, não há do que reclamar (a não ser o fato de vc não estar lá agora).

Chilan se recuperou e parece que vai muito bem (a se confiar nos reportes deles) com boa cobertura até a base. Se não chover durante a semana eu a colocaria como segunda opção.

Bariloche passou a semana aberto dos 1200 para cima o que (na opinião de muitos, inclusive minha) é mais normal do que ter neve até a base. Não é nenhum prejuízo este fato pois grande parte das pistas está acima desta cota e dali para cima tem nevado razoavelmente.

Portillo, aproveitando a excelente nevasca que ocorreu no início do mês vai se mantendo. E o fato deles abrirem para visitantes (muito bem alertado na msg do Maurício) é sinal que o que caiu por lá aguenta o tranco por mais algum tempo. Sem esquecer que ontem nevou cerca de 10 cm.

De Chillan até o sul desta vez mais nevou do que choveu e apesar da neve andar bem úmida do lado argentino foi o suficiente para garantir a abertura de Chapelco. Todas as outras estações ao sul; Pucom, Corralco, Antillanca no Chile e Cero Bayo (tb com problema nos lifts) e Chapelco na Argentina estão ou abertas ou abrindo dia 1/7 (férias escolares por lá).

Três Vales. Bem, ontem nevou cerca de 5 cm e esta é a única boa notícia. Dá para aguentar até amanhâ e é só.

Pelo site da Nasa (www.weather.msfc.nasa.gov/GOES/goes_es.html , para quem gosta) é possível estimar a chegada de nova frente fria entre 27 e 28 que deve atingir inclusive Três Vales e Portillo. Existe boa nebulosidade de Chilam para o sul e se as temperaturas não subirem é bem provavel que neve durante maior parte da semana. Vamos torcer.

Boa Neve

PS1: Extremamente antipática a política de Vale Nevado de não reportar o que está acontecendo. Entre a simpatia de El Colorado (que apesar disto ainda não liberou as web-cams) e a exuberância (em termos de opções de pista e fora de pista) de La Parva, Vale Nevado vai mostrando sua cara (seria melhor fazer como Portillo em 2004 que dizia que infelizmente não tinha neve suficiente para todos e portanto primeiro os hóspedes). Não gasto meu dinheiro por lá. Ô povo metido a besta.

PS2 : Porra Igor, se quer falar comigo atende o telefone.

andmaia
25-06-2006, 22:23
Valeu Alexandre pela luz!!!
Já estava entrando em desespero aki com essas previsões!!!
E vamos fika torcendo pela neve ai!!!

Igor Nabhan
25-06-2006, 23:12
...UHAUHAUHAUHAUHAUHUAHUHAUHAUHAUHAUHUHA

Carácoles.....imagino o quanto vc tenha me ligado...

Mas meu celular resolveu passear de carro....e ainda não voltou!

SOmente amanhã!

Te ligo, desgraçado do DDD 84!!!

rsrssrsrrs

Agora sim! Um textinho legal para entreter....MT BOM, Xandão!

E vc não sabe da última! Acho que vou fazer um pré-Bariloche em Lãs Lenas! Dia 28 de Julho!

Por isso, Andréééééééééé......me empresta a prancha????

UHAUHAHUAUHUAHUHAUHA!

aatem
26-06-2006, 10:44
Lógico meu filho!! É só falar e pegar.... Aproveita e trás de volta com um tuningzinho básico (eheheheheh).... Vou viajar em 5 Agosto.... Vc volta até esta data?

Agora, quando o cara é chique, é outra coisa.... Las Leñas em Julho, Bariloche em Setembro... Já que é para humilhar, dá um chego em Chillan no meio de Agosto também!!!

Abraço!!

Igor Nabhan
26-06-2006, 11:15
AUHUHAHUAUHAHUAUHAHU!!!

Boa....

Se rolar mesmo eu te aviso! Mas acho que não vou não .... muito exagero para pouca verba.....rsrssr

No final dessa semana vamos combinar de nos falarmos....baixei um vídeo irado e achei os outros que já tinha.....vou gravar pra vc!

E minhas botas novas chegam na 4a feira.....sente o drama....

aatem
26-06-2006, 16:01
:shock: :shock: :shock: Caralhooooo!! Irada!! Se quiser trocar pela minha, basta voltar duzentinhos!! AHAHAHAHAH!!

No final da semana eu te ligo, pra pegar os filminhos e ver a bota....

De qualquer forma, se for viajar, a pranchinha está a disposição...

Abraço!

Marcio H
26-06-2006, 16:46
Se alguem tiver alguma previsão para Chapelco, fora aquelas do site oficial de Chapelco, para a primeira semana de julho, eu agradeço.
A tensão esta tomando conta na reta final
Marcio

SNOWfreak
26-06-2006, 17:04
Marcio H,

estaremos juntos no voo para san martin de los andes... rsrs
se a situaçao nao melhorar..., vamu comprar uma varinhas de pesca e brincar no lago..., andar de mountain bike..., hehe

abraços

ps. parte diario de hj...
.... Orientativo de nieve en el cerro
4. Nieve en Cerro (No en base) 3/4

Observaciones
Pistas desde 1.600 hasta la base cerradas por presencia de varios manchones de tierra.

ou seja..., soh dah para andar de snow acima dos 1.600m...
mas, vamu que vamu...

Camarão®
26-06-2006, 20:19
Desculpe a inexperiencia, mas pelo que andaram dizendo ai, tem chance deu ir no fim de agosto pra valle e ficar sentado 1 semana?

Caco
29-06-2006, 10:16
Acabo de chegar de Valle Nevado e podem ficar tranquilos porque nevou e pronto! :) Os pessimistas não tem do que se preocupar, tem muita neve lá encima e é uma imensidão branca, não sei qual o nível de exigência dos meus amigos aqui esquiadores, mas para mim as pistas estão ótimas.

SNW
29-06-2006, 10:20
Ótimo que tem neve, estou indo 07/07........ vc sabe se abriram todas as pistas?

Caco
29-06-2006, 12:06
Ótimo que tem neve, estou indo 07/07........ vc sabe se abriram todas as pistas?

Tem pistas fechadas, porém, tem qualquer tipo de pista (dificuldade) que vc quiser aberta. Como Valle Nevado é muito grande e com muitas pistas acho que algumas delas estavam fechadas por falta de esquiadores pois não estava lotado. Mas que tem neve, ahhh, isso tem! Da cidade de Santiago já dá pra ver os Andes, paisagem lindíssima, todo branquinho!Talvez quando vc estiver lá já estejam todas abertas.

Caetano Correa
29-06-2006, 15:03
Já Bariloche, pelo site da estação e pelo snow forecast, tá uma tristeza só...
F@#$-se! V A I N E V A R E P R O N T O !!!

andmaia
29-06-2006, 15:06
pois é bariloche ta feio mesmo!!!

mas to botando fé que semana que vem vai nevar!!!!

Alexandre
03-07-2006, 15:05
Galera

A semana passada poderia não ter existido, não faria nehuma falta.

É impressionante a infabilidade da lei de Murphy " Quando algo tem a mínima possibilidade de dar errado, dará errado e com as piores consequencias possíveis".

Uma boa nebulosidade cobriu a região durante a semana, mas a frente fria enfraqueceu e acreditem de Chillan para o sul o que entrou foi uma frente quente. Freezing level acima do topo em todas as estações tanto ao norte como ao sul.

Chillan passou a semana alternando temperaturas entre 10º e 6º à meia montanha. Chapelco entre 6º e 4º no topo. Em Cerro Castor, no extremo sul a apenas alguns quilômetros da Antartica, a temperatura no topo raramente foi inferior a 0º C.

Resultado, a pior situação possível, Corralco, Antillanca e Cerro Bayo fechados por falta de neve. Chapelco à mingua e se bobear o que resta acaba até quinta. Bariloche ao que parece virou uma grande geleira.

O norte escapou por um triz e chegou a nevar algo em torno de 2 cm em todas as estações o que porem não foi suficiente para um desgaste natural. Las Lenas e Portillo continuam bem mas nos Três Vales a coisa tá bem ruinzinha.

Bem, o que fazer? Se vc não estiver indo para Las Lenas ou Portillo, procurem ficar em estações que tenha manmade snow, é o jeito.

Para quem está indo esta semana o conselho é rezar, mas rezar muito mesmo.

Dizem que o Snow-forecast está prevendo neve (não olhei e nem vou olhar) mas não estou acreditando muito. Só estou torcendo que até agosto Vai Nevar e Pronto.

Boa Neve

Lopau
03-07-2006, 15:47
Alexandre,

To que nem vc, torcendo pra nevar até agosto! Dia 29/7 chego em San martin. Tenho entrado dirteto no site de Chapelco e nada de neve nova.

A previsão é que amanhã neve, mas to descrente legal. Acho q vou parar de ficar checando as previsões de neve, ta fogooooo...

Abraços,

Lopau

Vai nevar e pronto!

Bandit
03-07-2006, 17:16
Alguém tem notícias de Pucón?
Não encontrei no Snow-Forecast e o site diz que a estação está fechada.
Alguém que já foi pra lá, pode dar umas dicas do lugar?

saul gabriel
03-07-2006, 17:17
um amigo voltou tem 2 semanas e falou que estava com bastante neve em valle nevado.
foi a 1 vez que ele esquiou mas disse que tava tranquilo pra esquiar .

abrçs

Paulo ST2
03-07-2006, 18:52
fala Saul,

Cara, qto vc pagou do seguro para a viagem!?

Eu to indo no dia 27/07 pro valle tb...tomara que esteja nevando mesmo!!!

Como dizem....vai nevar e pronto!!!

Abraço,

saul gabriel
03-07-2006, 19:30
da uma olhada la no topico de segurio saude , respondi por lá .

abrçs

decarli
03-07-2006, 22:44
Acabei e chegar de Bariloche...
O último dia que nevou foi dia 22...
Depois não nevou mais...
Sexta dia 29 começou uma chuva que até a hora de eu ir embora, domingo 5 da manhã, não tinha parado.
Os guias estavam desesperados pois a alta estação começa esta semana e não havia previsão de neve...

Eu esquiei dois dias, dias 27 e 28...
Vi algumas fotos de como é a Base do Catedral, e realmente não tem neve nenhuma... A neve começa nos 1200 metros (lembem-se que a base está a 1000).

Mesmo assim, consegui esquiar muito bem...

Dé Carli

edu.link
08-07-2006, 19:18
Fala Galera ...

.... boas notícias ...

... saiu o ultimo boletim da direccion meteorologica de chile ....

... as coisas mudaram, não muito, mas de forma positiva .... as temperaturas da superfície do mar subiram, e estão até positivas ... isto não caracteriza um El Niño, que é favorável prá neve, mas afasta a temida possibilidade do La Niña, que tinha acabado de terminar, retorne ... e La Niña em geral é desastre para a neve ...

... mais uma vez, a temporada promete ter neve normal ... tipo não vai sobrar, mas não vai faltar ...

... a previsão mais animadora porém é qunto às temperaturas, que ficaram mais baixas .... as máximas ficarão dentro da média, mas as mínimas poderão ser menores ... isto vai evitar as chuvas, principalmente na base dos resorts, que temos vimos em junho ...

.... abços ...

Edu

saul
10-07-2006, 21:53
saca só portillo hoje !!! 10/07/06

http://www.skiportillo.com/conditions/conditions.html

tenho um amigo que foi pra Valle hoje , depois que ele me mandar fotos e escrever eu escrevo aqui pra galera .

abrçs

Saul

Yan
11-07-2006, 19:24
Nevou bastante no Chile.
Voces podem ver as novas images aqui
http://www.snowbrasil.com.br/fotos-snowbrasil/album09

Abraco,

Yan

saul
12-07-2006, 14:37
galera olha só como está em el colorado !!!
as pistas em la parva e el colorado estão fechadas de tanta neve .

abrçs

Saul

Yan
12-07-2006, 17:29
Mais fotos recentes em:

Mauricio
13-07-2006, 13:19
Fala Galera,

1 metro e 10 centimetros de neve em Portillo nos ultimos 2 dias.

Absurdo!!!!!!

Diversão garantida.....

Abs,

Grilo
13-07-2006, 15:21
Salve,

Diversão garantida caso pare de nevar como está! :shock: :shock: :shock:

Caminho fechado, pistas e teleféricos fechados.

Daqui a pouco vão ter que fazer a camisa VAI PARAR DE NEVAR E PRONTO!

Té +.

Schnee
13-07-2006, 15:38
NADA DE PARAR DE NEVAR!
Desculpe aos que estão indo agora, mas fui em 2004 pro Chile e foi péssima a temporada! Então tem que nevar muito ainda pra compensar 2004! hauhauhauhauhauha
To indo dia 05/07 p/ las leñas!

QUE NEVE MAIS, MUITO MAIS!!!

Grilo
13-07-2006, 16:39
Blz,

então que pare essa semana de 15 a 22 para pegar fôlego pra nevar mais depois.

Tá bom assim? :lol:

Fui.

Schnee
14-07-2006, 11:28
hauhauhauhaua Combinado! Manda desligarem la então! Mas lembra eles de ligarem de novo daqui a 3 semanas! hauhauhau

Abç

Yan
14-07-2006, 17:34
Mais neve em Las Lenas

marinho
14-07-2006, 22:50
Alguem sabe alguma coisa sobre Chillan????

mbacchi
15-07-2006, 00:17
http://www.snow-forecast.com/resorts/Chillan.0to6mid.shtml

Neve prevista pra amanhã.. Nevou alguma coisa na semana passada e início dessa.

Parece que está tranquilo

Marco Alexandre
31-07-2006, 14:20
voltei de termas de chilan ontem
nevou pra caramba a semana passada inteira
muita neve em toda a montanha
quem for por agora vai se dar bem
mais de 1 metro de neve fofa la em cima
todos of pist abertos e com muita neve
boa sorte a todos

Alexander
31-07-2006, 18:45
Hoje, 31 de julho, com base nas nevadas anteriores e na previsão para agosto, já dá para prever com segurança como serão os meses de agosto e setembro?

A temporada está sendo boa, abaixo ou acima da média?

Estarei em Bariloche no dia 4 de setembro. Já dá para saber se haverá neve suficiente no Cerro Catedral, sendo que hoje temos 3,4 metros de neve no topo?

DAVE
31-07-2006, 23:19
E dificil prever...
Basta uma 5 dias com temperaturas acima de 0 e/ou chuva para cagar tudo...
Esse ano ta bem instavel... Intercalando nevascas com dias quentes o que nao ajuda a manter a neve que caiu...
Mas as ultimas nevascas foram suficientes para ter neve ate a outra...
Nao esta otimo mas poderia estar bem pior... hehehehe

Que continue assim!!!!!

Dave

Alexander
01-08-2006, 19:57
Olhando as coisas com estão hoje, dá para garantir neve pelos próximos 30 dias?

Lembrem que tem aquela nevasca famosa no final do mês "Tormenta de Santa Rosa".

Edy
14-08-2006, 15:25
Tanto pediram,tanto rezaram que nevou,nevou,desabou mais neve que até fecharam as pistas mais altas devido a riscos de avalancha e tormenta de ventos.Nunca vi nada igual lá,nem eles.Mais de 7 dias de nevasca nas montanhas e região dos 7 lagos(SM Andes,Bariloche,Cerro Bayo) .Neve Powder que eu via gente se enterrar ,dando risada, até a cintura nos fora de pista.Tentei um dia ,indvertidamente ,subir de óculos no pico,tranquilo pq tinha gente no lift assim, e foi terror total para tentar,de olhos fechados e de costas para o vento+gelo,como agulhas na face e olhos ,trocar o óculos pelo google,vale como dica.Tudo de bom para os que vão a partir de 12de Ago. Abraços.

Alexander
14-08-2006, 16:16
Será que fica assim por mais 30 dias?

Estarei por aí no dia 04/09.

No começo achava que a temporada seria de regular a normal, pois no início a temperatura não baixava. Entretanto a primeira quinzena de agosto surpreendeu, o "freeze-level" baixou e a neve fez a sua parte.

A temperatura está por volta de 2 ºC abaixo da média dos últimos anos, e a pluviosidade bem acima.

Mas será que a coisa pode virar, transformando-se num grande bloco gelado e molhado?

Falem os especialistas, pois de neve entendo muito pouco.

Alexander
16-08-2006, 10:02
Pessoal,

Alegria de principiante dura pouco!

Depois da maior nevasca dos últimos anos, o "Freezing Level" está subindo em disparada na região de Bariloche.

- 2.500 m (acima do topo) e 8 ºC na base até sexta-feira (18/08).

Parece o suficiente para transformar aquela paisagem linda da última semana em uma grande sopa.

Será que a coisa virou, ou pode ser um sinal de outra nevasca na semana que vem?

Caetano Correa
16-08-2006, 12:42
Alexander,
o calor de agora e dos próximos dias não é, isoladamente, sinal de que vai esfriar de novo. Todavia, temos que lembrar que estamos no inverno. Pra rolar outra nevasca custa pouco. Tomara que seja na véspera de sua ida. Eu dei sorte. Nunca tinha imaginado pegar fora de pista com quase um metro de neve powder, daquele tipo que você inaugura a descida, cravando o primeiro rastro. Tomara que a sorte esteja do seu lado, meu amigo. Tudo é possível, até meados de setembro.
Pensamento positivo e
THINK SNOW :twisted:
Abs.,
Caetano

Alexander
22-08-2006, 18:39
Estou ficando muito preocupado, hoje á tarde faz 19 ºC na cidade de Bariloche, e o "freezing level" na casa dos 3.500 metros.

Será que a temporada está no fim?

Seria muito frustrante, logo após uma nevasca histórica.

Nesse nível de temperatura, variando ocasionalmente entre 6 e 12 ºC, seria possível derreter em 15 dias, os 3,6 m acumulados no topo do Cerro Catedral?

Estarei na cidade em 04/09, e junto com a ansiedade da viagem, vem o mêdo de não encontrar neve para apreciar.

Caetano Correa
22-08-2006, 18:52
Dá uma olhada no site da cidade, www.bariloche.com. Lá você vai ver que semana que vem a temperatura vai esfriar de novo, estão previstas umas nevascas meio de leve. Talvez seja tudo o que você precise nesse momento. Se tiver uns 30 cm de neve nova, e se a temperatura se mantiver baixa, você vai se dar bem de qualquer jeito. Pode ser que, na parte baixa da montanha, não tenha neve boa. Não se preocupa. Se tiver neve boa em cima, pega a sextuple, dá uma descidinha de 200 m e pega a quadruple indo ao topo. Lá você vai pegar umas azuis e vermelhas que são legais. Aí fica subindo a quadruple e descendo as pistas que acompanham esse teleférico. Se tiver a fim de mais ação, desce da quadruple pela direita, e mantém tudo à direita, até chegar no bosque que fica do lado da pista 6. Lá tem uns fora de pista pelo meio das árvores (pistas camioneros e leñeros, que ficam fechadas a maior parte do tempo). O fora de pista que eu peguei lá foi fantástico. Se tiver neve nova e estiver frio, lá deve estar show. É muito pouco provável que a neve que está lá hoje (muito embora já esteja dura) vá toda embora até semana que vem. Fica mais na parte alta, acho que vai ser legal.
THINK SNOW

gustavo
25-08-2006, 17:24
Srs Entendidos da Meteorologia,

To indo pro Tres Valles no 07/09, comemorando o nosso feriado de Independência no melhor estilo.

Bem, eu acredito que a base formada deve durar até lá sem problemas. Contudo, que tipo de neve deve estar: Slush? Corn? Gelão?

Olhando o pronóstico nos sites (Accuweather, Yahoo e Wunderground) não tem nem sinal de precipitação para Santiago.

E aí , vai ter diversão traquilo para mim? Essa base dura mesmo?

[]s

Gustavo

PS: Pra conseguir fazer uma snowtrip é complicado, tem que fazer acordo com: patrão, patroa, banco, companhia aérea e ainda tem São Pedro!

makiley
26-08-2006, 00:54
Gustavo,

nao sei nao.. mas a previsao nao eh muito boa...

mas no Valle Nevado tem as tais maquinas de fabricacao de neve que ajuda um pouco...

Mas eh o que vc disse.. snowtrip nao eh facil.. eh patrao, patroa.. isso quando nao tem mais um complicador: faculdade ou pos-graducao...

Mas no final eh uma loteria mesmo...

abs..

Alexandre
26-08-2006, 02:01
Gustavão

Tava sumido hombre.

Antes de te responder dei uma olhada no snow-forecast e vi que a coisa está muito ruim (os reportes deles estão totalmente furados, acredite apenas nas previsões).

Sugestão: Tente trocar de lugar. Voltei dia 21 (fui para o aeroporto de camiseta) dos Três Vales e desde o dia 10 não neva por lá (não acompanhei desde quinta até hoje). Para vc ter uma idéia, todas as lojas de Santiago estão com desconto de até 60% em qualquer equipo ou roupa. Vc pode comprar uma jaqueta Burtom ou Columbia por apenas R$ 150,00 ( uma calça sai por R$90,00). Ou seja eles consideram a temporada como terminada.

Recebi notícias que até 23/08 não havia nevado.

Quando sai de lá (19/08) a situação em La Parva e Vale Nevado era a seguinte:

Pistas - Muito rápidas porém sem gêlo, boa cobertura, as pretas e vermelhas mais acentuadas sem bumps, azuis muito usadas mas com boa manutenção, enfim, razoáveis.

Entre Pistas - Crust (espesso) pela manhâ, Slush na parte da tarde (não tão úmido como Bariloche, dá até um certo ar de powder).

Fora de Pista - Desaconselho. Pouca cobertura, muito rápido pela manhâ, muita pedra (uma morte na conta de LaParva no domingo passado).

A vertente de El Colorado que dá para La Parva ficou me tentando, vazia só, mas como pega sol quase que o dia inteiro não sei como está agora.

Olhando de Santiago dá para ver que a região dos Três Vales é praticamente a única (não me pergunte porque) que aínda tem neve.

Resumindo, na sua situação eu iria mais para sul (estou falando isto sem olhar como está a situação de Chilan, Corralco, Etc.).

Próximas e ao sul de Santiago tem duas estações, Chapa Verde e Lagunillas, são pequenas mas normalmente tem boa neve e são pouco usadas. Vale a pena verificar.

Espero não ter de desanimado. Boa Sorte e

Boa Neve

gustavo
26-08-2006, 09:41
Alexandre e Makiley,

Valeu pelo reply.

O negocio é que acabei fazendo reserva em hotel em Valle. Não tem refund! Vai ter neve nas pistas até lá...a qualidade é que é outra discussão. Enquanto ter neve...eles não deixam cancelar.

Caso isso venha ocorrer (muito improvavel), eu iriar pro sul.

Bem...ainda faltam 10 dias. Quem sabe São Pedro nos surpreenda...

[]s

Gustavo

PS: To sumido, mas to acompanhando o forum.

Rodrigofr
26-08-2006, 10:58
Alexandre

Vou amanha (27/08) para Santiago, e os seus comentarios sobre a condicao das pistas foram legais para conter minhas expectativas.
No Snow-Forecast ( http://www.snow-forecast.com/resorts/Valle-Nevado.0to3bot.shtml ) tem uma previsao q 4a. feira deve nevar :D ...

Vc comentou sobre as lojas vendendo jaquetas com desconto. Vc pode me indicar alguma?

Obrigado

Rodrigo

Alexander
26-08-2006, 19:01
Estarei em Bariloche no dia 04/09, e também estou preocupado com a neve.

No entanto percebi que a neve quando chega a condição de "primavera" ela passa a resistir um pouco mais, pois está bastante compactada, derrtendo poucos centímetros a cada dia.

Em Bariloche chegou a fazer 18,5 ºC nesta semana, algo que se encontre nas manhãs mais frias aqui na Bahia. Mas nos últimos 2 dias a coisa voltou aos padrões normais, variando de 3 a 11 ºC.

Tudo isso é resultado de uma extensa zona de alta pressão na costa do pacífico, exatamente na altura de Bariloche e Santiago. Este fenômeno têm desviado todas as massas de ar (frentes frias) para o sul (Chapelco e Ushuaya), o que causou a falta de neve e o almento da temperatura.

Mas a previsão indica que a zona de alta pressão está se deslocando para o Atlântico (leste), e dentro de 4 a 5 dias deve voltar a chover (e nevar) na região.

Assim espero que a 1a. semana de setembro seja boa, lembrando que ainda não aconteceu a histórica e infalível Tormenta de Santa Rosa, que traz muita neve entre a ultima semana de agosto e a primeira de setembro.

Sou meteorologista amador, desta forma a previsão é uma análise particular e com pouco fundamento científico.

Alexander

Igor Nabhan
26-08-2006, 21:06
Fique tranquilo, Alexander...

Vou estar em Barila na mesma semana que vc (vou no dia 01 de setembro)...

Portanto, vai nevar........uhauhahuahuahuahuauhahu

Vamos com tudo!

abs

Alexandre
27-08-2006, 00:49
Gustavo.

Relendo as msgs achei que talvez eu tenha sido pessimista demais no que diz respeito ao final da temporada.

Estive olhando o site do snow-forecast e o do Impe e duas coisas me chamaram a atenção; a primeira é que as temperaturas estarão bem baixas esta semana (o que ajuda a manter a cobertura) e a segunda é que tem duas frentes com bastante nebulosidade (uma na região da Nova Zelândia e outra no meio do Pacífico) que devem chegar ao Chile na quarta 30/8 e terça 4/9.

Para os Três Vales, se não me falha a memória (estou com preguiça de pesquisar) o padrão deste ano é de uma forte nevasca por mês e entre uma e outra algo em torno de 20 a 25 dias. Pode estar chegando a sua hora.

Outro fato para levar em conta é que a manutenção de Vale é realmente decente e nesta época as estações andam vazias, ou seja, na pior das hipóteses vc ficará restrito às pistas que estarão rápidas mas sem gêlo, neste caso, se vc tiver tempo e não se importar com pomas a interligação com La Parva é muito tranquila na ida e na volta e vc ficará com mais que o dobro de opções de pistas.

Final de tarde sempre rola um slush no entre-pistas.

Galera de Bariloche

Snow-forecast está prevendo temperaturas de até 9º C para meia montanha, mas acredito que seja por um dia ou dois, pois tem frente fria chegando na semana que vem, além do mais tem muita neve na base, o que é sinal de mais neve ainda montanha acima. As férias acabaram e a manutenção dos caras é razoável. Eu não estaria muito preocupado.

Pode até acabar a base, mas Bariloche tem muita coisa acima dos 1500.

Além do mais o Igor está indo e vcs sabem como é "Vai Nevar e Pronto".

Boa Neve

Alexandre
27-08-2006, 00:55
Rodrigo

Todas as lojas dos shoppings e as da Av. Las Condes (entre a Apoquindo e a Kennedy).

Boas Neve e Compras

Alexander
31-08-2006, 10:05
Os ventos parecem não estar ajudando, até agora nada de neve nova em Bariloche.

Já são mais de 15 dias sem precipitação significativa, mas pelo menos a temperatura baixou.

Como vai ficar o fim da temporada?

Alexandre
07-09-2006, 12:44
Gustavo

E aí cara? Mais tranquilo agora?

Nevou por volta do dia 31/08, nevou ontem e está nevando hoje (ao menos em La Parva e Valle).

Conforme previsto as frentes frias fizeram o serviço,agora é com vc.

Boa Neve

gustavo
08-09-2006, 09:22
Alexandre,

Ontem fui ao El Colorado, hoje estou subindo ao Valle e devo ficar por lá.
...

Essa nevada de ontem foi bem maior que qualquer prognóstico. Eu acho que deve ter nevado um pouco mais de 20cm. Quando cheguei ja tinha nevado uns 5 cm, depois ficou nevando relativamente forte das 10:00 as 15:00. No final fiz um teste em áreas virgens e deu pouco mais do que uns 20cms.
...

Tenho mais tres dias aqui...SHOW!

abracos,

Gustavo

Alexander
10-09-2006, 21:33
Estive esta semana em Bariloche, e de sexta para cá tem nevado bastante no cerro Catedral e em toda cordilheira naquela região. Mas só neva acima dos 1400 m, abaixo disso só chuva e alguma neve na madrugada.

Igor Nabhan
11-09-2006, 16:24
acabei de cehgar de bariloche...acabei mesmo....faz 1h.....

Cheguei lá no dia 02 e fiquei até dia 10....

Realmente, começou a nevar na 6a feira....junto de muita chuva....

Fazia 6 anos que eu não ia a barila.....e, posso falar, É UMA MERDA!

O llugarzinho horrível...nossa senhora....a montanha tem tudo pra ser irada, mas a manutenção é praticamente ZERO!

E olha que eu tenho um amigo que tem casa lá e frequenta desde os 4 anos (a mãe é Barilochense), portanto, íamos para os lugares "bons"....

É tão decepcionente que nem me animei para escrever um report de lá....o hotel, por outro lado, era sensacional...a exatos 7 metros da entrada da sextuple!...rsrsrrs

O Vail Resorts já está no 3o ano de administração e tem várias coisas legais programadas....mas, por enquanto, não volto nem que me paguem a viagem...

Só valeu a pena porque foi a primeira viagem de snow da minha namorada...e ela se AMARROU! YES!!!!!!!

Andou todo dia...mandou bem.....me dei bem! rsrsrsrssr

Bom....ainda bem que 10 dias antes de ir para Barila eu estava em La Parva...ainda bem.....

Alexandre
13-09-2006, 02:13
The Rome´s Man

De novo na terrinha? Temos que marcar novo churrasco para ver as fotos, saber das estórias e principalmente ver o tal presente (não vale porta-retrato com foto da Rome). Enquanto isto acho que vou abrir um tópico só para te responder. Pô, tive que fazer uni-duni-te para decidir que tópico utilizar. Tá dominado!! Tá tudo dominado!!!

Quanto a Bariloche. Quanta agressividade!! Acho que vc não tá contando tudo. Acho que vc andou baixando o cacête em algum instrutor desavisado e depois foi se refugiar em Cerro Bayo. rsrsrsrsrsr. Ou então pegou a montanha errada e passou uma semana no Cerro Oto. Ha!Ha!Ha!Ha!

Sério agora (se eu conseguir). Estive lá ano passado e apesar de não ter pego boa neve achei boa a estrutura deles. Este ano eles abriram vários lifts novos e ao menos no site a coisa parecia estar melhor. Será que vc (depois de ver as máquinas em La Parva trabalhando direto das 19:00 hs às 7:00 do dia seguinte) não ficou mal acostumado.

Tá certo. Eu tb prefiro o Três Vales (especialmente La Parva) com pouca neve que Bariloche com muita, mas isto é uma questão pessoal e eu não descarto Bariloche como uma boa opção.

O que estava uma merda. Deixa de ser econômico e manda um relato do bom e do ruim para a galera.

A pergunta que não quer calar! Next year, Las Lenas or Chapelco?

Boas Vindas

Papi La Moneda

Mauricio
14-09-2006, 16:15
Alexandre,

Eu so conhece Chapelco e recomendo fortemente, mas o Renato conhece os dois e pode dar a opniao dele.

Saudades da galera.

Abs direto de Houston, aguardando o inicio da temporada no HN.